Avaliação e intervenção em caso com transtorno do espectro autista e hiperlexia : linguagem, habilidades sociocomunicativas e brincadeira simbólica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236667 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neurodesenvolvimental que se caracteriza por prejuízos na comunicação e interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses ou atividades, tendo uma apresentação clínica heterogênea. Uma das condições que pode ocorrer em crianças com TEA é a hiperlexia, que é caracterizada por altas habilidades de decodificação de palavras de forma precoce, mas baixa compreensão. Tendo em vista a importância da avaliação e intervenção individualizada no TEA e a sua crescente prevalência, o presente estudo teve como objetivo realizar um psicodiagnóstico em uma criança com TEA e hiperlexia, assim como uma intervenção de curta duração focada em habilidades sociocomunicativas e brincadeira simbólica. O psicodiagnóstico buscou avaliar comportamentos e marcadores desenvolvimentais presentes no TEA, assim como avaliar a linguagem e o QI. O processo de avaliação consistiu na aplicação de diferentes instrumentos e técnicas com o paciente e familiar, ocorrendo em oito sessões (sessões 1 a 8). A intervenção consistiu em seis sessões (sessões 9 a 14) com foco em brincadeira simbólica, habilidades comunicativas (presentes em todas as sessões), incluindo troca de turnos (sessões 12, 13 e 14) e leitura de livro infantil (sessões 13 e 14). Para avaliação pré e pós intervenção do desenvolvimento infantil, incluindo habilidades sociocomunicativas, foi utilizado o inventário IDADI, que compreende sete domínios: Cognitivo (Cog), Motricidade Ampla (MA) e Fina (MF), Comunicação e Linguagem Expressiva (CLE) e Receptiva (CLR), S ocioemocional (SE) e Comportamento Adaptativo (CA). Foram analisados os escores brutos e os padronizados. Para avaliação qualitativa, foi realizada uma entrevista semi-estruturada (sessão 15), analisada conforme a Análise de Conteúdo. Os resultados do psicodiagnóstico oferecem dados que corroboram a hipótese diagnóstica de TEA e um perfil hiperléxico, com habilidades de vocabulário expressivo oral preservado. Os resultados da análise quantitativa da intervenção apontaram para uma melhora nos Domínios CLR, SE e CA e diminuição do Domínio MA do IDADI, enquanto os resultados da análise qualitativa apontaram para uma melhora significativa em todos os domínios. Assim, o resultado da avaliação contribui para a compreensão do perfil do paciente, possibilitando delinear estratégias de intervenção. Apesar do número reduzido de sessões e pelo espaçamento entre elas, os resultados da análise qualitativa refletiram a importância de uma intervenção facada e individualizada, que parece trazer resultados positivos tanto para a família quanto para o paciente. |
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Beria, Francielle MachadoSalles, Jerusa Fumagalli deKoltermann, Gabriella2022-04-07T04:47:41Z2018http://hdl.handle.net/10183/236667001103663O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neurodesenvolvimental que se caracteriza por prejuízos na comunicação e interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses ou atividades, tendo uma apresentação clínica heterogênea. Uma das condições que pode ocorrer em crianças com TEA é a hiperlexia, que é caracterizada por altas habilidades de decodificação de palavras de forma precoce, mas baixa compreensão. Tendo em vista a importância da avaliação e intervenção individualizada no TEA e a sua crescente prevalência, o presente estudo teve como objetivo realizar um psicodiagnóstico em uma criança com TEA e hiperlexia, assim como uma intervenção de curta duração focada em habilidades sociocomunicativas e brincadeira simbólica. O psicodiagnóstico buscou avaliar comportamentos e marcadores desenvolvimentais presentes no TEA, assim como avaliar a linguagem e o QI. O processo de avaliação consistiu na aplicação de diferentes instrumentos e técnicas com o paciente e familiar, ocorrendo em oito sessões (sessões 1 a 8). A intervenção consistiu em seis sessões (sessões 9 a 14) com foco em brincadeira simbólica, habilidades comunicativas (presentes em todas as sessões), incluindo troca de turnos (sessões 12, 13 e 14) e leitura de livro infantil (sessões 13 e 14). Para avaliação pré e pós intervenção do desenvolvimento infantil, incluindo habilidades sociocomunicativas, foi utilizado o inventário IDADI, que compreende sete domínios: Cognitivo (Cog), Motricidade Ampla (MA) e Fina (MF), Comunicação e Linguagem Expressiva (CLE) e Receptiva (CLR), S ocioemocional (SE) e Comportamento Adaptativo (CA). Foram analisados os escores brutos e os padronizados. 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Apesar do número reduzido de sessões e pelo espaçamento entre elas, os resultados da análise qualitativa refletiram a importância de uma intervenção facada e individualizada, que parece trazer resultados positivos tanto para a família quanto para o paciente.The Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by impairments in communication and social interaction, as well as restricted and repetitive pattems of behavior, interests or activities, with a heterogeneous clinicai presentation. One of the common conditions in children with ASD is hyperlexia, which is characterized by high words decoding at an early age, but low comprehension of them. Considering the importance of the evaluation and individualized intervention in ASD and its increasing prevalence, the present study aimed to perform a psychodiagnosis of a child with ASD and hyperlexia, as