Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fochi, Matheus Thomas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78453
Resumo: O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade está envolto em uma cultura biologicista, emergida de uma sociedade que busca respostas biológicas a comportamentos socialmente indesejados. Tal cultura resulta em uma grande demanda de encaminhamentos de crianças para profissionais da saúde com queixas relacionadas à desatenção, alteração de comportamento, agitação, hiperatividade e dificuldade na aprendizagem. Com o objetivo de construir uma proposta informativo-educativa, com uma linguagem acessível, a partir de dados disponíveis na literatura e redes sociais, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Foram identificados e analisados o total de 13 artigos científicos, 02 dissertações de mestrado, 01 teses de doutorado, 01 trabalho de conclusão de especialização, 03 blogs, 06 vídeos, 08 reportagens e 06 sites. Com base no material pesquisado foi construída uma revisão de bibliografia a cerca do tema, subdivido em categorias específicas relacionadas aos ambientes em que a criança e o adolescente estão inseridos, como a escola e a família e por fim a medicalização utilizada nesses casos. Como resultado desse estudo foi possível então encontrar dicas, sugestões, ações pedagógicas como complemento ao tratamento médico e psicológico do TDAH. O material destina-se a pais, responsáveis e educadores que estão em fila de espera para atendimento psicológico de crianças com suspeita ou diagnóstico de TDAH. No intuito de orientar e informar na forma de lidar com essas crianças e/ou adolescentes.
id UFRGS-2_71e60da860541b964ed7173c53d89084
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78453
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fochi, Matheus ThomasReis, Roberta Alvarenga2013-09-28T01:51:23Z2013http://hdl.handle.net/10183/78453000899758O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade está envolto em uma cultura biologicista, emergida de uma sociedade que busca respostas biológicas a comportamentos socialmente indesejados. Tal cultura resulta em uma grande demanda de encaminhamentos de crianças para profissionais da saúde com queixas relacionadas à desatenção, alteração de comportamento, agitação, hiperatividade e dificuldade na aprendizagem. Com o objetivo de construir uma proposta informativo-educativa, com uma linguagem acessível, a partir de dados disponíveis na literatura e redes sociais, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Foram identificados e analisados o total de 13 artigos científicos, 02 dissertações de mestrado, 01 teses de doutorado, 01 trabalho de conclusão de especialização, 03 blogs, 06 vídeos, 08 reportagens e 06 sites. Com base no material pesquisado foi construída uma revisão de bibliografia a cerca do tema, subdivido em categorias específicas relacionadas aos ambientes em que a criança e o adolescente estão inseridos, como a escola e a família e por fim a medicalização utilizada nesses casos. Como resultado desse estudo foi possível então encontrar dicas, sugestões, ações pedagógicas como complemento ao tratamento médico e psicológico do TDAH. O material destina-se a pais, responsáveis e educadores que estão em fila de espera para atendimento psicológico de crianças com suspeita ou diagnóstico de TDAH. No intuito de orientar e informar na forma de lidar com essas crianças e/ou adolescentes.application/pdfporTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeMedicalizaçãoEducação em saúdeTranstorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000899758.pdf000899758.pdfTexto completoapplication/pdf679367http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78453/1/000899758.pdf28fb848ecd1b98c4599270de9d41cdf2MD51TEXT000899758.pdf.txt000899758.pdf.txtExtracted Texttext/plain75235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78453/2/000899758.pdf.txt1a72f5bb87ff13acd24c37a5b0195134MD52THUMBNAIL000899758.pdf.jpg000899758.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78453/3/000899758.pdf.jpg7e33f5983b59cf46b762a9b8f3f00563MD5310183/784532018-10-16 08:20:38.761oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78453Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:20:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa
title Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa
spellingShingle Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa
Fochi, Matheus Thomas
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Medicalização
Educação em saúde
title_short Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa
title_full Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa
title_fullStr Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa
title_full_unstemmed Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa
title_sort Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa
author Fochi, Matheus Thomas
author_facet Fochi, Matheus Thomas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fochi, Matheus Thomas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reis, Roberta Alvarenga
contributor_str_mv Reis, Roberta Alvarenga
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Medicalização
Educação em saúde
topic Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Medicalização
Educação em saúde
description O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade está envolto em uma cultura biologicista, emergida de uma sociedade que busca respostas biológicas a comportamentos socialmente indesejados. Tal cultura resulta em uma grande demanda de encaminhamentos de crianças para profissionais da saúde com queixas relacionadas à desatenção, alteração de comportamento, agitação, hiperatividade e dificuldade na aprendizagem. Com o objetivo de construir uma proposta informativo-educativa, com uma linguagem acessível, a partir de dados disponíveis na literatura e redes sociais, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Foram identificados e analisados o total de 13 artigos científicos, 02 dissertações de mestrado, 01 teses de doutorado, 01 trabalho de conclusão de especialização, 03 blogs, 06 vídeos, 08 reportagens e 06 sites. Com base no material pesquisado foi construída uma revisão de bibliografia a cerca do tema, subdivido em categorias específicas relacionadas aos ambientes em que a criança e o adolescente estão inseridos, como a escola e a família e por fim a medicalização utilizada nesses casos. Como resultado desse estudo foi possível então encontrar dicas, sugestões, ações pedagógicas como complemento ao tratamento médico e psicológico do TDAH. O material destina-se a pais, responsáveis e educadores que estão em fila de espera para atendimento psicológico de crianças com suspeita ou diagnóstico de TDAH. No intuito de orientar e informar na forma de lidar com essas crianças e/ou adolescentes.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-28T01:51:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/78453
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000899758
url http://hdl.handle.net/10183/78453
identifier_str_mv 000899758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78453/1/000899758.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78453/2/000899758.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78453/3/000899758.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 28fb848ecd1b98c4599270de9d41cdf2
1a72f5bb87ff13acd24c37a5b0195134
7e33f5983b59cf46b762a9b8f3f00563
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224454168117248