O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegon, Carolina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/105254
Resumo: A partir da minha atuação como professora, pude perceber a eficiência do jogo em sala de aula e a necessidade de desenvolver um trabalho que mostrasse que essa prática pode ser séria e resultar em aprendizagem. Ainda, muito é falado sobre interdisciplinaridade, mas pouco é feito para que ela, de fato, aconteça. Pensando em uma escola inovadora, essa prática é um começo para chegar a um ensino mais atento às necessidades atuais do aluno. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a criação e desenvolvimento de uma unidade didática em língua inglesa com uma abordagem lúdica e interdisciplinar. Para isso, o jogo escolhido foi uma gincana e seu desenvolvimento teve duração de nove horas em uma turma de sétimo ano de uma escola municipal em Porto Alegre. Também, os conteúdos de língua inglesa dialogaram com a disciplina de geografia. Em acréscimo a teorias mostrando a importância do jogo e do trabalho interdisciplinar, o conceito de letramento é discutido neste trabalho que visa um ensino relevante para a formação de cidadãos autônomos e críticos, prontos para participar ativamente do meio em que estão inseridos.
id UFRGS-2_71045f8822aba3f0e06b005f18dfa65e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105254
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menegon, CarolinaWelp, Anamaria Kurtz de Souza2014-11-01T02:18:34Z2014http://hdl.handle.net/10183/105254000941294A partir da minha atuação como professora, pude perceber a eficiência do jogo em sala de aula e a necessidade de desenvolver um trabalho que mostrasse que essa prática pode ser séria e resultar em aprendizagem. Ainda, muito é falado sobre interdisciplinaridade, mas pouco é feito para que ela, de fato, aconteça. Pensando em uma escola inovadora, essa prática é um começo para chegar a um ensino mais atento às necessidades atuais do aluno. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a criação e desenvolvimento de uma unidade didática em língua inglesa com uma abordagem lúdica e interdisciplinar. Para isso, o jogo escolhido foi uma gincana e seu desenvolvimento teve duração de nove horas em uma turma de sétimo ano de uma escola municipal em Porto Alegre. Também, os conteúdos de língua inglesa dialogaram com a disciplina de geografia. Em acréscimo a teorias mostrando a importância do jogo e do trabalho interdisciplinar, o conceito de letramento é discutido neste trabalho que visa um ensino relevante para a formação de cidadãos autônomos e críticos, prontos para participar ativamente do meio em que estão inseridos.Based on my work as a teacher, I could notice the efficiency of the use of games in the classroom and the necessity of developing work according to this practice, highlighting its reliability and possibilities for learning. Also, much has been said about interdisciplinarity, but little is done to make it happen. Thinking of an innovative school, this practice is the first step to reach a more attentive education to the current needs of the student. This paper aims at the creation and development of a teaching unit with a playful and interdisciplinary approach. For this purpose, a contest was the chosen game and its development had the duration of nine hours in a seventh year class at a municipal school in Porto Alegre. Also, the contents of the English language were related to the Geography subject. In addition to the theories showing the importance of games and interdisciplinary work, the concept of literacy is discussed in this paper which aims at relevant education, creating autonomous and critical citizens, ready to participate actively in society.application/pdfporLíngua adicionalLudicidadeInterdisciplinaridadeLetramentoAdditional languagePlayInterdisciplinarityLiteracyTeaching unit developmentO lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2014Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000941294.pdf000941294.pdfTexto completoapplication/pdf1159644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105254/1/000941294.pdfe033ab8c003a17dd075d231569a5289aMD51TEXT000941294.pdf.txt000941294.pdf.txtExtracted Texttext/plain130289http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105254/2/000941294.pdf.txt3c0e5fd97ce24c32885b917e79edd124MD52THUMBNAIL000941294.pdf.jpg000941294.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105254/3/000941294.pdf.jpg8ccc14688e45dc4737327e8f3f807c1aMD5310183/1052542022-08-06 04:46:02.950669oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105254Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar
title O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar
spellingShingle O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar
Menegon, Carolina
Língua adicional
Ludicidade
Interdisciplinaridade
Letramento
Additional language
Play
Interdisciplinarity
Literacy
Teaching unit development
title_short O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar
title_full O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar
title_fullStr O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar
title_full_unstemmed O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar
title_sort O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar
author Menegon, Carolina
author_facet Menegon, Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegon, Carolina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
contributor_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Língua adicional
Ludicidade
Interdisciplinaridade
Letramento
topic Língua adicional
Ludicidade
Interdisciplinaridade
Letramento
Additional language
Play
Interdisciplinarity
Literacy
Teaching unit development
dc.subject.eng.fl_str_mv Additional language
Play
Interdisciplinarity
Literacy
Teaching unit development
description A partir da minha atuação como professora, pude perceber a eficiência do jogo em sala de aula e a necessidade de desenvolver um trabalho que mostrasse que essa prática pode ser séria e resultar em aprendizagem. Ainda, muito é falado sobre interdisciplinaridade, mas pouco é feito para que ela, de fato, aconteça. Pensando em uma escola inovadora, essa prática é um começo para chegar a um ensino mais atento às necessidades atuais do aluno. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a criação e desenvolvimento de uma unidade didática em língua inglesa com uma abordagem lúdica e interdisciplinar. Para isso, o jogo escolhido foi uma gincana e seu desenvolvimento teve duração de nove horas em uma turma de sétimo ano de uma escola municipal em Porto Alegre. Também, os conteúdos de língua inglesa dialogaram com a disciplina de geografia. Em acréscimo a teorias mostrando a importância do jogo e do trabalho interdisciplinar, o conceito de letramento é discutido neste trabalho que visa um ensino relevante para a formação de cidadãos autônomos e críticos, prontos para participar ativamente do meio em que estão inseridos.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-01T02:18:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/105254
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000941294
url http://hdl.handle.net/10183/105254
identifier_str_mv 000941294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105254/1/000941294.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105254/2/000941294.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105254/3/000941294.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e033ab8c003a17dd075d231569a5289a
3c0e5fd97ce24c32885b917e79edd124
8ccc14688e45dc4737327e8f3f807c1a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224474004029440