Avaliação e intervenção em caso com transtorno do espectro autista e hiperlexia : linguagem, habilidades sociocomunicativas e brincadeira simbólica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beria, Francielle Machado
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236667
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neurodesenvolvimental que se caracteriza por prejuízos na comunicação e interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses ou atividades, tendo uma apresentação clínica heterogênea. Uma das condições que pode ocorrer em crianças com TEA é a hiperlexia, que é caracterizada por altas habilidades de decodificação de palavras de forma precoce, mas baixa compreensão. Tendo em vista a importância da avaliação e intervenção individualizada no TEA e a sua crescente prevalência, o presente estudo teve como objetivo realizar um psicodiagnóstico em uma criança com TEA e hiperlexia, assim como uma intervenção de curta duração focada em habilidades sociocomunicativas e brincadeira simbólica. O psicodiagnóstico buscou avaliar comportamentos e marcadores desenvolvimentais presentes no TEA, assim como avaliar a linguagem e o QI. O processo de avaliação consistiu na aplicação de diferentes instrumentos e técnicas com o paciente e familiar, ocorrendo em oito sessões (sessões 1 a 8). A intervenção consistiu em seis sessões (sessões 9 a 14) com foco em brincadeira simbólica, habilidades comunicativas (presentes em todas as sessões), incluindo troca de turnos (sessões 12, 13 e 14) e leitura de livro infantil (sessões 13 e 14). Para avaliação pré e pós intervenção do desenvolvimento infantil, incluindo habilidades sociocomunicativas, foi utilizado o inventário IDADI, que compreende sete domínios: Cognitivo (Cog), Motricidade Ampla (MA) e Fina (MF), Comunicação e Linguagem Expressiva (CLE) e Receptiva (CLR), S ocioemocional (SE) e Comportamento Adaptativo (CA). Foram analisados os escores brutos e os padronizados. Para avaliação qualitativa, foi realizada uma entrevista semi-estruturada (sessão 15), analisada conforme a Análise de Conteúdo. Os resultados do psicodiagnóstico oferecem dados que corroboram a hipótese diagnóstica de TEA e um perfil hiperléxico, com habilidades de vocabulário expressivo oral preservado. Os resultados da análise quantitativa da intervenção apontaram para uma melhora nos Domínios CLR, SE e CA e diminuição do Domínio MA do IDADI, enquanto os resultados da análise qualitativa apontaram para uma melhora significativa em todos os domínios. Assim, o resultado da avaliação contribui para a compreensão do perfil do paciente, possibilitando delinear estratégias de intervenção. Apesar do número reduzido de sessões e pelo espaçamento entre elas, os resultados da análise qualitativa refletiram a importância de uma intervenção facada e individualizada, que parece trazer resultados positivos tanto para a família quanto para o paciente.
id UFRGS-2_6ffe3c3d1dc050da38d54a4bf09a2acc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236667
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Beria, Francielle MachadoSalles, Jerusa Fumagalli deKoltermann, Gabriella2022-04-07T04:47:41Z2018http://hdl.handle.net/10183/236667001103663O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neurodesenvolvimental que se caracteriza por prejuízos na comunicação e interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses ou atividades, tendo uma apresentação clínica heterogênea. Uma das condições que pode ocorrer em crianças com TEA é a hiperlexia, que é caracterizada por altas habilidades de decodificação de palavras de forma precoce, mas baixa compreensão. Tendo em vista a importância da avaliação e intervenção individualizada no TEA e a sua crescente prevalência, o presente estudo teve como objetivo realizar um psicodiagnóstico em uma criança com TEA e hiperlexia, assim como uma intervenção de curta duração focada em habilidades sociocomunicativas e brincadeira simbólica. O psicodiagnóstico buscou avaliar comportamentos e marcadores desenvolvimentais presentes no TEA, assim como avaliar a linguagem e o QI. O processo de avaliação consistiu na aplicação de diferentes instrumentos e técnicas com o paciente e familiar, ocorrendo em oito sessões (sessões 1 a 8). A intervenção consistiu em seis sessões (sessões 9 a 14) com foco em brincadeira simbólica, habilidades comunicativas (presentes em todas as sessões), incluindo troca de turnos (sessões 12, 13 e 14) e leitura de livro infantil (sessões 13 e 14). Para avaliação pré e pós intervenção do desenvolvimento infantil, incluindo habilidades sociocomunicativas, foi utilizado o inventário IDADI, que compreende sete domínios: Cognitivo (Cog), Motricidade Ampla (MA) e Fina (MF), Comunicação e Linguagem Expressiva (CLE) e Receptiva (CLR), S ocioemocional (SE) e Comportamento Adaptativo (CA). Foram analisados os escores brutos e os padronizados. Para avaliação qualitativa, foi realizada uma entrevista