Projeto crazy stories : a interdisciplinaridade no ensino de inglês como língua adicional

Bibliographic Details
Main Author: Gasperi, Fernando Vanzin de
Publication Date: 2018
Other Authors: Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/259422
Summary: Os projetos interdisciplinares têm sido apontados como práticas desejáveis para o desenvolvimento de conhecimento relevante para os alunos por aproximar o conteúdo asua realidade. Nessa perspectiva, este artigo relata a experiência com o desenvolvimento de um projeto pedagógico interdisciplinar, desenvolvido nas disciplinas de inglês e artes, durante o estágio de docência em língua inglesa, em uma turma de sexto ano de uma escola da rede pública de educação básica da região metropolitana de Porto Alegre, RS. A turma escolhida para a realização do projeto era composta por 26 alunos, com idades entre 11 e 15 anos, para os quais a disciplina de inglês seria oferecida pela primeira vez. O trabalho desenvolvido contou com a colaboração das professoras de inglês e artes. Apesar de a professora de inglês informar que utilizava o livro didático Alive!, autorizou a utilização do material especialmente elaborado para o projeto aqui descrito. A sequência didática foi planejada dentro da abordagem de projetos de trabalho, uma proposta colaborativamente construída e organizada com a participação de professores e alunos. Schlatter & Garcez (2012) sugerem a organização do currículopor eixos temáticos para o favorecimento do trabalho interdisciplinar. Para os autores, as metas e o compromisso do ensino na escola são promover o autoconhecimento, o letramento e a interdisciplinaridade para que os alunos possam participar de discursos que se organizam a partir da escrita em português e em inglês. O projeto aqui descrito foi planejado e desenhado previamente, mas construído aula a aula, culminando na encenação de um texto teatral, escrito pelos alunos, e em um livro contendo as históriasencenadas. O projeto foi desenvolvido em 11 aulas de inglês e três aulas de artes. Este artigo apresenta o desenvolvimento do projeto e, com base nos estudos sobre interdisciplinaridade
id UFRGS-2_e300afb1e698b7649bae0436f68751b4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259422
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gasperi, Fernando Vanzin deWelp, Anamaria Kurtz de Souza2023-06-24T03:39:26Z20181983-9979http://hdl.handle.net/10183/259422001168796Os projetos interdisciplinares têm sido apontados como práticas desejáveis para o desenvolvimento de conhecimento relevante para os alunos por aproximar o conteúdo asua realidade. Nessa perspectiva, este artigo relata a experiência com o desenvolvimento de um projeto pedagógico interdisciplinar, desenvolvido nas disciplinas de inglês e artes, durante o estágio de docência em língua inglesa, em uma turma de sexto ano de uma escola da rede pública de educação básica da região metropolitana de Porto Alegre, RS. A turma escolhida para a realização do projeto era composta por 26 alunos, com idades entre 11 e 15 anos, para os quais a disciplina de inglês seria oferecida pela primeira vez. O trabalho desenvolvido contou com a colaboração das professoras de inglês e artes. Apesar de a professora de inglês informar que utilizava o livro didático Alive!, autorizou a utilização do material especialmente elaborado para o projeto aqui descrito. A sequência didática foi planejada dentro da abordagem de projetos de trabalho, uma proposta colaborativamente construída e organizada com a participação de professores e alunos. Schlatter & Garcez (2012) sugerem a organização do currículopor eixos temáticos para o favorecimento do trabalho interdisciplinar. Para os autores, as metas e o compromisso do ensino na escola são promover o autoconhecimento, o letramento e a interdisciplinaridade para que os alunos possam participar de discursos que se organizam a partir da escrita em português e em inglês. O projeto aqui descrito foi planejado e desenhado previamente, mas construído aula a aula, culminando na encenação de um texto teatral, escrito pelos alunos, e em um livro contendo as históriasencenadas. O projeto foi desenvolvido em 11 aulas de inglês e três aulas de artes. Este artigo apresenta o desenvolvimento do projeto e, com base nos estudos sobre interdisciplinaridadeInterdisciplinary projects have been identified as desirable practices for the development of relevant knowledge for students by bringing content closer to their reality. In this perspective, this article reports the experience with the development of an interdisciplinary pedagogical project, developed in the English and Arts subjects, during the English as an Additional Language Teaching Practicum in a sixth-grade class at a public school in the metropolitan region of Porto Alegre, RS. The group chosen for the project was composed of 26 students, aged between 11 and 15 years, for whom the English course would be offered for the first time. Thework was conducted with the collaboration of the English and Arts teachers. Although the English teacher reported using the Alive!4 textbook, she authorized the use of specially designed material for the project described here. The didactic sequence was planned within the Project Work approach, a proposal collaboratively constructed and organized w ith the participation of teachers and students. Schlatter & Garcez (2012) suggest the organization of the curriculum by thematic axes to favor interdisciplinary work. For the authors, the goals and the responsibility of the teaching at schools are to promote self-knowledge, literacy, and interdisciplinarity so that students can participate in discourses that are organized from writing in Portuguese and in English.The project described here was planned and designed beforehand, but it was built