Aprendizagem da criança autista e suas relações familiares e sociais : estratégias educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kortmann, Gilca Maria Lucena
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70029
Resumo: O comprometimento das aprendizagens e do desenvolvimento das relações sociais são aspectos presentes na vida de indivíduos autistas. Assim, o desenvolvimento cognitivo de um autista foge do trivial, havendo a necessidade de adaptação do núcleo familiar ao qual o indivíduo pertence, bem como ajustamentos dentro da escola e ambientes sociais onde está inserido. O presente trabalho apresenta um estudo de caso longitudinal de um menino com autismo que chegou a nosso atendimento com três anos de idade. Nosso objetivo é descrever o desenvolvimento e a aprendizagem dessa criança, sua relação com a família e com a escola. Com tal finalidade, foram utilizados como dados os escritos do prontuário da clínica em que constam atendimentos feitos com o mesmo e sua família, a Anamnese, o CARS e o Inventário de Perez Ramos. Depois da primeira consulta quando observamos a conduta do menino, fizemos o encaminhamento ao médico neuropediatra e psiquiatra infantil para obter um diagnóstico. Utilizamos em nossos encontros de atendimento o enfoque sistêmico, escutando a família na queixa, na anamnese, e traçando estratégias educativas que pudessem dar a ambos (criança e família) melhor entendimento. Após reorganização do menino, encaminhamos o mesmo para freqüentar a escola regular de educação inclusiva, com nosso acompanhamento, e da equipe multidisciplinar da clínica em que atuamos. Hoje o menino com 11 anos está no 5º ano de uma escola particular de uma cidade da região metropolitana, com adequado desempenho escolar.
id UFRGS-2_709a208e6c9aff6677e98c11dd6818f6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70029
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kortmann, Gilca Maria LucenaJou, Graciela Inchausti de2013-04-06T01:44:04Z2013http://hdl.handle.net/10183/70029000873638O comprometimento das aprendizagens e do desenvolvimento das relações sociais são aspectos presentes na vida de indivíduos autistas. Assim, o desenvolvimento cognitivo de um autista foge do trivial, havendo a necessidade de adaptação do núcleo familiar ao qual o indivíduo pertence, bem como ajustamentos dentro da escola e ambientes sociais onde está inserido. O presente trabalho apresenta um estudo de caso longitudinal de um menino com autismo que chegou a nosso atendimento com três anos de idade. Nosso objetivo é descrever o desenvolvimento e a aprendizagem dessa criança, sua relação com a família e com a escola. Com tal finalidade, foram utilizados como dados os escritos do prontuário da clínica em que constam atendimentos feitos com o mesmo e sua família, a Anamnese, o CARS e o Inventário de Perez Ramos. Depois da primeira consulta quando observamos a conduta do menino, fizemos o encaminhamento ao médico neuropediatra e psiquiatra infantil para obter um diagnóstico. Utilizamos em nossos encontros de atendimento o enfoque sistêmico, escutando a família na queixa, na anamnese, e traçando estratégias educativas que pudessem dar a ambos (criança e família) melhor entendimento. Após reorganização do menino, encaminhamos o mesmo para freqüentar a escola regular de educação inclusiva, com nosso acompanhamento, e da equipe multidisciplinar da clínica em que atuamos. Hoje o menino com 11 anos está no 5º ano de uma escola particular de uma cidade da região metropolitana, com adequado desempenho escolar.The impairment of the learning and development of social aspects are present in the lives of autistic individuals. Thus, the cognitive development of an autistic escapes from commonplace, thus requiring adjustment of the family to which the individual belongs, as well as adjustments in school and social environments in where he operates. This paper presents a longitudinal case study of a boy with autism who came to our attention when he was three years old. Our goal is to describe the development and learning of the child, his relationship with the family and the school. For this, we used data as the writings of the records contained in clinical care and made with the same family, anamnesis data, the CARS and Inventory Perez Ramos. After the initial consultation when we observe the conduct of the boy, we made the doctor made the referral to pediatric neurologist and child psychiatrist for a diagnosis. We use the systemic approach in our meetings answering, listening to family’s complaint, medical history, and plotting educational strategies that could give both (child and family) better understanding. After reorganizing the boy forwarded the same to attend regular school inclusive education, with our monitoring, and multidisciplinary clinic in which we operate. Today the boy is 11 years in the 5th year