semi-estruturada (sessão 15), analisada conforme a Análise de Conteúdo. Os resultados do psicodiagnóstico oferecem dados que corroboram a hipótese diagnóstica de TEA e um perfil hiperléxico, com habilidades de vocabulário expressivo oral preservado. Os resultados da análise quantitativa da intervenção apontaram para uma melhora nos Domínios CLR, SE e CA e diminuição do Domínio MA do IDADI, enquanto os resultados da análise qualitativa apontaram para uma melhora significativa em todos os domínios. Assim, o resultado da avaliação contribui para a compreensão do perfil do paciente, possibilitando delinear estratégias de intervenção. Apesar do número reduzido de sessões e pelo espaçamento entre elas, os resultados da análise qualitativa refletiram a importância de uma intervenção facada e individualizada, que parece trazer resultados positivos tanto para a família quanto para o paciente.The Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by impairments in communication and social interaction, as well as restricted and repetitive pattems of behavior, interests or activities, with a heterogeneous clinicai presentation. One of the common conditions in children with ASD is hyperlexia, which is characterized by high words decoding at an early age, but low comprehension of them. Considering the importance of the evaluation and individualized intervention in ASD and its increasing prevalence, the present study aimed to perform a psychodiagnosis of a child with ASD and hyperlexia, as well as a short intervention focused on social-communicative skills and symbolic play. The psychodiagnosis aimed to evaluate developmental behaviors and markers presented in ASD, as well as language and IQ. The assessment process consisted in the application of different instruments and techniques with the patient and family member, occurring in eight sessions (sessions 1 to 8). The intervention consisted of six sessions (sessions 9 to 14) of symbolic play, characterized by exchange of shifts and reading of children's book. Concerning the pre and post intervention assessment of child development, including social-communicative skills, the Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil - IDADI was used, which comprises seven domains: Cognitive (Cog), Global Motricity (GM) and Fine Motricity (FM), Communication and Expressive Language (CEL) and Communication and Receptive Language (CRL), Socioemotional (SE) and Adaptive Behavior (AB). Raw and standard scores were analyzed. For qualitative evaluation, a semi-structured interview (session 15) was performed, analyzed according to Content Analysis. The results of the psychodiagnosis pointed to the strengthening of the diagnostic hypothesis of ASD and a hyperlexic profile with preserved oral expressive vocabulary skills. The results of the quantitative analysis pointed to an improvement in the CRL, SE and AB domains and a decrease in the GM, while the results o f the qualitative analysis pointed to a significant improvement in all domains. Thus, the result of the assessment contributes to the understanding of the patient's profile, making possible new strategies for intervention. The results of the intervention pointed to an improvement that was not quantitatively significant, which can be explained by the reduced number of sessions and the spacing between them. However, the qualitative results reflect the importance of a focused and individualized intervention that causes positive results for both the family and the patient.application/pdfporTranstorno do espectro autistaDistúrbios da aprendizagemIntervençãoAutism Spectrum DisorderSocial-communicative skillsSymbolic playInterventionAssessmentAvaliação e intervenção em caso com transtorno do espectro autista e hiperlexia : linguagem, habilidades sociocomunicativas e brincadeira simbólicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2018Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103663.pdf.txt001103663.pdf.txtExtracted Texttext/plain91176http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236667/2/001103663.pdf.txt84747787a6e06c047343c65320925fecMD52ORIGINAL001103663.pdfTexto completoapplication/pdf1215157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236667/1/001103663.pdf0b761ab5f81ff023ea1c316e75419f5dMD5110183/2366672022-04-20 04:46:42.756238oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236667Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:46:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação e intervenção em caso com transtorno do espectro autista e hiperlexia : linguagem, habilidades sociocomunicativas e brincadeira simbólica
title Avaliação e intervenção em caso com transtorno do espectro autista e hiperlexia : linguagem, habilidades sociocomunicativas e brincadeira simbólica
spellingShingle Avaliação e intervenção em caso com transtorno do espectro autista e hiperlexia : linguagem, habilidades sociocomunicativas e brincadeira simbólica
Beria, Francielle Machado