lesson by lesson, culminating in the performance of a theatrical text, written by the students, and in a book containing the stories performed. The project was developed in 11 English classes and three Arts classes. This article presents the development of the project and the reflections that emerged from its development.application/pdfporProlíngua. João Pessoa, PB. Vol. 13, n. 2 (ago./dez. 2018), p. 21-36Ensino de língua estrangeira (inglês)Língua inglesaArtesLíngua adicionalAdditional languageProject based learningInterdisciplinarityDidactic sequenceProjeto crazy stories : a interdisciplinaridade no ensino de inglês como língua adicionalCrazy stories : an interdisciplinary project for the teaching of English as an additional languageinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168796.pdf.txt001168796.pdf.txtExtracted Texttext/plain54429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259422/2/001168796.pdf.txt8d6a7c55a4ea07dc3bf736dee4ad0966MD52ORIGINAL001168796.pdfTexto completo (inglês)application/pdf337733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259422/1/001168796.pdfac4497ec39b412ce12169b2719ab2c6aMD5110183/2594222023-06-25 03:45:50.677439oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259422Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:45:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto crazy stories : a interdisciplinaridade no ensino de inglês como língua adicional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Crazy stories : an interdisciplinary project for the teaching of English as an additional language
title Projeto crazy stories : a interdisciplinaridade no ensino de inglês como língua adicional
spellingShingle Projeto crazy stories : a interdisciplinaridade no ensino de inglês como língua adicional
Gasperi, Fernando Vanzin de
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Língua inglesa
Artes
Língua adicional
Additional language
Project based learning
Interdisciplinarity
Didactic sequence
title_short Projeto crazy stories : a interdisciplinaridade no ensino de inglês como língua adicional
title_full Projeto crazy stories : a interdisciplinaridade no ensino de inglês como língua adicional
title_fullStr Projeto crazy stories : a interdisciplinaridade no ensino de inglês como língua adicional
title_full_unstemmed Projeto crazy stories : a interdisciplinaridade no ensino de inglês como língua adicional
title_sort Projeto crazy stories : a interdisciplinaridade no ensino de inglês como língua adicional
author Gasperi, Fernando Vanzin de
author_facet Gasperi, Fernando Vanzin de
Welp, Anamaria Kurtz de Souza
author_role author
author2 Welp, Anamaria Kurtz de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasperi, Fernando Vanzin de
Welp, Anamaria Kurtz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira (inglês)
Língua inglesa
Artes
Língua adicional
topic Ensino de língua estrangeira (inglês)
Língua inglesa
Artes
Língua adicional
Additional language
Project based learning
Interdisciplinarity
Didactic sequence
dc.subject.eng.fl_str_mv Additional language
Project based learning
Interdisciplinarity
Didactic sequence
description Os projetos interdisciplinares têm sido apontados como práticas desejáveis para o desenvolvimento de conhecimento relevante para os alunos por aproximar o conteúdo asua realidade. Nessa perspectiva, este artigo relata a experiência com o desenvolvimento de um projeto pedagógico interdisciplinar, desenvolvido nas disciplinas de inglês e artes, durante o estágio de docência em língua inglesa, em uma turma de sexto ano de uma escola da rede pública de educação básica da região metropolitana de Porto Alegre, RS. A turma escolhida para a realização do projeto era composta por 26 alunos, com idades entre 11 e 15 anos, para os quais a disciplina de inglês seria oferecida pela primeira vez. O trabalho desenvolvido contou com a colaboração das professoras de inglês e artes. Apesar de a professora de inglês informar que utilizava o livro didático Alive!, autorizou a utilização do material especialmente elaborado para o projeto aqui descrito. A sequência didática foi planejada dentro da abordagem de projetos de trabalho, uma proposta colaborativamente construída e organizada com a participação de professores e alunos. Schlatter & Garcez (2012) sugerem a organização do currículopor eixos temáticos para o favorecimento do trabalho interdisciplinar. Para os autores, as metas e o compromisso do ensino na escola são promover o autoconhecimento, o letramento e a interdisciplinaridade para que os alunos possam participar de discursos que se organizam a partir da escrita em português e em inglês. O projeto aqui descrito foi planejado e desenhado previamente, mas construído aula a aula, culminando na encenação de um texto teatral, escrito pelos alunos, e em um livro contendo as históriasencenadas. O projeto foi desenvolvido em 11 aulas de inglês e três aulas de artes. Este artigo apresenta o desenvolvimento do projeto e, com base nos estudos sobre interdisciplinaridade
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-24T03:39:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259422
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-9979
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168796
identifier_str_mv 1983-9979
001168796
url http://hdl.handle.net/10183/259422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Prolíngua. João Pessoa, PB. Vol. 13, n. 2 (ago./dez. 2018), p. 21-36
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259422/2/001168796.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259422/1/001168796.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d6a7c55a4ea07dc3bf736dee4ad0966
ac4497ec39b412ce12169b2719ab2c6a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225089960640512