A morte no Facebook : análise das publicações do cemitério Jardim da Ressurreição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira Neto, Avelino Maicá da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193021
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo geral entender a forma como a morte – encarada como um tabu na nossa sociedade – é abordada pela empresa Cemitério Jardim da Ressurreição (CJR) em seu perfil na rede social Facebook. Para tal propósito, quatro objetivos específicos foram traçados: refletir sobre como se desenvolveu e de que forma se dá a relação da sociedade com a temática da morte no mundo ocidental; identificar as características constantes no conteúdo publicado no Facebook do CJR entre os anos de 2014 e 2018; analisar as formas de tratamento da morte, pela empresa analisada, a partir do debate sobre o papel da morte na nossa sociedade e a reflexão sobre a sociedade de consumo; refletir sobre a relação entre a ideia de morte no ocidente e as estratégias de comunicação do CJR. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema da morte e sobre a relação entre comunicação, mídias e redes sociais digitais, cibercultura e ciberespaço, foi possível realizar uma análise de conteúdo do material de divulgação da CJR no Facebook. A análise das publicações da empresa, inspirada na análise de conteúdo, de Bardin, foi feita a partir três categorias: finalidade da publicação, tratamento da morte e sentido da postagem. Dessa forma foi possível verificar as estratégias utilizadas na comunicação do CJR ao abordar a morte, como por exemplo, o uso do humor para driblar a repulsa social ao tema que ainda é um tabu na vida ocidental.
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