Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/78453 |
Resumo: | O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade está envolto em uma cultura biologicista, emergida de uma sociedade que busca respostas biológicas a comportamentos socialmente indesejados. Tal cultura resulta em uma grande demanda de encaminhamentos de crianças para profissionais da saúde com queixas relacionadas à desatenção, alteração de comportamento, agitação, hiperatividade e dificuldade na aprendizagem. Com o objetivo de construir uma proposta informativo-educativa, com uma linguagem acessível, a partir de dados disponíveis na literatura e redes sociais, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Foram identificados e analisados o total de 13 artigos científicos, 02 dissertações de mestrado, 01 teses de doutorado, 01 trabalho de conclusão de especialização, 03 blogs, 06 vídeos, 08 reportagens e 06 sites. Com base no material pesquisado foi construída uma revisão de bibliografia a cerca do tema, subdivido em categorias específicas relacionadas aos ambientes em que a criança e o adolescente estão inseridos, como a escola e a família e por fim a medicalização utilizada nesses casos. Como resultado desse estudo foi possível então encontrar dicas, sugestões, ações pedagógicas como complemento ao tratamento médico e psicológico do TDAH. O material destina-se a pais, responsáveis e educadores que estão em fila de espera para atendimento psicológico de crianças com suspeita ou diagnóstico de TDAH. No intuito de orientar e informar na forma de lidar com essas crianças e/ou adolescentes. |
id |
UFRGS-2_71e60da860541b964ed7173c53d89084 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78453 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fochi, Matheus ThomasReis, Roberta Alvarenga2013-09-28T01:51:23Z2013http://hdl.handle.net/10183/78453000899758O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade está envolto em uma cultura biologicista, emergida de uma sociedade que busca respostas biológicas a comportamentos socialmente indesejados. Tal cultura resulta em uma grande demanda de encaminhamentos de crianças para profissionais da saúde com queixas relacionadas à desatenção, alteração de comportamento, agitação, hiperatividade e dificuldade na aprendizagem. Com o objetivo de construir uma proposta informativo-educativa, com uma linguagem acessível, a partir de dados disponíveis na literatura e redes sociais, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Foram identificados e analisados o total de 13 artigos científicos, 02 dissertações de mestrado, 01 teses de doutorado, 01 trabalho de conclusão de especialização, 03 blogs, 06 vídeos, 08 reportagens e 06 sites. Com base no material pesquisado foi construída uma revisão de bibliografia a cerca do tema, subdivido em categorias específicas relacionadas aos ambientes em que a criança e o adolescente estão inseridos, como a escola e a família e por fim a medicalização utilizada nesses casos. Como resultado desse estudo foi possível então encontrar dicas, sugestões, ações pedagógicas como complemento ao tratamento médico e psicológico do TDAH. O material destina-se a pais, responsáveis e educadores que estão em fila de espera para atendimento psicológico de crianças com suspeita ou diagnóstico de TDAH. No intuito de orientar e informar na forma de lidar com essas crianças e/ou adolescentes.application/pdfporTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeMedicalizaçãoEducação em saúdeTranstorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000899758.pdf000899758.pdfTexto completoapplication/pdf679367http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78453/1/000899758.pdf28fb848ecd1b98c4599270de9d41cdf2MD51TEXT000899758.pdf.txt000899758.pdf.txtExtracted Texttext/plain75235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78453/2/000899758.pdf.txt1a72f5bb87ff13acd24c37a5b0195134MD52THUMBNAIL000899758.pdf.jpg000899758.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78453/3/000899758.pdf.jpg7e33f5983b59cf46b762a9b8f3f00563MD5310183/784532018-10-16 08:20:38.761oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78453Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:20:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa |
title |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa |
spellingShingle |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa Fochi, Matheus Thomas Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Medicalização Educação em saúde |
title_short |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa |
title_full |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa |
title_fullStr |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa |
title_full_unstemmed |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa |
title_sort |
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, uma proposta informativo-educativa |
author |
Fochi, Matheus Thomas |
author_facet |
Fochi, Matheus Thomas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fochi, Matheus Thomas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reis, Roberta Alvarenga |
contributor_str_mv |
Reis, Roberta Alvarenga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Medicalização Educação em saúde |
topic |
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Medicalização Educação em saúde |
description |
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade está envolto em uma cultura biologicista, emergida de uma sociedade que busca respostas biológicas a comportamentos socialmente indesejados. Tal cultura resulta em uma grande demanda de encaminhamentos de crianças para profissionais da saúde com queixas relacionadas à desatenção, alteração de comportamento, agitação, hiperatividade e dificuldade na aprendizagem. Com o objetivo de construir uma proposta informativo-educativa, com uma linguagem acessível, a partir de dados disponíveis na literatura e redes sociais, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Foram identificados e analisados o total de 13 artigos científicos, 02 dissertações de mestrado, 01 teses de doutorado, 01 trabalho de conclusão de especialização, 03 blogs, 06 vídeos, 08 reportagens e 06 sites. Com base no material pesquisado foi construída uma revisão de bibliografia a cerca do tema, subdivido em categorias específicas relacionadas aos ambientes em que a criança e o adolescente estão inseridos, como a escola e a família e por fim a medicalização utilizada nesses casos. Como resultado desse estudo foi possível então encontrar dicas, sugestões, ações pedagógicas como complemento ao tratamento médico e psicológico do TDAH. O material destina-se a pais, responsáveis e educadores que estão em fila de espera para atendimento psicológico de crianças com suspeita ou diagnóstico de TDAH. No intuito de orientar e informar na forma de lidar com essas crianças e/ou adolescentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-09-28T01:51:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/78453 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000899758 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/78453 |
identifier_str_mv |
000899758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78453/1/000899758.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78453/2/000899758.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78453/3/000899758.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28fb848ecd1b98c4599270de9d41cdf2 1a72f5bb87ff13acd24c37a5b0195134 7e33f5983b59cf46b762a9b8f3f00563 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224454168117248 |