Chapeuzinho vermelho : uma perspectiva no combate à violência infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vera Lúcia Reinert de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Everaldo da, Amorim, Wellington Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250645
Resumo: A violência no contexto infantil é uma realidade que abala o cotidiano no qual estamos inseridos. É mister a necessidade de se promover ações que possibilitem que essa realidade possa ser modificada e que as vítimas vislumbrem formas de manifestação. O presente artigo tem por objetivo reconhecer que o conto da Chapeuzinho Vermelho pode servir como suporte no combate à violência infantil, de forma que a criança se sinta confortável e segura para expor situações concretas de perigo. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi uma pesquisa bibliográfica. Como base teórica se fundamentou nos autores Silva (2013), Coelho (1999), Amarilha (2002) e Corso (2006), dentre outros, que apresentam subsídios para a delimitação e apresentação do tema. Além disso, o artigo reflete o que está descrito na Base Nacional Comum Curricular e no Estatuto da Criança e do Adolescente, procurando contemplar algumas áreas temáticas orientadas pela SED/SC, do curso de especialização em Educação e Segurança Humana. Considera-se que a literatura contribui para a apresentação do mundo para os sujeitos e que, a partir dela, é possível analisar diferentes quadros, dentre estes o da violência infantil.
id UFRGS-2_71581c089e58d66a7ab4af497ef7f54a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250645
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Vera Lúcia Reinert deSilva, Everaldo daAmorim, Wellington Lima2022-11-04T04:37:07Z20212177-742Xhttp://hdl.handle.net/10183/250645001152646A violência no contexto infantil é uma realidade que abala o cotidiano no qual estamos inseridos. É mister a necessidade de se promover ações que possibilitem que essa realidade possa ser modificada e que as vítimas vislumbrem formas de manifestação. O presente artigo tem por objetivo reconhecer que o conto da Chapeuzinho Vermelho pode servir como suporte no combate à violência infantil, de forma que a criança se sinta confortável e segura para expor situações concretas de perigo. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi uma pesquisa bibliográfica. Como base teórica se fundamentou nos autores Silva (2013), Coelho (1999), Amarilha (2002) e Corso (2006), dentre outros, que apresentam subsídios para a delimitação e apresentação do tema. Além disso, o artigo reflete o que está descrito na Base Nacional Comum Curricular e no Estatuto da Criança e do Adolescente, procurando contemplar algumas áreas temáticas orientadas pela SED/SC, do curso de especialização em Educação e Segurança Humana. Considera-se que a literatura contribui para a apresentação do mundo para os sujeitos e que, a partir dela, é possível analisar diferentes quadros, dentre estes o da violência infantil.La violencia en el contexto de la niñez es una realidad que sacude la vida cotidiana en la que estamos insertos, es necesario impulsar acciones que permitan modificar esta realidad y que las víctimas visualicen formas de manifestación. Este artículo tiene como objetivo reconocer que la historia de Caperucita Roja puede servir de apoyo en la lucha contra la violencia infantil, para que el niño se sienta cómodo y seguro para exponer situaciones concretas de peligro. La metodología adoptada para el desarrollo de este estudio fue una investigación bibliográfica. Como base teórica, se basó en los autores Silva (2013), Coelho (1999), Amarilha (2002) y Corso (2006), entre otros, quienes presentan subsidios para la delimitación y presentación del tema. Además, el artículo refleja lo descrito en la Base Curricular Nacional Común y en el Estatuto de la Niñez y la Adolescencia, buscando contemplar algunas áreas temáticas orientadas por la SED / SC, del curso de especialización en Educación y Seguridad Humana. Se considera que la literatura contribuye a la presentación del mundo a los sujetos y que, a partir de ella, es posible analizar diferentes escenarios, incluido el de la violencia infantil.application/pdfporRevista da UNIFEBE. Blumenau. Vol. 1, n. 25 (2021), p. 9-26.Violência : CriançaLiteratura infantilEstatuto da criança e do adolescenteViolencia infantilCaperucita rojaLiteratura infantilBNCCEstatuto del niño y del adolescenteChapeuzinho