O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/105254 |
Resumo: | A partir da minha atuação como professora, pude perceber a eficiência do jogo em sala de aula e a necessidade de desenvolver um trabalho que mostrasse que essa prática pode ser séria e resultar em aprendizagem. Ainda, muito é falado sobre interdisciplinaridade, mas pouco é feito para que ela, de fato, aconteça. Pensando em uma escola inovadora, essa prática é um começo para chegar a um ensino mais atento às necessidades atuais do aluno. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a criação e desenvolvimento de uma unidade didática em língua inglesa com uma abordagem lúdica e interdisciplinar. Para isso, o jogo escolhido foi uma gincana e seu desenvolvimento teve duração de nove horas em uma turma de sétimo ano de uma escola municipal em Porto Alegre. Também, os conteúdos de língua inglesa dialogaram com a disciplina de geografia. Em acréscimo a teorias mostrando a importância do jogo e do trabalho interdisciplinar, o conceito de letramento é discutido neste trabalho que visa um ensino relevante para a formação de cidadãos autônomos e críticos, prontos para participar ativamente do meio em que estão inseridos. |
id |
UFRGS-2_71045f8822aba3f0e06b005f18dfa65e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105254 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Menegon, CarolinaWelp, Anamaria Kurtz de Souza2014-11-01T02:18:34Z2014http://hdl.handle.net/10183/105254000941294A partir da minha atuação como professora, pude perceber a eficiência do jogo em sala de aula e a necessidade de desenvolver um trabalho que mostrasse que essa prática pode ser séria e resultar em aprendizagem. Ainda, muito é falado sobre interdisciplinaridade, mas pouco é feito para que ela, de fato, aconteça. Pensando em uma escola inovadora, essa prática é um começo para chegar a um ensino mais atento às necessidades atuais do aluno. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a criação e desenvolvimento de uma unidade didática em língua inglesa com uma abordagem lúdica e interdisciplinar. Para isso, o jogo escolhido foi uma gincana e seu desenvolvimento teve duração de nove horas em uma turma de sétimo ano de uma escola municipal em Porto Alegre. Também, os conteúdos de língua inglesa dialogaram com a disciplina de geografia. Em acréscimo a teorias mostrando a importância do jogo e do trabalho interdisciplinar, o conceito de letramento é discutido neste trabalho que visa um ensino relevante para a formação de cidadãos autônomos e críticos, prontos para participar ativamente do meio em que estão inseridos.Based on my work as a teacher, I could notice the efficiency of the use of games in the classroom and the necessity of developing work according to this practice, highlighting its reliability and possibilities for learning. Also, much has been said about interdisciplinarity, but little is done to make it happen. Thinking of an innovative school, this practice is the first step to reach a more attentive education to the current needs of the student. This paper aims at the creation and development of a teaching unit with a playful and interdisciplinary approach. For this purpose, a contest was the chosen game and its development had the duration of nine hours in a seventh year class at a municipal school in Porto Alegre. Also, the contents of the English language were related to the Geography subject. In addition to the theories showing the importance of games and interdisciplinary work, the concept of literacy is discussed in this paper which aims at relevant education, creating autonomous and critical citizens, ready to participate actively in society.application/pdfporLíngua adicionalLudicidadeInterdisciplinaridadeLetramentoAdditional languagePlayInterdisciplinarityLiteracyTeaching unit developmentO lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2014Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000941294.pdf000941294.pdfTexto completoapplication/pdf1159644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105254/1/000941294.pdfe033ab8c003a17dd075d231569a5289aMD51TEXT000941294.pdf.txt000941294.pdf.txtExtracted Texttext/plain130289http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105254/2/000941294.pdf.txt3c0e5fd97ce24c32885b917e79edd124MD52THUMBNAIL000941294.pdf.jpg000941294.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105254/3/000941294.pdf.jpg8ccc14688e45dc4737327e8f3f807c1aMD5310183/1052542022-08-06 04:46:02.950669oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105254Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar |
title |
O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar |
spellingShingle |
O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar Menegon, Carolina Língua adicional Ludicidade Interdisciplinaridade Letramento Additional language Play Interdisciplinarity Literacy Teaching unit development |
title_short |
O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar |
title_full |
O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar |
title_fullStr |
O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar |
title_sort |
O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar |
author |
Menegon, Carolina |
author_facet |
Menegon, Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menegon, Carolina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
contributor_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua adicional Ludicidade Interdisciplinaridade Letramento |
topic |
Língua adicional Ludicidade Interdisciplinaridade Letramento Additional language Play Interdisciplinarity Literacy Teaching unit development |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Additional language Play Interdisciplinarity Literacy Teaching unit development |
description |
A partir da minha atuação como professora, pude perceber a eficiência do jogo em sala de aula e a necessidade de desenvolver um trabalho que mostrasse que essa prática pode ser séria e resultar em aprendizagem. Ainda, muito é falado sobre interdisciplinaridade, mas pouco é feito para que ela, de fato, aconteça. Pensando em uma escola inovadora, essa prática é um começo para chegar a um ensino mais atento às necessidades atuais do aluno. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a criação e desenvolvimento de uma unidade didática em língua inglesa com uma abordagem lúdica e interdisciplinar. Para isso, o jogo escolhido foi uma gincana e seu desenvolvimento teve duração de nove horas em uma turma de sétimo ano de uma escola municipal em Porto Alegre. Também, os conteúdos de língua inglesa dialogaram com a disciplina de geografia. Em acréscimo a teorias mostrando a importância do jogo e do trabalho interdisciplinar, o conceito de letramento é discutido neste trabalho que visa um ensino relevante para a formação de cidadãos autônomos e críticos, prontos para participar ativamente do meio em que estão inseridos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-11-01T02:18:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/105254 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000941294 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/105254 |
identifier_str_mv |
000941294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105254/1/000941294.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105254/2/000941294.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105254/3/000941294.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e033ab8c003a17dd075d231569a5289a 3c0e5fd97ce24c32885b917e79edd124 8ccc14688e45dc4737327e8f3f807c1a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224474004029440 |