Avaliação processual no ensino de língua inglesa : estudo da prática avaliativa em uma escola de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Roberta Franco Netto de Borba
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29238
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o que é feito com os instrumentos formais de avaliação usados na prática de uma professora em uma escola de inglês cuja proposta avaliativa é contínua, de modo a investigar se e como a avaliação é utilizada como diagnóstico no processo de ensino-aprendizagem nesse contexto escolar. Para isso, foram observadas aulas ministradas por essa professora em uma turma de adolescentes. Tal observação teve como foco as situações em que os alunos eram avaliados formalmente. Foram registrados, em diário de campo, como eram desenvolvidas as atividades, as ações da professora e as reações dos alunos. Além disso, foram examinadas as tarefas de avaliação, os testes e os boletins de cada aluno. Os resultados da análise revelam que a professora faz uso de muitos instrumentos de avaliação, como é de se esperar quando se tem uma avaliação contínua, e seus resultados são usados como diagnóstico para decidir se o aluno precisa de aulas de reforço e outras oportunidades de prática. No entanto, os resultados das avaliações não são sempre devolvidos e são pouco discutidos com os alunos. As tarefas avaliativas elaboradas são válidas pois propiciam o uso da língua em situações que simulam situações reais, conforme a proposta pedagógica da escola, e refletem o que foi feito em sala de aula. Contudo, a adequação dos critérios de avaliação para cada tarefa é raramente explicitada. Sugere-se que, para que os instrumentos formais de avaliação da escola possam aperfeiçoar sua função diagnóstica, os descritores sejam melhor esclarecidos para professor e aluno, e que os resultados sejam devolvidos e discutidos, para que o educando possa ter um maior entendimento do processo de aprendizagem pelo qual está passando.
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