Raciocínio clínico do estudante de enfermagem: análise a partir de um simulador virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Michele
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bez, Marta Rosecler, Perry, Gabriela Trindade, Carvalho, Marie Jane Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223789
Resumo: O raciocínio clínico caracteriza-se por ser composto por um conjunto de atitudes ou hábitos, sendo classificado como habilidades e disposições cognitivas. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o raciocínio clínico dos estudantes de enfermagem a partir da aplicação de um simulador virtual, assim como identificar a perspectiva dos estudantes quanto ao seu percurso cognitivo. Trata-se de um estudo de delineamento transversal, com abordagem quantitativa , realizado com 40 estudantes em uma universidade do Sul do Brasil. A análise permitiu identificar que eles acreditam possuírem maiores conhecimentos do que foram verificados pelo simulador, no que se refere aos elementos: Capacidade de análise (p=0,039), Discernimento (p=0,004) e Conhecimento sobre o paciente (p=0,041). O ensino e a aprendizagem destas habilidades favorecem a construção da competência do estudante.
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