Preparação da escola para criação do conselho escolar : um estudo realizado na escola municipal de ensino fundamental Santa Clara/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Isolda de Fátima dos Santos da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151612
Resumo: O presente estudo possui caráter de pesquisa-ação, através de um Projeto de Intervenção. Teve como objetivo principal preparar a comunidade escolar para a implantação do Conselho Escolar, mediar uma discussão e possibilitar um entendimento dos membros da comunidade escolar em torno de sua função. A atuação e a estruturação foi junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Clara, da localidade de Santa Clara do Ingaí, interior do município de Quinze de Novembro/RS. Foram desenvolvidos estudos por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. Sendo aplicado um questionário de forma aleatória dentre os atores deste processo. Neste questionário, os professores, funcionários, pais e alunos expressaram, de forma democrática, o que almejam com a oportunidade de participação possibilitada pela implantação do conselho escolar. Inicia-se com a apresentação de uma síntese histórica do Conselho Escolar, especificando a sua finalidade, a base legal que o ampara, sua organização e sua prática. Foram identificados vários aspectos, tais como: a falta de conhecimento sobre o que é um conselho escolar por boa parte dos membros da comunidade escolar. Neste sentido, verifica-se que estes aspectos contribuem para uma longa caminhada a percorrer, para que se esteja conscientemente preparados para a estruturação deste órgão colegiado na instituição. Em relação ao conselho-escola, procura-se abordar os benefícios trazidos pela dinâmica inovadora da gestão democrática nos processos de ensino-aprendizagem, no gerenciamento de recursos e na tomada de decisões, resultando em um maior envolvimento e comprometimento de todos.
id UFRGS-2_70ca9f7afe602d9c42ba8a392451609d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151612
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Isolda de Fátima dos Santos daBueno, Rita de Cássia Soares de Souza2017-02-14T02:23:14Z2015http://hdl.handle.net/10183/151612001006046O presente estudo possui caráter de pesquisa-ação, através de um Projeto de Intervenção. Teve como objetivo principal preparar a comunidade escolar para a implantação do Conselho Escolar, mediar uma discussão e possibilitar um entendimento dos membros da comunidade escolar em torno de sua função. A atuação e a estruturação foi junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Clara, da localidade de Santa Clara do Ingaí, interior do município de Quinze de Novembro/RS. Foram desenvolvidos estudos por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. Sendo aplicado um questionário de forma aleatória dentre os atores deste processo. Neste questionário, os professores, funcionários, pais e alunos expressaram, de forma democrática, o que almejam com a oportunidade de participação possibilitada pela implantação do conselho escolar. Inicia-se com a apresentação de uma síntese histórica do Conselho Escolar, especificando a sua finalidade, a base legal que o ampara, sua organização e sua prática. Foram identificados vários aspectos, tais como: a falta de conhecimento sobre o que é um conselho escolar por boa parte dos membros da comunidade escolar. Neste sentido, verifica-se que estes aspectos contribuem para uma longa caminhada a percorrer, para que se esteja conscientemente preparados para a estruturação deste órgão colegiado na instituição. Em relação ao conselho-escola, procura-se abordar os benefícios trazidos pela dinâmica inovadora da gestão democrática nos processos de ensino-aprendizagem, no gerenciamento de recursos e na tomada de decisões, resultando em um maior envolvimento e comprometimento de todos.application/pdfporConselho da escolaParticipaçãoGestão democráticaComunidade escolarEnsinoPreparação da escola para criação do conselho escolar : um estudo realizado na escola municipal de ensino fundamental Santa Clara/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001006046.pdf001006046.pdfTexto completoapplication/pdf673108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151612/1/001006046.pdfee4d993302ca1baae21d63bac70d317eMD51TEXT001006046.pdf.txt001006046.pdf.txtExtracted Texttext/plain87661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151612/2/001006046.pdf.txt6b109d0db2d001a0351ecd972ed343dfMD5210183/1516122017-02-15 02:27:09.620916oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151612Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Preparação da escola para criação do conselho escolar : um estudo realizado na escola municipal de ensino fundamental Santa Clara/RS
title Preparação da escola para criação do conselho escolar : um estudo realizado na escola municipal de ensino fundamental Santa Clara/RS
spellingShingle Preparação da escola para criação do conselho escolar : um estudo realizado na escola municipal de ensino fundamental Santa Clara/RS
Costa, Isolda de Fátima dos Santos da
Conselho da escola
Participação
Gestão democrática
Comunidade escolar
Ensino
title_short Preparação da escola para criação do conselho escolar : um estudo realizado na escola municipal de ensino fundamental Santa Clara/RS
title_full Preparação da escola para criação do conselho escolar : um estudo realizado na escola municipal de ensino fundamental Santa Clara/RS
title_fullStr Preparação da escola para criação do conselho escolar : um estudo realizado na escola municipal de ensino fundamental Santa Clara/RS
title_full_unstemmed Preparação da escola para criação do conselho escolar : um estudo realizado na escola municipal de ensino fundamental Santa Clara/RS
title_sort Preparação da escola para criação do conselho escolar : um estudo realizado na escola municipal de ensino fundamental Santa Clara/RS
author Costa, Isolda de Fátima dos Santos da
author_facet Costa, Isolda de Fátima dos Santos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Isolda de Fátima dos Santos da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bueno, Rita de Cássia Soares de Souza
contributor_str_mv Bueno, Rita de Cássia Soares de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Conselho da escola
Participação
Gestão democrática
Comunidade escolar
Ensino
topic Conselho da escola
Participação
Gestão democrática
Comunidade escolar
Ensino
description O presente estudo possui caráter de pesquisa-ação, através de um Projeto de Intervenção. Teve como objetivo principal preparar a comunidade escolar para a implantação do Conselho Escolar, mediar uma discussão e possibilitar um entendimento dos membros da comunidade escolar em torno de sua função. A atuação e a estruturação foi junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Clara, da localidade de Santa Clara do Ingaí, interior do município de Quinze de Novembro/RS. Foram desenvolvidos estudos por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. Sendo aplicado um questionário de forma aleatória dentre os atores deste processo. Neste questionário, os professores, funcionários, pais e alunos expressaram, de forma democrática, o que almejam com a oportunidade de participação possibilitada pela implantação do conselho escolar. Inicia-se com a apresentação de uma síntese histórica do Conselho Escolar, especificando a sua finalidade, a base legal que o ampara, sua organização e sua prática. Foram identificados vários aspectos, tais como: a falta de conhecimento sobre o que é um conselho escolar por boa parte dos membros da comunidade escolar. Neste sentido, verifica-se que estes aspectos contribuem para uma longa caminhada a percorrer, para que se esteja conscientemente preparados para a estruturação deste órgão colegiado na instituição. Em relação ao conselho-escola, procura-se abordar os benefícios trazidos pela dinâmica inovadora da gestão democrática nos processos de ensino-aprendizagem, no gerenciamento de recursos e na tomada de decisões, resultando em um maior envolvimento e comprometimento de todos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151612
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001006046
url http://hdl.handle.net/10183/151612
identifier_str_mv 001006046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151612/1/001006046.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151612/2/001006046.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ee4d993302ca1baae21d63bac70d317e
6b109d0db2d001a0351ecd972ed343df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447187957481472