Falando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Suzane Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204644
Resumo: Falando do coletivo, falando da outra, falando de si, falando a mesma língua: um trabalho que aborda as experiências de uma professora que se descobre poeta e MC e investiga as provocações deste “entre lugar’ marcado pela relação universidade/periferia. Partindo das vivências como oficineira em projetos sociais promovidos pelo Ministério da Educação nos anos finais do Ensino Fundamental de escolas públicas de Esteio (RS), a pesquisa considera as possibilidades de diálogo entre diversos aspectos da prática docente e da cultura hip hop – sobretudo da figura do Mestre de Cerimônias que emerge nesse contexto. Uma prática que busca encontrar e reconhecer meios sensíveis de aproximar realidades, assim como despertar a vontade e prazer na produção artística de si mesmo. Inspirada no princípio da autonomia no processo de construção do conhecimento, as pedagogias que são constituídas pela professora – e na professora – convergem com o aspecto autoral da poesia e do depoimento, característico do rap. Uma investigação sobre ser professora-artista, ser autora, ser promotora de diálogos.
id UFRGS-2_716379a116a2bc9640c2e4c76ea82cdb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204644
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cardoso, Suzane RodriguesFagundes, Silvia Patricia2020-01-18T04:17:40Z2019http://hdl.handle.net/10183/204644001109948Falando do coletivo, falando da outra, falando de si, falando a mesma língua: um trabalho que aborda as experiências de uma professora que se descobre poeta e MC e investiga as provocações deste “entre lugar’ marcado pela relação universidade/periferia. Partindo das vivências como oficineira em projetos sociais promovidos pelo Ministério da Educação nos anos finais do Ensino Fundamental de escolas públicas de Esteio (RS), a pesquisa considera as possibilidades de diálogo entre diversos aspectos da prática docente e da cultura hip hop – sobretudo da figura do Mestre de Cerimônias que emerge nesse contexto. Uma prática que busca encontrar e reconhecer meios sensíveis de aproximar realidades, assim como despertar a vontade e prazer na produção artística de si mesmo. Inspirada no princípio da autonomia no processo de construção do conhecimento, as pedagogias que são constituídas pela professora – e na professora – convergem com o aspecto autoral da poesia e do depoimento, característico do rap. Uma investigação sobre ser professora-artista, ser autora, ser promotora de diálogos.Talking about the collective, talking about the other, talking about oneself, speaking the same language: a text that addresses the experiences of a teacher who discovers herself as a poet and MC and investigates the provocations of this "between place" marked by the university/periphery relationship. Starting from the experiences as a teacher in social projects promoted by the Ministry of Education in the final years of public Elementary School of Esteio (RS), the research considers the possibilities of dialogue between various aspects of teaching practice and hip hop culture - especially the figure of the Master of Ceremonies that emerges in this context. A practice that seeks to find and recognize sensitive ways to bring realities closer together, as well as to awaken the will and pleasure in artistic production of oneself. Inspired by the principle of autonomy in the process of knowledge construction, the pedagogies that are constituted by the teacher - and in the teacher - converge with the authorial aspect of poetry and testimony, elements of rap. An investigation about being a teacher-artist, being an author, being a promoter of dialogues.application/pdfporHip hopEscolaTeatroProfessorArtistaHip hopMC SchoolTheaterArtist teacherFalando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109948.pdf.txt001109948.pdf.txtExtracted Texttext/plain117371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204644/2/001109948.pdf.txtbd6778c1c29eacf5bfee6f7214866e9bMD52ORIGINAL001109948.pdfTexto completoapplication/pdf2234764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204644/1/001109948.pdf59160dc54366e317082aea9c56449bbeMD5110183/2046442021-05-07 05:14:54.115988oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204644Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:14:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Falando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MC
title Falando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MC
spellingShingle Falando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MC
Cardoso, Suzane Rodrigues
Hip hop
Escola
Teatro
Professor
Artista
Hip hop
MC School
Theater
Artist teacher
title_short Falando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MC
title_full Falando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MC
title_fullStr Falando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MC
title_full_unstemmed Falando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MC
title_sort Falando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MC
author Cardoso, Suzane Rodrigues
author_facet Cardoso, Suzane Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Suzane Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fagundes, Silvia Patricia
contributor_str_mv Fagundes, Silvia Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Hip hop
Escola
Teatro
Professor
Artista
topic Hip hop
Escola
Teatro
Professor
Artista
Hip hop
MC School
Theater
Artist teacher
dc.subject.eng.fl_str_mv Hip hop
MC School
Theater
Artist teacher
description Falando do coletivo, falando da outra, falando de si, falando a mesma língua: um trabalho que aborda as experiências de uma professora que se descobre poeta e MC e investiga as provocações deste “entre lugar’ marcado pela relação universidade/periferia. Partindo das vivências como oficineira em projetos sociais promovidos pelo Ministério da Educação nos anos finais do Ensino Fundamental de escolas públicas de Esteio (RS), a pesquisa considera as possibilidades de diálogo entre diversos aspectos da prática docente e da cultura hip hop – sobretudo da figura do Mestre de Cerimônias que emerge nesse contexto. Uma prática que busca encontrar e reconhecer meios sensíveis de aproximar realidades, assim como despertar a vontade e prazer na produção artística de si mesmo. Inspirada no princípio da autonomia no processo de construção do conhecimento, as pedagogias que são constituídas pela professora – e na professora – convergem com o aspecto autoral da poesia e do depoimento, característico do rap. Uma investigação sobre ser professora-artista, ser autora, ser promotora de diálogos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-18T04:17:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204644
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109948
url http://hdl.handle.net/10183/204644
identifier_str_mv 001109948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204644/2/001109948.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204644/1/001109948.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bd6778c1c29eacf5bfee6f7214866e9b
59160dc54366e317082aea9c56449bbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224591018819584