A gestão democrática da educação básica no âmbito do plano de ações articuladas municipal : tensões e tendências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Neusa Chaves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177611
Resumo: O artigo analisa a implementação da política nacional Plano de Ações Articuladas no estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma política pública, iniciada em 2007, com a finalidade de articular ações educacionais entre a União e os municípios com vistas à melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem nas municipalidades. No ordenamento legal, cabe à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas; já a gestão democrática da educação é princípio para a autonomia dos sistemas municipais de ensino. Na análise identificam-se as tensões na relação entre União e municípios com base no exame das situações e tendências dos indicadores da área gestão democrática e desenvolvimento dos sistemas de ensino. O estudo aponta que as ações e subações planejadas para essa área entre municípios (secretarias municipais de educação) e União (Ministério da Educação) ainda são frágeis no que tange ao seu cumprimento por ambas às partes comprometidas.
id UFRGS-2_6fec36328456e0ee601d13f240c1688e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177611
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Batista, Neusa Chaves2018-05-05T03:17:07Z20181413-2478http://hdl.handle.net/10183/177611001060184O artigo analisa a implementação da política nacional Plano de Ações Articuladas no estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma política pública, iniciada em 2007, com a finalidade de articular ações educacionais entre a União e os municípios com vistas à melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem nas municipalidades. No ordenamento legal, cabe à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas; já a gestão democrática da educação é princípio para a autonomia dos sistemas municipais de ensino. Na análise identificam-se as tensões na relação entre União e municípios com base no exame das situações e tendências dos indicadores da área gestão democrática e desenvolvimento dos sistemas de ensino. O estudo aponta que as ações e subações planejadas para essa área entre municípios (secretarias municipais de educação) e União (Ministério da Educação) ainda são frágeis no que tange ao seu cumprimento por ambas às partes comprometidas.This study analyzes the implementation of the National Policy of Articulated Action Plans in the state of Rio Grande do Sul. It is a public policy that began in 2007 with the objective of articulating educational activities between the Union and the municipalities in order to improve the quality of teaching and learning in the municipalities. According to the legal system, the coordination of the national policy of education is a Union’s responsibility, articulating the different levels and systems, while the democratic management of education is the foundation for the autonomy of municipal education systems. In this study, we identified the tensions in the relationship between the Union and municipalities by analyzing the situations and tendencies of the indicators in the field of democratic management and development of teaching systems. The study shows that the actions and subactions planned for this field between municipalities (Municipal Departments of Education) and the Estate (Ministry of Education) are still fragile in terms of their fulfillment by both the engaged parties.En este artículo se analiza la implementación de la política nacional Plan de Acciones Articuladas en el estado de Rio Grande do Sul. Se trata de una política pública, iniciada en 2007, con la finalidad de articular acciones educacionales entre la Unión y los municipios y que tiene el objetivo de mejorar la calidad de la enseñanza y del aprendizaje en las municipalidades. En el ordenamiento jurídico, cabe a la Unión la coordinación de la política nacional de educación, que articula los diferentes niveles y sistemas; ya la gestión democrática de la educación es principio para la autonomía de los sistemas municipales de enseñanza. En el análisis se identificaron las tensiones en la relación entre Unión y municipios, a partir del examen de las situaciones y tendencias de los indicadores del área de gestión democrática y desarrollo de los sistemas de enseñanza. El estudio señala que las acciones y sub acciones planificadas para este área entre Municipios (Secretarías municipales de Educación) y Unión (Ministerio de Educación) todavía son frágiles en lo que atañe a su cumplimiento por ambas partes comprometidas.application/pdfporRevista brasileira de educação. Vol. 23 (2018), p. 1-24.Gestão democráticaPolítica educacionalPlanejamento educacionalDemocratic managementPAR policyMunicipal educationGestión democráticaPolítica PAREducación municipalA gestão democrática da educação básica no âmbito do plano de ações articuladas municipal : tensões e tendênciasDemocratic management of basic education in the municipal articulated actions plan : Tensions and tendenciersLa getíon democrática de la educación básica en ek marco del plan de acciones articuladas municipal : Tensiones y tendenciasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001060184.pdf001060184.pdfTexto completoapplication/pdf608146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177611/1/001060184.pdf40efcc17337877d286ad08605f7031edMD51TEXT001060184.pdf.txt001060184.pdf.txtExtracted Texttext/plain76509http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177611/2/001060184.pdf.txt2527026ddeaac62e14d1e8621fb9064aMD5210183/1776112021-11-20 06:19:08.558949oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177611Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:19:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão democrática da educação básica no âmbito do plano de ações articuladas municipal : tensões e tendências
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Democratic management of basic education in the municipal articulated actions plan : Tensions and tendenciers
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La getíon democrática de la educación básica en ek marco del plan de acciones articuladas municipal : Tensiones y tendencias
title A gestão democrática da educação básica no âmbito do plano de ações articuladas municipal : tensões e tendências
spellingShingle A gestão democrática da educação básica no âmbito do plano de ações articuladas municipal : tensões e tendências
Batista, Neusa Chaves
Gestão democrática
Política educacional
Planejamento educacional
Democratic management
PAR policy
Municipal education
Gestión democrática
Política PAR
Educación municipal
title_short A gestão democrática da educação básica no âmbito do plano de ações articuladas municipal : tensões e tendências
title_full A gestão democrática da educação básica no âmbito do plano de ações articuladas municipal : tensões e tendências
title_fullStr A gestão democrática da educação básica no âmbito do plano de ações articuladas municipal : tensões e tendências
title_full_unstemmed A gestão democrática da educação básica no âmbito do plano de ações articuladas municipal : tensões e tendências
title_sort A gestão democrática da educação básica no âmbito do plano de ações articuladas municipal : tensões e tendências
author Batista, Neusa Chaves
author_facet Batista, Neusa Chaves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Neusa Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Política educacional
Planejamento educacional
topic Gestão democrática
Política educacional
Planejamento educacional
Democratic management
PAR policy
Municipal education
Gestión democrática
Política PAR
Educación municipal
dc.subject.eng.fl_str_mv Democratic management
PAR policy
Municipal education
dc.subject.spa.fl_str_mv Gestión democrática
Política PAR
Educación municipal
description O artigo analisa a implementação da política nacional Plano de Ações Articuladas no estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma política pública, iniciada em 2007, com a finalidade de articular ações educacionais entre a União e os municípios com vistas à melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem nas municipalidades. No ordenamento legal, cabe à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas; já a gestão democrática da educação é princípio para a autonomia dos sistemas municipais de ensino. Na análise identificam-se as tensões na relação entre União e municípios com base no exame das situações e tendências dos indicadores da área gestão democrática e desenvolvimento dos sistemas de ensino. O estudo aponta que as ações e subações planejadas para essa área entre municípios (secretarias municipais de educação) e União (Ministério da Educação) ainda são frágeis no que tange ao seu cumprimento por ambas às partes comprometidas.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-05T03:17:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/177611
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-2478
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001060184
identifier_str_mv 1413-2478
001060184
url http://hdl.handle.net/10183/177611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de educação. Vol. 23 (2018), p. 1-24.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177611/1/001060184.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177611/2/001060184.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 40efcc17337877d286ad08605f7031ed
2527026ddeaac62e14d1e8621fb9064a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224943418998784