Falando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204644 |
Resumo: | Falando do coletivo, falando da outra, falando de si, falando a mesma língua: um trabalho que aborda as experiências de uma professora que se descobre poeta e MC e investiga as provocações deste “entre lugar’ marcado pela relação universidade/periferia. Partindo das vivências como oficineira em projetos sociais promovidos pelo Ministério da Educação nos anos finais do Ensino Fundamental de escolas públicas de Esteio (RS), a pesquisa considera as possibilidades de diálogo entre diversos aspectos da prática docente e da cultura hip hop – sobretudo da figura do Mestre de Cerimônias que emerge nesse contexto. Uma prática que busca encontrar e reconhecer meios sensíveis de aproximar realidades, assim como despertar a vontade e prazer na produção artística de si mesmo. Inspirada no princípio da autonomia no processo de construção do conhecimento, as pedagogias que são constituídas pela professora – e na professora – convergem com o aspecto autoral da poesia e do depoimento, característico do rap. Uma investigação sobre ser professora-artista, ser autora, ser promotora de diálogos. |
id |
UFRGS-2_716379a116a2bc9640c2e4c76ea82cdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204644 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cardoso, Suzane RodriguesFagundes, Silvia Patricia2020-01-18T04:17:40Z2019http://hdl.handle.net/10183/204644001109948Falando do coletivo, falando da outra, falando de si, falando a mesma língua: um trabalho que aborda as experiências de uma professora que se descobre poeta e MC e investiga as provocações deste “entre lugar’ marcado pela relação universidade/periferia. Partindo das vivências como oficineira em projetos sociais promovidos pelo Ministério da Educação nos anos finais do Ensino Fundamental de escolas públicas de Esteio (RS), a pesquisa considera as possibilidades de diálogo entre diversos aspectos da prática docente e da cultura hip hop – sobretudo da figura do Mestre de Cerimônias que emerge nesse contexto. Uma prática que busca encontrar e reconhecer meios sensíveis de aproximar realidades, assim como despertar a vontade e prazer na produção artística de si mesmo. Inspirada no princípio da autonomia no processo de construção do conhecimento, as pedagogias que são constituídas pela professora – e na professora – convergem com o aspecto autoral da poesia e do depoimento, característico do rap. Uma investigação sobre ser professora-artista, ser autora, ser promotora de diálogos.Talking about the collective, talking about the other, talking about oneself, speaking the same language: a text that addresses the experiences of a teacher who discovers herself as a poet and MC and investigates the provocations of this "between place" marked by the university/periphery relationship. Starting from the experiences as a teacher in social projects promoted by the Ministry of Education in the final years of public Elementary School of Esteio (RS), the research considers the possibilities of dialogue between various aspects of teaching practice and hip hop culture - especially the figure of the Master of Ceremonies that emerges in this context. A practice that seeks to find and recognize sensitive ways to bring realities closer together, as well as to awaken the will and pleasure in artistic production of oneself. Inspired by the principle of autonomy in the process of knowledge construction, the pedagogies that are constituted by the teacher - and in the teacher - converge with the authorial aspect of poetry and testimony, elements of rap. An investigation about being a teacher-artist, being an author, being a promoter of dialogues.application/pdfporHip hopEscolaTeatroProfessorArtistaHip hopMC SchoolTheaterArtist teacherFalando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109948.pdf.txt001109948.pdf.txtExtracted Texttext/plain117371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204644/2/001109948.pdf.txtbd6778c1c29eacf5bfee6f7214866e9bMD52ORIGINAL001109948.pdfTexto completoapplication/pdf2234764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204644/1/001109948.pdf59160dc54366e317082aea9c56449bbeMD5110183/2046442021-05-07 05:14:54.115988oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204644Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:14:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Falando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MC |
title |
Falando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MC |
spellingShingle |
Falando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MC Cardoso, Suzane Rodrigues Hip hop Escola Teatro Professor Artista Hip hop MC School Theater Artist teacher |
title_short |
Falando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MC |
title_full |
Falando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MC |
title_fullStr |
Falando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MC |
title_full_unstemmed |
Falando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MC |
title_sort |
Falando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MC |
author |
Cardoso, Suzane Rodrigues |
author_facet |
Cardoso, Suzane Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Suzane Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fagundes, Silvia Patricia |
contributor_str_mv |
Fagundes, Silvia Patricia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hip hop Escola Teatro Professor Artista |
topic |
Hip hop Escola Teatro Professor Artista Hip hop MC School Theater Artist teacher |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Hip hop MC School Theater Artist teacher |
description |
Falando do coletivo, falando da outra, falando de si, falando a mesma língua: um trabalho que aborda as experiências de uma professora que se descobre poeta e MC e investiga as provocações deste “entre lugar’ marcado pela relação universidade/periferia. Partindo das vivências como oficineira em projetos sociais promovidos pelo Ministério da Educação nos anos finais do Ensino Fundamental de escolas públicas de Esteio (RS), a pesquisa considera as possibilidades de diálogo entre diversos aspectos da prática docente e da cultura hip hop – sobretudo da figura do Mestre de Cerimônias que emerge nesse contexto. Uma prática que busca encontrar e reconhecer meios sensíveis de aproximar realidades, assim como despertar a vontade e prazer na produção artística de si mesmo. Inspirada no princípio da autonomia no processo de construção do conhecimento, as pedagogias que são constituídas pela professora – e na professora – convergem com o aspecto autoral da poesia e do depoimento, característico do rap. Uma investigação sobre ser professora-artista, ser autora, ser promotora de diálogos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-18T04:17:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204644 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001109948 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204644 |
identifier_str_mv |
001109948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204644/2/001109948.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204644/1/001109948.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd6778c1c29eacf5bfee6f7214866e9b 59160dc54366e317082aea9c56449bbe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224591018819584 |