Transtorno do espectro autista
Distúrbios da aprendizagem
Intervenção
Autism Spectrum Disorder
Social-communicative skills
Symbolic play
Intervention
Assessment
title_short Avaliação e intervenção em caso com transtorno do espectro autista e hiperlexia : linguagem, habilidades sociocomunicativas e brincadeira simbólica
title_full Avaliação e intervenção em caso com transtorno do espectro autista e hiperlexia : linguagem, habilidades sociocomunicativas e brincadeira simbólica
title_fullStr Avaliação e intervenção em caso com transtorno do espectro autista e hiperlexia : linguagem, habilidades sociocomunicativas e brincadeira simbólica
title_full_unstemmed Avaliação e intervenção em caso com transtorno do espectro autista e hiperlexia : linguagem, habilidades sociocomunicativas e brincadeira simbólica
title_sort Avaliação e intervenção em caso com transtorno do espectro autista e hiperlexia : linguagem, habilidades sociocomunicativas e brincadeira simbólica
author Beria, Francielle Machado
author_facet Beria, Francielle Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beria, Francielle Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salles, Jerusa Fumagalli de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Koltermann, Gabriella
contributor_str_mv Salles, Jerusa Fumagalli de
Koltermann, Gabriella
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do espectro autista
Distúrbios da aprendizagem
Intervenção
topic Transtorno do espectro autista
Distúrbios da aprendizagem
Intervenção
Autism Spectrum Disorder
Social-communicative skills
Symbolic play
Intervention
Assessment
dc.subject.eng.fl_str_mv Autism Spectrum Disorder
Social-communicative skills
Symbolic play
Intervention
Assessment
description O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neurodesenvolvimental que se caracteriza por prejuízos na comunicação e interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses ou atividades, tendo uma apresentação clínica heterogênea. Uma das condições que pode ocorrer em crianças com TEA é a hiperlexia, que é caracterizada por altas habilidades de decodificação de palavras de forma precoce, mas baixa compreensão. Tendo em vista a importância da avaliação e intervenção individualizada no TEA e a sua crescente prevalência, o presente estudo teve como objetivo realizar um psicodiagnóstico em uma criança com TEA e hiperlexia, assim como uma intervenção de curta duração focada em habilidades sociocomunicativas e brincadeira simbólica. O psicodiagnóstico buscou avaliar comportamentos e marcadores desenvolvimentais presentes no TEA, assim como avaliar a linguagem e o QI. O processo de avaliação consistiu na aplicação de diferentes instrumentos e técnicas com o paciente e familiar, ocorrendo em oito sessões (sessões 1 a 8). A intervenção consistiu em seis sessões (sessões 9 a 14) com foco em brincadeira simbólica, habilidades comunicativas (presentes em todas as sessões), incluindo troca de turnos (sessões 12, 13 e 14) e leitura de livro infantil (sessões 13 e 14). Para avaliação pré e pós intervenção do desenvolvimento infantil, incluindo habilidades sociocomunicativas, foi utilizado o inventário IDADI, que compreende sete domínios: Cognitivo (Cog), Motricidade Ampla (MA) e Fina (MF), Comunicação e Linguagem Expressiva (CLE) e Receptiva (CLR), S ocioemocional (SE) e Comportamento Adaptativo (CA). Foram analisados os escores brutos e os padronizados. Para avaliação qualitativa, foi realizada uma entrevista semi-estruturada (sessão 15), analisada conforme a Análise de Conteúdo. Os resultados do psicodiagnóstico oferecem dados que corroboram a hipótese diagnóstica de TEA e um perfil hiperléxico, com habilidades de vocabulário expressivo oral preservado. Os resultados da análise quantitativa da intervenção apontaram para uma melhora nos Domínios CLR, SE e CA e diminuição do Domínio MA do IDADI, enquanto os resultados da análise qualitativa apontaram para uma melhora significativa em todos os domínios. Assim, o resultado da avaliação contribui para a compreensão do perfil do paciente, possibilitando delinear estratégias de intervenção. Apesar do número reduzido de sessões e pelo espaçamento entre elas, os resultados da análise qualitativa refletiram a importância de uma intervenção facada e individualizada, que parece trazer resultados positivos tanto para a família quanto para o paciente.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-07T04:47:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236667
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001103663
url http://hdl.handle.net/10183/236667
identifier_str_mv 001103663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236667/2/001103663.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236667/1/001103663.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 84747787a6e06c047343c65320925fec
0b761ab5f81ff023ea1c316e75419f5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447303543062528