Orquestrando o caos : o ensino de pronúncia de língua estrangeira à luz do paradigma da complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kupske, Felipe Flores
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves, Ubiratã Kickhöfel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172791
Resumo: No presente trabalho, propomos uma reflexão teórica sobre o ensino de pronúncia de língua estrangeira à luz da Teoria da Complexidade (e.g., BECKNER et al., 2009). Para tanto, analisamos o framework para o ensino comunicativo proposto por Celce-Murcia et al. (1996) e Celce-Murcia et al. (2010), tendo como base os Sistemas Adaptativos Complexos. Nesta análise, fica colocado que o modelo proposto poderia vir a ser capaz de sustentar a metáfora da Complexidade aplicada à linguagem, por contemplar o fato de que múltiplos agentes devem interagir organicamente durante os processos de ensino e aprendizagem, e que o comportamento de um falante é gradualmente construído tendo como base suas experiências anteriores. Todavia, apontamos que apenas seguir os passos propostos pelo framework não garante que a dinamicidade se instaurará no ensino. Destacamos, então, o papel do profissional devidamente qualificado para implementar e orquestrar a Complexidade na sala de aula de língua estrangeira.
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spelling Kupske, Felipe FloresAlves, Ubiratã Kickhöfel2018-02-23T02:24:29Z20171415-8698http://hdl.handle.net/10183/172791001058391No presente trabalho, propomos uma reflexão teórica sobre o ensino de pronúncia de língua estrangeira à luz da Teoria da Complexidade (e.g., BECKNER et al., 2009). Para tanto, analisamos o framework para o ensino comunicativo proposto por Celce-Murcia et al. (1996) e Celce-Murcia et al. (2010), tendo como base os Sistemas Adaptativos Complexos. Nesta análise, fica colocado que o modelo proposto poderia vir a ser capaz de sustentar a metáfora da Complexidade aplicada à linguagem, por contemplar o fato de que múltiplos agentes devem interagir organicamente durante os processos de ensino e aprendizagem, e que o comportamento de um falante é gradualmente construído tendo como base suas experiências anteriores. Todavia, apontamos que apenas seguir os passos propostos pelo framework não garante que a dinamicidade se instaurará no ensino. Destacamos, então, o papel do profissional devidamente qualificado para implementar e orquestrar a Complexidade na sala de aula de língua estrangeira.In this paper, we propose a theoretical discussion on foreign language pronunciation teaching considering the Complexity Theory (e.g., BECKNER et al., 2009). To this end, we analyzed the framework for communicative pronunciation instruction proposed by Celce-Murcia et al. (1996) and Celce-Murcia et al. (2010), taking the Complex Adaptive Systems Theory as reference. In this analysis, the framework proposed is considered to be able to sustain the metaphor of Complexity applied to language, as it considers that multiple agents must interact in an organic manner during the teaching and learning processes, and that the behavior of a speaker is gradually built based on his past experiences. However, we point out that following the steps proposed in the framework does not necessarily guarantee the dynamicity needed in teaching. Therefore, we highlight the role of qualified professionals to implement and to orchestrate Complexity in the foreign language classroom.En el presente trabajo, proponemos una reflexión teórica sobre la enseñanza de pronunciación de lengua extranjera a la luz de la Teoría de la Complejidad (e.g., BECKNER et al., 2009). Para tal fin, analizamos el modelo para la enseñanza comunicativa propuesto por Celce-Murcia et al. (1996) y Celce-Murcia et al. (2010), teniendo como base los Sistemas Adaptativos Complejos. De nuestro análisis surge que el modelo propuesto podría ser capaz de sustentar la metáfora de la Complejidad aplicada al lenguaje, toda vez que contempla el hecho de que múltiples agentes deben interactuar orgánicamente durante los procesos de enseñanza y aprendizaje, así como que el comportamiento de un hablante es gradualmente construido teniendo como base sus experiencias anteriores. Sin embargo, apuntamos que apenas seguir los pasos propuestos por el modelo no garantiza que el mismo venga a instaurarse de una forma dinámica en la enseñanza. Destacamos, de esta forma, el papel del profesional debidamente cualificado para implementar y orquestar la Complejidad en las clases de lengua extranjera.application/pdfporFórum lingüístico. Florianópolis, SC. Vol. 14, n. 4 (2017), p. [2771]-2784PronúnciaTeoria da complexidadeSistemas adaptativosComplexity theoryComplex adaptive systemPronunciation teachingTeoría de la ComplejidadSistemas adaptativos complejosEnseñanza de pronunciaciónOrquestrando o caos : o ensino de pronúncia de língua estrangeira à luz do paradigma da complexidadeOrquestando el caos : la enseñanza de pronunciación de lengua extranjera a la luz del paradigma de la complejidadOrchestrating chaos : teaching foreign language pronunciation in the complexity paradigminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001058391.pdf001058391.pdfTexto completoapplication/pdf198675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172791/1/001058391.pdffb9e6aa34debd40abdd521cf15bf15ccMD51TEXT001058391.pdf.txt001058391.pdf.txtExtracted Texttext/plain60856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172791/2/001058391.pdf.txt493a419b9f146bcd14e14c1646954933MD52THUMBNAIL001058391.pdf.jpg001058391.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172791/3/001058391.pdf.jpga543dfb809e6056a7c7c09f1c345acb9MD5310183/1727912023-09-30 03:40:20.404666oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172791Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-30T06:40:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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