in a private school in a town in the metropolitan area, with adequate school performance.application/pdfporAutismoAprendizagemDesenvolvimento cognitivoNeuropsicologiaAutismLearningCognitive developmentFamilyAprendizagem da criança autista e suas relações familiares e sociais : estratégias educativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Neuropsicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873638.pdf000873638.pdfTexto completoapplication/pdf359778http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70029/1/000873638.pdfe6d3075db051c32c4db23672997e0843MD51TEXT000873638.pdf.txt000873638.pdf.txtExtracted Texttext/plain85224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70029/2/000873638.pdf.txt5ce18a343f536c60b7dc04d1e4f74deeMD52THUMBNAIL000873638.pdf.jpg000873638.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70029/3/000873638.pdf.jpg850596bcf8b203620f12a2f7c2fbec04MD5310183/700292018-10-15 08:18:33.18oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70029Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:18:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem da criança autista e suas relações familiares e sociais : estratégias educativas
title Aprendizagem da criança autista e suas relações familiares e sociais : estratégias educativas
spellingShingle Aprendizagem da criança autista e suas relações familiares e sociais : estratégias educativas
Kortmann, Gilca Maria Lucena
Autismo
Aprendizagem
Desenvolvimento cognitivo
Neuropsicologia
Autism
Learning
Cognitive development
Family
title_short Aprendizagem da criança autista e suas relações familiares e sociais : estratégias educativas
title_full Aprendizagem da criança autista e suas relações familiares e sociais : estratégias educativas
title_fullStr Aprendizagem da criança autista e suas relações familiares e sociais : estratégias educativas
title_full_unstemmed Aprendizagem da criança autista e suas relações familiares e sociais : estratégias educativas
title_sort Aprendizagem da criança autista e suas relações familiares e sociais : estratégias educativas
author Kortmann, Gilca Maria Lucena
author_facet Kortmann, Gilca Maria Lucena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kortmann, Gilca Maria Lucena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jou, Graciela Inchausti de
contributor_str_mv Jou, Graciela Inchausti de
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Aprendizagem
Desenvolvimento cognitivo
Neuropsicologia
topic Autismo
Aprendizagem
Desenvolvimento cognitivo
Neuropsicologia
Autism
Learning
Cognitive development
Family
dc.subject.eng.fl_str_mv Autism
Learning
Cognitive development
Family
description O comprometimento das aprendizagens e do desenvolvimento das relações sociais são aspectos presentes na vida de indivíduos autistas. Assim, o desenvolvimento cognitivo de um autista foge do trivial, havendo a necessidade de adaptação do núcleo familiar ao qual o indivíduo pertence, bem como ajustamentos dentro da escola e ambientes sociais onde está inserido. O presente trabalho apresenta um estudo de caso longitudinal de um menino com autismo que chegou a nosso atendimento com três anos de idade. Nosso objetivo é descrever o desenvolvimento e a aprendizagem dessa criança, sua relação com a família e com a escola. Com tal finalidade, foram utilizados como dados os escritos do prontuário da clínica em que constam atendimentos feitos com o mesmo e sua família, a Anamnese, o CARS e o Inventário de Perez Ramos. Depois da primeira consulta quando observamos a conduta do menino, fizemos o encaminhamento ao médico neuropediatra e psiquiatra infantil para obter um diagnóstico. Utilizamos em nossos encontros de atendimento o enfoque sistêmico, escutando a família na queixa, na anamnese, e traçando estratégias educativas que pudessem dar a ambos (criança e família) melhor entendimento. Após reorganização do menino, encaminhamos o mesmo para freqüentar a escola regular de educação inclusiva, com nosso acompanhamento, e da equipe multidisciplinar da clínica em que atuamos. Hoje o menino com 11 anos está no 5º ano de uma escola particular de uma cidade da região metropolitana, com adequado desempenho escolar.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-06T01:44:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70029
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873638
url http://hdl.handle.net/10183/70029
identifier_str_mv 000873638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70029/1/000873638.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70029/2/000873638.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70029/3/000873638.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e6d3075db051c32c4db23672997e0843
5ce18a343f536c60b7dc04d1e4f74dee
850596bcf8b203620f12a2f7c2fbec04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224443537653760