Heróis em quadrinhos : a radioatividade a partir de uma perspectiva interdisciplinar no subprojeto PIBID interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramires, Júlia Razzolini
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148452
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso objetiva analisar se as atividades desenvolvidas de forma interdisciplinar, através das Histórias em Quadrinhos (HQs), sobre o tema radioatividade favoreceram a discussão, de forma integrada, dos conhecimentos químicos e físicos propostos. O presente trabalho objetiva também verificar as formas de contribuição das atividades realizadas na disciplina eletiva interdisciplinar “Heróis em quadrinhos: leituras interdisciplinares” para a apropriação dos saberes científicos e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita dos alunos, a partir dos trabalhos realizados ao longo do ano de 2015 no Colégio de Aplicação da UFRGS. Este projeto foi desenvolvido no âmbito do subprojeto PIBID Interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS (PIBID Intervale), o qual reúne bolsistas de diferentes áreas (Biologia, Filosofia, Física, Letras, Matemática e Química). Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo Investigação-Ação. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram o diário de campo da autora e os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pelos alunos: a criação de um super-herói ou heroína e a construção de uma HQ. A partir da análise dos resultados obtidos notou-se que o trabalho interdisciplinar com as HQs favoreceu em diversos momentos a discussão integrada dos conhecimentos físicos e químicos relativos à temática sobre radiações, assim como possibilitou o estabelecimento de relações afim de facilitar a apropriação e o contato inicial com o conhecimento científico. Além disso o trabalho com as HQs promoveu o engajamento emocional dos alunos e se mostrou uma ótima estratégia para a introdução de temas científicos, porém foi constatado que para apropriação do tema radioatividade é necessário mais tempo e acúmulo de saberes disciplinares.
id UFRGS-2_712d19594e9e2435a205825d328fc83b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148452
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ramires, Júlia RazzoliniSalgado, Tania Denise MiskinisSecco, Gisele Dalva2016-09-27T02:13:48Z2016http://hdl.handle.net/10183/148452001001583O presente trabalho de conclusão de curso objetiva analisar se as atividades desenvolvidas de forma interdisciplinar, através das Histórias em Quadrinhos (HQs), sobre o tema radioatividade favoreceram a discussão, de forma integrada, dos conhecimentos químicos e físicos propostos. O presente trabalho objetiva também verificar as formas de contribuição das atividades realizadas na disciplina eletiva interdisciplinar “Heróis em quadrinhos: leituras interdisciplinares” para a apropriação dos saberes científicos e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita dos alunos, a partir dos trabalhos realizados ao longo do ano de 2015 no Colégio de Aplicação da UFRGS. Este projeto foi desenvolvido no âmbito do subprojeto PIBID Interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS (PIBID Intervale), o qual reúne bolsistas de diferentes áreas (Biologia, Filosofia, Física, Letras, Matemática e Química). Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo Investigação-Ação. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram o diário de campo da autora e os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pelos alunos: a criação de um super-herói ou heroína e a construção de uma HQ. A partir da análise dos resultados obtidos notou-se que o trabalho interdisciplinar com as HQs favoreceu em diversos momentos a discussão integrada dos conhecimentos físicos e químicos relativos à temática sobre radiações, assim como possibilitou o estabelecimento de relações afim de facilitar a apropriação e o contato inicial com o conhecimento científico. Além disso o trabalho com as HQs promoveu o engajamento emocional dos alunos e se mostrou uma ótima estratégia para a introdução de temas científicos, porém foi constatado que para apropriação do tema radioatividade é necessário mais tempo e acúmulo de saberes disciplinares.This final term paper has the following goals: first it analyses if the activities developed in a interdisciplinary way can promote an integrated debate between chemistry and physics knowledge proposed by presenting Comics about radioactivity; second, it checks how the activities done in an elective interdisciplinary subject, “Heroes in Comics – interdisciplinary readings”, contribute to understand scientific knowledge, and to develop reading and writing abilities, by analyzing school-works done during 2015 at Aplicação School of UFRGS. This project was developed within PIBID´s interdisciplinary subproject, PIBID Intervale, which puts together students from different colleges (Biology, Philosophy, Physics, Humanities, Mathematics, and Chemistry) of Campus do Vale at UFRGS – a public university in Porto Alegre city, Brazil. A methodology of qualitative research was applied through investigation-action instruments, like the author´s field diary, and the works done by the students during the school year, such as create a super hero (male or female) and a comic. Analyzing the results, it was possible to note that on various occasions the interdisciplinary work with comics favored the integrated debate of chemistry and physics knowledge about radiation, as well as enabled to establish relations in order to make easier appropriation and an initial contact with scientific knowledge. Besides, working with Comics promoted an emotional engagement of the students, and it proved to be a great strategy to introduce scientific themes. However, more time and accumulation of school-subjects knowledge about radioactivity are necessary in order that this theme can be appropriated by the students.application/pdfporEnsino de quimicaInterdisciplinaridadeRadioatividadeInterdisciplinarityRadioactivityPIBIDComicsHeróis em quadrinhos : a radioatividade a partir de uma perspectiva interdisciplinar no subprojeto PIBID interdisciplinar Campus do Vale da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2016Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001583.pdf001001583.pdfTexto completoapplication/pdf4778838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148452/1/001001583.pdf806bc6bc7cfdda7f417c611d6397ce08MD51TEXT001001583.pdf.txt001001583.pdf.txtExtracted Texttext/plain110649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148452/2/001001583.pdf.txtf603e6f52e855bb60fb913a054e13b7fMD52THUMBNAIL001001583.pdf.jpg001001583.