Uma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Alex Branco
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lagranha, Daniela Meirelles, Dahlke, Ana Paula, Vieira, Adriane, Silva, Andressa Marques da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248445
Resumo: Neste ensaio refletimos sobre a produção de pesquisas e a vida de pesquisadores durante a pandemia a partir das experiências do grupo de pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde (Polifes), sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciamos situando as medidas administrativas adotadas pela UFRGS no enfrentamento dessa emergência político-sanitária. Depois, trazemos textos que retratam os impactos da Covid-19 na vida de pesquisadores e comentamos algumas produções no alvorecer da pandemia. Em segui-da, elencamos cinco notas cartográficas de integrantes do Polifes, que refletem a vida em tempos de distanciamento acadêmico-social. Por fim, sublinhamos a importância da escrita solidária para lidar com o impon-derável dentro desse contexto específico
id UFRGS-2_70858e9f55d69393a28910f08f4762e6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248445
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fraga, Alex BrancoLagranha, Daniela MeirellesDahlke, Ana PaulaVieira, AdrianeSilva, Andressa Marques da2022-09-01T05:01:47Z20221415-4676http://hdl.handle.net/10183/248445001145284Neste ensaio refletimos sobre a produção de pesquisas e a vida de pesquisadores durante a pandemia a partir das experiências do grupo de pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde (Polifes), sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciamos situando as medidas administrativas adotadas pela UFRGS no enfrentamento dessa emergência político-sanitária. Depois, trazemos textos que retratam os impactos da Covid-19 na vida de pesquisadores e comentamos algumas produções no alvorecer da pandemia. Em segui-da, elencamos cinco notas cartográficas de integrantes do Polifes, que refletem a vida em tempos de distanciamento acadêmico-social. Por fim, sublinhamos a importância da escrita solidária para lidar com o impon-derável dentro desse contexto específicoIn this essay, we reflect on research production and on the life of researchers during the Covid-19 pandemic based on the experiences of the Education Policies in Physical Education and health (Polifes) group anchored at Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). We begin by situating the administrative measures adopted by the UFRGS to face this political-sanitary emergency. Then, we bring texts that portray the impacts of Covid-19 on the lives of researchers and comment on some productions at the beginning of the pandemic. Next, we list five cartogra-phic notes from Polifes’s members which reflect on life in times of acade-mic and social isolation. Finally, we emphasize the importance of solidary writing to deal with the imponderable within this specific context.En este ensayo, reflexionamos sobre la producción investiga-tiva y vida de los investigadores durante la pandemia a partir de las expe-riencias del grupo de investigación Políticas de Formación en Educación Física y Salud (Polifes), con sede en la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciamos situando las medidas administrativas adop-tadas por la UFRGS en el enfrentamiento de la emergencia político-sa-nitaria. Continuamente, traemos textos que retratan los impactos de la Covid-19 en la vida de los investigadores y comentamos algunas pro-ducciones en el surgimiento de la pandemia. En seguida, enumeramos cinco notas cartográficas de miembros del Polifes, que reflejan la vida en tiempos de distanciamiento académico-social. Finalmente, destacamos la importancia de la escritura solidaria para enfrentar lo imponderable dentro de este contexto específico.application/pdfporPensar a prática. Goiânia. Vol. 25, e69721 (2022) p. 1-23Pós-GraduaçãoEnsino superiorGrupos de pesquisaPandemia de COVID-19 (2020-)Education, GraduateResearch GroupsCOVID-19 pandemicLifeEducación de PosgradoGrupo de InvestigaciónPandemia COVID-19VidaUma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19A Physical Education teacher, a server on leave, an associate professor, a liberal professional, a graduate supervisor: singularities of a research group in the midst of the Covid-19 pandemicUna profesora de educación física, una servidora en licencia, una profesora asociada, un profesional liberal, un orientador de posgrado: singularidades de un grupo de investigación en medio a la pandemia de la Covid-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145284.pdf.txt001145284.pdf.txtExtracted Texttext/plain49555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248445/2/001145284.pdf.txt023171149c1e2ec19e6e5d032b509706MD52ORIGINAL001145284.pdfTexto completoapplication/pdf297675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248445/1/001145284.pdf121d3c4dede93228d128994888347523MD5110183/2484452022-09-02 05:00:37.165716oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248445Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-09-02T08:00:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A Physical Education teacher, a server on leave, an associate professor, a liberal professional, a graduate supervisor: singularities of a research group in the midst of the Covid-19 pandemic
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Una profesora de educación física, una servidora en licencia, una profesora asociada, un profesional liberal, un orientador de posgrado: singularidades de un grupo de investigación en medio a la pandemia de la Covid-19
title Uma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19
spellingShingle Uma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19
Fraga, Alex Branco
Pós-Graduação
Ensino superior
Grupos de pesquisa
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Education, Graduate
Research Groups
COVID-19 pandemic
Life
Educación de Posgrado
Grupo de Investigación
Pandemia COVID-19
Vida
title_short Uma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19
title_full Uma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19
title_fullStr Uma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Uma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19
title_sort Uma professora de educação física, uma servidora em licença, uma professora associada, uma profissional liberal, um orientador de pós-graduação: singularidades de um grupo de pesquisa em meio à pandemia da Covid-19
author Fraga, Alex Branco
author_facet Fraga, Alex Branco
Lagranha, Daniela Meirelles
Dahlke, Ana Paula
Vieira, Adriane
Silva, Andressa Marques da
author_role author
author2 Lagranha, Daniela Meirelles
Dahlke, Ana Paula
Vieira, Adriane
Silva, Andressa Marques da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Alex Branco
Lagranha, Daniela Meirelles
Dahlke, Ana Paula
Vieira, Adriane
Silva, Andressa Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-Graduação
Ensino superior
Grupos de pesquisa
Pandemia de COVID-19 (2020-)
topic Pós-Graduação
Ensino superior
Grupos de pesquisa
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Education, Graduate
Research Groups
COVID-19 pandemic
Life
Educación de Posgrado
Grupo de Investigación
Pandemia COVID-19
Vida
dc.subject.eng.fl_str_mv Education, Graduate
Research Groups
COVID-19 pandemic
Life
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación de Posgrado
Grupo de Investigación
Pandemia COVID-19
Vida
description Neste ensaio refletimos sobre a produção de pesquisas e a vida de pesquisadores durante a pandemia a partir das experiências do grupo de pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde (Polifes), sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciamos situando as medidas administrativas adotadas pela UFRGS no enfrentamento dessa emergência político-sanitária. Depois, trazemos textos que retratam os impactos da Covid-19 na vida de pesquisadores e comentamos algumas produções no alvorecer da pandemia. Em segui-da, elencamos cinco notas cartográficas de integrantes do Polifes, que refletem a vida em tempos de distanciamento acadêmico-social. Por fim, sublinhamos a importância da escrita solidária para lidar com o impon-derável dentro desse contexto específico
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-01T05:01:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248445
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-4676
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145284
identifier_str_mv 1415-4676
001145284
url http://hdl.handle.net/10183/248445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pensar a prática. Goiânia. Vol. 25, e69721 (2022) p. 1-23
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248445/2/001145284.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248445/1/001145284.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 023171149c1e2ec19e6e5d032b509706
121d3c4dede93228d128994888347523
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725144803573760