Uma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248445 |
Resumo: | Neste ensaio refletimos sobre a produção de pesquisas e a vida de pesquisadores durante a pandemia a partir das experiências do grupo de pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde (Polifes), sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciamos situando as medidas administrativas adotadas pela UFRGS no enfrentamento dessa emergência político-sanitária. Depois, trazemos textos que retratam os impactos da Covid-19 na vida de pesquisadores e comentamos algumas produções no alvorecer da pandemia. Em segui-da, elencamos cinco notas cartográficas de integrantes do Polifes, que refletem a vida em tempos de distanciamento acadêmico-social. Por fim, sublinhamos a importância da escrita solidária para lidar com o impon-derável dentro desse contexto específico |
id |
UFRGS-2_70858e9f55d69393a28910f08f4762e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248445 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fraga, Alex BrancoLagranha, Daniela MeirellesDahlke, Ana PaulaVieira, AdrianeSilva, Andressa Marques da2022-09-01T05:01:47Z20221415-4676http://hdl.handle.net/10183/248445001145284Neste ensaio refletimos sobre a produção de pesquisas e a vida de pesquisadores durante a pandemia a partir das experiências do grupo de pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde (Polifes), sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciamos situando as medidas administrativas adotadas pela UFRGS no enfrentamento dessa emergência político-sanitária. Depois, trazemos textos que retratam os impactos da Covid-19 na vida de pesquisadores e comentamos algumas produções no alvorecer da pandemia. Em segui-da, elencamos cinco notas cartográficas de integrantes do Polifes, que refletem a vida em tempos de distanciamento acadêmico-social. Por fim, sublinhamos a importância da escrita solidária para lidar com o impon-derável dentro desse contexto específicoIn this essay, we reflect on research production and on the life of researchers during the Covid-19 pandemic based on the experiences of the Education Policies in Physical Education and health (Polifes) group anchored at Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). We begin by situating the administrative measures adopted by the UFRGS to face this political-sanitary emergency. Then, we bring texts that portray the impacts of Covid-19 on the lives of researchers and comment on some productions at the beginning of the pandemic. Next, we list five cartogra-phic notes from Polifes’s members which reflect on life in times of acade-mic and social isolation. Finally, we emphasize the importance of solidary writing to deal with the imponderable within this specific context.En este ensayo, reflexionamos sobre la producción investiga-tiva y vida de los investigadores durante la pandemia a partir de las expe-riencias del grupo de investigación Políticas de Formación en Educación Física y Salud (Polifes), con sede en la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciamos situando las medidas administrativas adop-tadas por la UFRGS en el enfrentamiento de la emergencia político-sa-nitaria. Continuamente, traemos textos que retratan los impactos de la Covid-19 en la vida de los investigadores y comentamos algunas pro-ducciones en el surgimiento de la pandemia. En seguida, enumeramos cinco notas cartográficas de miembros del Polifes, que reflejan la vida en tiempos de distanciamiento académico-social. Finalmente, destacamos la importancia de la escritura solidaria para enfrentar lo imponderable dentro de este contexto específico.application/pdfporPensar a prática. Goiânia. Vol. 25, e69721 (2022) p. 1-23Pós-GraduaçãoEnsino superiorGrupos de pesquisaPandemia de COVID-19 (2020-)Education, GraduateResearch GroupsCOVID-19 pandemicLifeEducación de PosgradoGrupo de InvestigaciónPandemia COVID-19VidaUma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19A Physical Education teacher, a server on leave, an associate professor, a liberal professional, a graduate supervisor: singularities of a research group in the midst of the Covid-19 pandemicUna profesora de educación física, una servidora en licencia, una profesora asociada, un profesional liberal, un orientador de posgrado: singularidades de un grupo de investigación en medio a la pandemia de la Covid-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145284.pdf.txt001145284.pdf.txtExtracted Texttext/plain49555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248445/2/001145284.pdf.txt023171149c1e2ec19e6e5d032b509706MD52ORIGINAL001145284.pdfTexto completoapplication/pdf297675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248445/1/001145284.pdf121d3c4dede93228d128994888347523MD5110183/2484452022-09-02 05:00:37.165716oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248445Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-09-02T08:00:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A Physical Education teacher, a server on leave, an associate professor, a liberal professional, a graduate supervisor: singularities of a research group in the midst of the Covid-19 pandemic |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Una profesora de educación física, una servidora en licencia, una profesora asociada, un profesional liberal, un orientador de posgrado: singularidades de un grupo de investigación en medio a la pandemia de la Covid-19 |
title |
Uma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19 |
spellingShingle |
Uma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19 Fraga, Alex Branco Pós-Graduação Ensino superior Grupos de pesquisa Pandemia de COVID-19 (2020-) Education, Graduate Research Groups COVID-19 pandemic Life Educación de Posgrado Grupo de Investigación Pandemia COVID-19 Vida |
title_short |
Uma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19 |
title_full |
Uma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19 |
title_fullStr |
Uma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Uma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19 |
title_sort |
Uma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19 |
author |
Fraga, Alex Branco |
author_facet |
Fraga, Alex Branco Lagranha, Daniela Meirelles Dahlke, Ana Paula Vieira, Adriane Silva, Andressa Marques da |
author_role |
author |
author2 |
Lagranha, Daniela Meirelles Dahlke, Ana Paula Vieira, Adriane Silva, Andressa Marques da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraga, Alex Branco Lagranha, Daniela Meirelles Dahlke, Ana Paula Vieira, Adriane Silva, Andressa Marques da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-Graduação Ensino superior Grupos de pesquisa Pandemia de COVID-19 (2020-) |
topic |
Pós-Graduação Ensino superior Grupos de pesquisa Pandemia de COVID-19 (2020-) Education, Graduate Research Groups COVID-19 pandemic Life Educación de Posgrado Grupo de Investigación Pandemia COVID-19 Vida |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education, Graduate Research Groups COVID-19 pandemic Life |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación de Posgrado Grupo de Investigación Pandemia COVID-19 Vida |
description |
Neste ensaio refletimos sobre a produção de pesquisas e a vida de pesquisadores durante a pandemia a partir das experiências do grupo de pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde (Polifes), sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciamos situando as medidas administrativas adotadas pela UFRGS no enfrentamento dessa emergência político-sanitária. Depois, trazemos textos que retratam os impactos da Covid-19 na vida de pesquisadores e comentamos algumas produções no alvorecer da pandemia. Em segui-da, elencamos cinco notas cartográficas de integrantes do Polifes, que refletem a vida em tempos de distanciamento acadêmico-social. Por fim, sublinhamos a importância da escrita solidária para lidar com o impon-derável dentro desse contexto específico |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-01T05:01:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/248445 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-4676 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145284 |
identifier_str_mv |
1415-4676 001145284 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/248445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Pensar a prática. Goiânia. Vol. 25, e69721 (2022) p. 1-23 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248445/2/001145284.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248445/1/001145284.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
023171149c1e2ec19e6e5d032b509706 121d3c4dede93228d128994888347523 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725144803573760 |