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148452/3/001001583.pdf.jpgb38e8b946105c2bcb20e094ba339180eMD5310183/1484522018-10-29 08:58:01.174oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148452Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:58:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Heróis em quadrinhos : a radioatividade a partir de uma perspectiva interdisciplinar no subprojeto PIBID interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS
title Heróis em quadrinhos : a radioatividade a partir de uma perspectiva interdisciplinar no subprojeto PIBID interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS
spellingShingle Heróis em quadrinhos : a radioatividade a partir de uma perspectiva interdisciplinar no subprojeto PIBID interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS
Ramires, Júlia Razzolini
Ensino de quimica
Interdisciplinaridade
Radioatividade
Interdisciplinarity
Radioactivity
PIBID
Comics
title_short Heróis em quadrinhos : a radioatividade a partir de uma perspectiva interdisciplinar no subprojeto PIBID interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS
title_full Heróis em quadrinhos : a radioatividade a partir de uma perspectiva interdisciplinar no subprojeto PIBID interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS
title_fullStr Heróis em quadrinhos : a radioatividade a partir de uma perspectiva interdisciplinar no subprojeto PIBID interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS
title_full_unstemmed Heróis em quadrinhos : a radioatividade a partir de uma perspectiva interdisciplinar no subprojeto PIBID interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS
title_sort Heróis em quadrinhos : a radioatividade a partir de uma perspectiva interdisciplinar no subprojeto PIBID interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS
author Ramires, Júlia Razzolini
author_facet Ramires, Júlia Razzolini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramires, Júlia Razzolini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Secco, Gisele Dalva
contributor_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
Secco, Gisele Dalva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de quimica
Interdisciplinaridade
Radioatividade
topic Ensino de quimica
Interdisciplinaridade
Radioatividade
Interdisciplinarity
Radioactivity
PIBID
Comics
dc.subject.eng.fl_str_mv Interdisciplinarity
Radioactivity
PIBID
Comics
description O presente trabalho de conclusão de curso objetiva analisar se as atividades desenvolvidas de forma interdisciplinar, através das Histórias em Quadrinhos (HQs), sobre o tema radioatividade favoreceram a discussão, de forma integrada, dos conhecimentos químicos e físicos propostos. O presente trabalho objetiva também verificar as formas de contribuição das atividades realizadas na disciplina eletiva interdisciplinar “Heróis em quadrinhos: leituras interdisciplinares” para a apropriação dos saberes científicos e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita dos alunos, a partir dos trabalhos realizados ao longo do ano de 2015 no Colégio de Aplicação da UFRGS. Este projeto foi desenvolvido no âmbito do subprojeto PIBID Interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS (PIBID Intervale), o qual reúne bolsistas de diferentes áreas (Biologia, Filosofia, Física, Letras, Matemática e Química). Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo Investigação-Ação. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram o diário de campo da autora e os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pelos alunos: a criação de um super-herói ou heroína e a construção de uma HQ. A partir da análise dos resultados obtidos notou-se que o trabalho interdisciplinar com as HQs favoreceu em diversos momentos a discussão integrada dos conhecimentos físicos e químicos relativos à temática sobre radiações, assim como possibilitou o estabelecimento de relações afim de facilitar a apropriação e o contato inicial com o conhecimento científico. Além disso o trabalho com as HQs promoveu o engajamento emocional dos alunos e se mostrou uma ótima estratégia para a introdução de temas científicos, porém foi constatado que para apropriação do tema radioatividade é necessário mais tempo e acúmulo de saberes disciplinares.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-27T02:13:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148452
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001583
url http://hdl.handle.net/10183/148452
identifier_str_mv 001001583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148452/1/001001583.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148452/2/001001583.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148452/3/001001583.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 806bc6bc7cfdda7f417c611d6397ce08
f603e6f52e855bb60fb913a054e13b7f
b38e8b946105c2bcb20e094ba339180e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447182906490880