well as a short intervention focused on social-communicative skills and symbolic play. The psychodiagnosis aimed to evaluate developmental behaviors and markers presented in ASD, as well as language and IQ. The assessment process consisted in the application of different instruments and techniques with the patient and family member, occurring in eight sessions (sessions 1 to 8). The intervention consisted of six sessions (sessions 9 to 14) of symbolic play, characterized by exchange of shifts and reading of children's book. Concerning the pre and post intervention assessment of child development, including social-communicative skills, the Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil - IDADI was used, which comprises seven domains: Cognitive (Cog), Global Motricity (GM) and Fine Motricity (FM), Communication and Expressive Language (CEL) and Communication and Receptive Language (CRL), Socioemotional (SE) and Adaptive Behavior (AB). Raw and standard scores were analyzed. For qualitative evaluation, a semi-structured interview (session 15) was performed, analyzed according to Content Analysis. The results of the psychodiagnosis pointed to the strengthening of the diagnostic hypothesis of ASD and a hyperlexic profile with preserved oral expressive vocabulary skills. The results of the quantitative analysis pointed to an improvement in the CRL, SE and AB domains and a decrease in the GM, while the results o f the qualitative analysis pointed to a significant improvement in all domains. Thus, the result of the assessment contributes to the understanding of the patient's profile, making possible new strategies for intervention. The results of the intervention pointed to an improvement that was not quantitatively significant, which can be explained by the reduced number of sessions and the spacing between them. However, the qualitative results reflect the importance of a focused and individualized intervention that causes positive results for both the family and the patient.application/pdfporTranstorno do espectro autistaDistúrbios da aprendizagemIntervençãoAutism Spectrum DisorderSocial-communicative skillsSymbolic playInterventionAssessmentAvaliação e intervenção em caso com transtorno do espectro autista e hiperlexia : linguagem, habilidades sociocomunicativas e brincadeira simbólicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2018Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103663.pdf.txt001103663.pdf.txtExtracted Texttext/plain91176http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236667/2/001103663.pdf.txt84747787a6e06c047343c65320925fecMD52ORIGINAL001103663.pdfTexto completoapplication/pdf1215157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236667/1/001103663.pdf0b761ab5f81ff023ea1c316e75419f5dMD5110183/2366672022-04-20 04:46:42.756238oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236667Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:46:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neurodesenvolvimental que se caracteriza por prejuízos na comunicação e interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses ou atividades, tendo uma apresentação clínica heterogênea. Uma das condições que pode ocorrer em crianças com TEA é a hiperlexia, que é caracterizada por altas habilidades de decodificação de palavras de forma precoce, mas baixa compreensão. Tendo em vista a importância da avaliação e intervenção individualizada no TEA e a sua crescente prevalência, o presente estudo teve como objetivo realizar um psicodiagnóstico em uma criança com TEA e hiperlexia, assim como uma intervenção de curta duração focada em habilidades sociocomunicativas e brincadeira simbólica. O psicodiagnóstico buscou avaliar comportamentos e marcadores desenvolvimentais presentes no TEA, assim como avaliar a linguagem e o QI. O processo de avaliação consistiu na aplicação de diferentes instrumentos e técnicas com o paciente e familiar, ocorrendo em oito sessões (sessões 1 a 8). A intervenção consistiu em seis sessões (sessões 9 a 14) com foco em brincadeira simbólica, habilidades comunicativas (presentes em todas as sessões), incluindo troca de turnos (sessões 12, 13 e 14) e leitura de livro infantil (sessões 13 e 14). Para avaliação pré e pós intervenção do desenvolvimento infantil, incluindo habilidades sociocomunicativas, foi utilizado o inventário IDADI, que compreende sete domínios: Cognitivo (Cog), Motricidade Ampla (MA) e Fina (MF), Comunicação e Linguagem Expressiva (CLE) e Receptiva (CLR), S ocioemocional (SE) e Comportamento Adaptativo (CA). Foram analisados os escores brutos e os padronizados. Para avaliação qualitativa, foi realizada uma entrevista semi-estruturada (sessão 15), analisada conforme a Análise de Conteúdo. Os resultados do psicodiagnóstico oferecem dados que corroboram a hipótese diagnóstica de TEA e um perfil hiperléxico, com habilidades de vocabulário expressivo oral preservado. Os resultados da análise quantitativa da intervenção apontaram para uma melhora nos Domínios CLR, SE e CA e diminuição do Domínio MA do IDADI, enquanto os resultados da análise qualitativa apontaram para uma melhora significativa em todos os domínios. Assim, o resultado da avaliação contribui para a compreensão do perfil do paciente, possibilitando delinear estratégias de intervenção. Apesar do número reduzido de sessões e pelo espaçamento entre elas, os resultados da análise qualitativa refletiram a importância de uma intervenção facada e individualizada, que parece trazer resultados positivos tanto para a família quanto para o paciente. |
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