vermelho : uma perspectiva no combate à violência infantilLittle red hat: una perspectiva en la lucha contra la violencia infantilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152646.pdf.txt001152646.pdf.txtExtracted Texttext/plain56894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250645/2/001152646.pdf.txt6e78acf32d67428321f6c5ec3fab1731MD52ORIGINAL001152646.pdfTexto completoapplication/pdf765513http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250645/1/001152646.pdf5ccf7b3c7289ec031785315f10754b41MD5110183/2506452022-11-05 04:49:48.533862oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250645Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T07:49:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Chapeuzinho vermelho : uma perspectiva no combate à violência infantil
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Little red hat: una perspectiva en la lucha contra la violencia infantil
title Chapeuzinho vermelho : uma perspectiva no combate à violência infantil
spellingShingle Chapeuzinho vermelho : uma perspectiva no combate à violência infantil
Souza, Vera Lúcia Reinert de
Violência : Criança
Literatura infantil
Estatuto da criança e do adolescente
Violencia infantil
Caperucita roja
Literatura infantil
BNCC
Estatuto del niño y del adolescente
title_short Chapeuzinho vermelho : uma perspectiva no combate à violência infantil
title_full Chapeuzinho vermelho : uma perspectiva no combate à violência infantil
title_fullStr Chapeuzinho vermelho : uma perspectiva no combate à violência infantil
title_full_unstemmed Chapeuzinho vermelho : uma perspectiva no combate à violência infantil
title_sort Chapeuzinho vermelho : uma perspectiva no combate à violência infantil
author Souza, Vera Lúcia Reinert de
author_facet Souza, Vera Lúcia Reinert de
Silva, Everaldo da
Amorim, Wellington Lima
author_role author
author2 Silva, Everaldo da
Amorim, Wellington Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vera Lúcia Reinert de
Silva, Everaldo da
Amorim, Wellington Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Violência : Criança
Literatura infantil
Estatuto da criança e do adolescente
topic Violência : Criança
Literatura infantil
Estatuto da criança e do adolescente
Violencia infantil
Caperucita roja
Literatura infantil
BNCC
Estatuto del niño y del adolescente
dc.subject.spa.fl_str_mv Violencia infantil
Caperucita roja
Literatura infantil
BNCC
Estatuto del niño y del adolescente
description A violência no contexto infantil é uma realidade que abala o cotidiano no qual estamos inseridos. É mister a necessidade de se promover ações que possibilitem que essa realidade possa ser modificada e que as vítimas vislumbrem formas de manifestação. O presente artigo tem por objetivo reconhecer que o conto da Chapeuzinho Vermelho pode servir como suporte no combate à violência infantil, de forma que a criança se sinta confortável e segura para expor situações concretas de perigo. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi uma pesquisa bibliográfica. Como base teórica se fundamentou nos autores Silva (2013), Coelho (1999), Amarilha (2002) e Corso (2006), dentre outros, que apresentam subsídios para a delimitação e apresentação do tema. Além disso, o artigo reflete o que está descrito na Base Nacional Comum Curricular e no Estatuto da Criança e do Adolescente, procurando contemplar algumas áreas temáticas orientadas pela SED/SC, do curso de especialização em Educação e Segurança Humana. Considera-se que a literatura contribui para a apresentação do mundo para os sujeitos e que, a partir dela, é possível analisar diferentes quadros, dentre estes o da violência infantil.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-04T04:37:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250645
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-742X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001152646
identifier_str_mv 2177-742X
001152646
url http://hdl.handle.net/10183/250645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da UNIFEBE. Blumenau. Vol. 1, n. 25 (2021), p. 9-26.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250645/2/001152646.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250645/1/001152646.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e78acf32d67428321f6c5ec3fab1731
5ccf7b3c7289ec031785315f10754b41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225073333370880