Deambulando entre símbolos e corpos: uma prática educativa em dança inspirada pelo maçambique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/185850 |
Resumo: | O presente artigo foi construído a partir das reflexões acerca de uma prática educativa que envolve a aprendizagem com inspiração na festa do Maçambique da cidade de Osório/RS. Por meio deste estudo, objetiva-se discutir sobre a estruturação de um espaço de aprendizagem de dança que possibilite a construção de movimentos, no corpo, impregnados das histórias e dos símbolos que compõem a manifestação cultural em questão. Assim, discutiu-se sobre essa prática como geradora de expressão e movimentos pela possibilidade de cada sujeito organizar-se frente às referências do Maçambique acessadas durante a atividade. Por fim, discute-se algumas questões epistemológicas que permeiam estas perspectivas de corpo e de aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_717818980be1be29f34abfc8b66f8a70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185850 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bauermann, LauraUmann, Jair Felipe Bonatto2018-12-05T02:43:37Z20181518-5370http://hdl.handle.net/10183/185850001079369O presente artigo foi construído a partir das reflexões acerca de uma prática educativa que envolve a aprendizagem com inspiração na festa do Maçambique da cidade de Osório/RS. Por meio deste estudo, objetiva-se discutir sobre a estruturação de um espaço de aprendizagem de dança que possibilite a construção de movimentos, no corpo, impregnados das histórias e dos símbolos que compõem a manifestação cultural em questão. Assim, discutiu-se sobre essa prática como geradora de expressão e movimentos pela possibilidade de cada sujeito organizar-se frente às referências do Maçambique acessadas durante a atividade. Por fim, discute-se algumas questões epistemológicas que permeiam estas perspectivas de corpo e de aprendizagem.This article is based on reflections about an educational practice involving learning with inspiration in the festival of Maçambique that takes place in the city of Osório/RS. Through the study we aim to discuss the structuring of a dance learning space that allows the construction of movements, at the body, impregnated with the stories and symbols that make up the cultural manifestation in question. Thus, we Investigate how this practice can result in the expression of movements that are generated by how each subject organizes itself related to the references of Maçambique that are accessed during an activity. Finally, we discuss some epistemological issues that permeate this perspective of body and learning.El presente artículo fue construido a partir de las reflexiones acerca de una práctica educativa que implica El aprendizaje com inspiración em La fiesta Del Maçambique de la ciudad de Osório/RS. En la pesquisa se objetiva discutir sobre La estructuración de um espacio de aprendizaje de danza que posibilite La construcción de movimientos, em el cuerpo, impregnados de las historias y símbolos que componen La manifestación cultural em cuestión. Así, se ha investigado cómo esta práctica puede resultar em la expresión de movimientos que son generados por la forma en que cada sujeto se organiza frente a las referencias del Maçambique que son accedidas durante La actividad. Por último, se discute algunas cuestiones epistemológicas que permean esta perspectiva de cuerpo y aprendizaje.application/pdfporTeias. Rio de Janeiro. Vol. 19, n. 54 (jul./set. 2018), p.382-395Dança popularCorpoAprendizagemPopular danceBodyEducationDanzas popularesCuerpoEducaciónDeambulando entre símbolos e corpos: uma prática educativa em dança inspirada pelo maçambiqueWandering between symbols and bodies: an educational practice in dance inspired by maçambiqueDeambulando entre símbolos y cuerpos: una práctica educativa en danza inspirada por el maçambiqueinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001079369.pdf.txt001079369.pdf.txtExtracted Texttext/plain37015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185850/2/001079369.pdf.txt68535882bd82a4daf78537e06fc60724MD52ORIGINAL001079369.pdfTexto completoapplication/pdf371731http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185850/1/001079369.pdf2896cd775f6034078ca6136bbd8f9616MD5110183/1858502018-12-06 02:43:30.467698oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185850Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-12-06T04:43:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Deambulando entre símbolos e corpos: uma prática educativa em dança inspirada pelo maçambique |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Wandering between symbols and bodies: an educational practice in dance inspired by maçambique |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Deambulando entre símbolos y cuerpos: una práctica educativa en danza inspirada por el maçambique |
title |
Deambulando entre símbolos e corpos: uma prática educativa em dança inspirada pelo maçambique |
spellingShingle |
Deambulando entre símbolos e corpos: uma prática educativa em dança inspirada pelo maçambique Bauermann, Laura Dança popular Corpo Aprendizagem Popular dance Body Education Danzas populares Cuerpo Educación |
title_short |
Deambulando entre símbolos e corpos: uma prática educativa em dança inspirada pelo maçambique |
title_full |
Deambulando entre símbolos e corpos: uma prática educativa em dança inspirada pelo maçambique |
title_fullStr |
Deambulando entre símbolos e corpos: uma prática educativa em dança inspirada pelo maçambique |
title_full_unstemmed |
Deambulando entre símbolos e corpos: uma prática educativa em dança inspirada pelo maçambique |
title_sort |
Deambulando entre símbolos e corpos: uma prática educativa em dança inspirada pelo maçambique |
author |
Bauermann, Laura |
author_facet |
Bauermann, Laura Umann, Jair Felipe Bonatto |
author_role |
author |
author2 |
Umann, Jair Felipe Bonatto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bauermann, Laura Umann, Jair Felipe Bonatto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança popular Corpo Aprendizagem |
topic |
Dança popular Corpo Aprendizagem Popular dance Body Education Danzas populares Cuerpo Educación |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Popular dance Body Education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Danzas populares Cuerpo Educación |
description |
O presente artigo foi construído a partir das reflexões acerca de uma prática educativa que envolve a aprendizagem com inspiração na festa do Maçambique da cidade de Osório/RS. Por meio deste estudo, objetiva-se discutir sobre a estruturação de um espaço de aprendizagem de dança que possibilite a construção de movimentos, no corpo, impregnados das histórias e dos símbolos que compõem a manifestação cultural em questão. Assim, discutiu-se sobre essa prática como geradora de expressão e movimentos pela possibilidade de cada sujeito organizar-se frente às referências do Maçambique acessadas durante a atividade. Por fim, discute-se algumas questões epistemológicas que permeiam estas perspectivas de corpo e de aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-05T02:43:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/185850 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-5370 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001079369 |
identifier_str_mv |
1518-5370 001079369 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/185850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Teias. Rio de Janeiro. Vol. 19, n. 54 (jul./set. 2018), p.382-395 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185850/2/001079369.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185850/1/001079369.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
68535882bd82a4daf78537e06fc60724 2896cd775f6034078ca6136bbd8f9616 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447675597750272 |