Raciocínio clínico do estudante de enfermagem: análise a partir de um simulador virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Michele
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bez, Marta Rosecler, Perry, Gabriela Trindade, Carvalho, Marie Jane Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223789
Resumo: O raciocínio clínico caracteriza-se por ser composto por um conjunto de atitudes ou hábitos, sendo classificado como habilidades e disposições cognitivas. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o raciocínio clínico dos estudantes de enfermagem a partir da aplicação de um simulador virtual, assim como identificar a perspectiva dos estudantes quanto ao seu percurso cognitivo. Trata-se de um estudo de delineamento transversal, com abordagem quantitativa , realizado com 40 estudantes em uma universidade do Sul do Brasil. A análise permitiu identificar que eles acreditam possuírem maiores conhecimentos do que foram verificados pelo simulador, no que se refere aos elementos: Capacidade de análise (p=0,039), Discernimento (p=0,004) e Conhecimento sobre o paciente (p=0,041). O ensino e a aprendizagem destas habilidades favorecem a construção da competência do estudante.
id UFRGS-2_709f0f1b65ae99c3b8f94c25964fae6b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223789
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Antunes, MicheleBez, Marta RoseclerPerry, Gabriela TrindadeCarvalho, Marie Jane Soares2021-07-13T04:39:45Z20201679-1916http://hdl.handle.net/10183/223789001127846O raciocínio clínico caracteriza-se por ser composto por um conjunto de atitudes ou hábitos, sendo classificado como habilidades e disposições cognitivas. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o raciocínio clínico dos estudantes de enfermagem a partir da aplicação de um simulador virtual, assim como identificar a perspectiva dos estudantes quanto ao seu percurso cognitivo. Trata-se de um estudo de delineamento transversal, com abordagem quantitativa , realizado com 40 estudantes em uma universidade do Sul do Brasil. A análise permitiu identificar que eles acreditam possuírem maiores conhecimentos do que foram verificados pelo simulador, no que se refere aos elementos: Capacidade de análise (p=0,039), Discernimento (p=0,004) e Conhecimento sobre o paciente (p=0,041). O ensino e a aprendizagem destas habilidades favorecem a construção da competência do estudante.Clinical reasoning is characterized by being a set of attitudes or habits, being classified as cognitive abilities and dispositions. The general objective was to analyze the clinical reasoning of nursing students from the application of a virtual simulator, as well as to identify the students' perspective regarding their cognitive path. This is a crosssectional study, with a quantitative approach, carried out with 40 students. The analysis made it possible to identify that they believe they have greater knowledge, than was verified by the simulator, with regard to the elements: Ability to analyze (p = 0.039), Discernment (p = 0.004) and Knowledge about the patient (p = 0.041). The teaching and learning of these skills favor the construction of the student's competence.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 18, n. 2 (dez. 2020), p. 306-315Ensino e aprendizagemPensamento críticoSimulação computacionalNursing educationComputer simulationCritical thinkingRaciocínio clínico do estudante de enfermagem: análise a partir de um simulador virtualinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127846.pdf.txt001127846.pdf.txtExtracted Texttext/plain31989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223789/2/001127846.pdf.txtb175e9ee53e906ddf1ebebd58495963cMD52ORIGINAL001127846.pdfTexto completoapplication/pdf2499023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223789/1/001127846.pdfe75892b132e5ecb56b873cd957305ed0MD5110183/2237892022-05-26 04:38:08.682771oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223789Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-26T07:38:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Raciocínio clínico do estudante de enfermagem: análise a partir de um simulador virtual
title Raciocínio clínico do estudante de enfermagem: análise a partir de um simulador virtual
spellingShingle Raciocínio clínico do estudante de enfermagem: análise a partir de um simulador virtual
Antunes, Michele
Ensino e aprendizagem
Pensamento crítico
Simulação computacional
Nursing education
Computer simulation
Critical thinking
title_short Raciocínio clínico do estudante de enfermagem: análise a partir de um simulador virtual
title_full Raciocínio clínico do estudante de enfermagem: análise a partir de um simulador virtual
title_fullStr Raciocínio clínico do estudante de enfermagem: análise a partir de um simulador virtual
title_full_unstemmed Raciocínio clínico do estudante de enfermagem: análise a partir de um simulador virtual
title_sort Raciocínio clínico do estudante de enfermagem: análise a partir de um simulador virtual
author Antunes, Michele
author_facet Antunes, Michele
Bez, Marta Rosecler
Perry, Gabriela Trindade
Carvalho, Marie Jane Soares
author_role author
author2 Bez, Marta Rosecler
Perry, Gabriela Trindade
Carvalho, Marie Jane Soares
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Michele
Bez, Marta Rosecler
Perry, Gabriela Trindade
Carvalho, Marie Jane Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Pensamento crítico
Simulação computacional
topic Ensino e aprendizagem
Pensamento crítico
Simulação computacional
Nursing education
Computer simulation
Critical thinking
dc.subject.eng.fl_str_mv Nursing education
Computer simulation
Critical thinking
description O raciocínio clínico caracteriza-se por ser composto por um conjunto de atitudes ou hábitos, sendo classificado como habilidades e disposições cognitivas. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o raciocínio clínico dos estudantes de enfermagem a partir da aplicação de um simulador virtual, assim como identificar a perspectiva dos estudantes quanto ao seu percurso cognitivo. Trata-se de um estudo de delineamento transversal, com abordagem quantitativa , realizado com 40 estudantes em uma universidade do Sul do Brasil. A análise permitiu identificar que eles acreditam possuírem maiores conhecimentos do que foram verificados pelo simulador, no que se refere aos elementos: Capacidade de análise (p=0,039), Discernimento (p=0,004) e Conhecimento sobre o paciente (p=0,041). O ensino e a aprendizagem destas habilidades favorecem a construção da competência do estudante.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T04:39:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223789
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127846
identifier_str_mv 1679-1916
001127846
url http://hdl.handle.net/10183/223789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 18, n. 2 (dez. 2020), p. 306-315
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223789/2/001127846.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223789/1/001127846.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b175e9ee53e906ddf1ebebd58495963c
e75892b132e5ecb56b873cd957305ed0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487476669513728