A percepção da segurança viária no entorno de escolas em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menna, Richard Ortiz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159636
Resumo: Este trabalho trata de um estudo da percepção de risco de pais e alunos de seis escolas em Porto Alegre, sendo uma particular e as demais escolas públicas estaduais. Este trabalho teve o intuito de compreender o risco percebido viário para poder usá-lo como uma ferramenta de auxílio na criação de rotas seguras para escolas, em ações de prevenção de acidentes em locais potencialmente perigosos, para incentivar a mobilidade independente, melhorar a integração da criança na comunidade e trazer benefícios à saúde na forma de exercícios físicos. Foi utilizado questionários com escala de Likert para quantificar as respostas sobre a percepção do risco viário e Método de Qui-Quadrado para comparação de proporções para se verificar discrepâncias entre o risco viário percebido para parâmetros como gênero, renda, densidade demográfica, rede de ensino, risco percebido dos pais, modal utilizado na viagem casa-escola e educação no trânsito recebida em casa e na escola. Para a amostra estudada, constatou-se que dos vários parâmetros observados, o único que se mostrou diferente foi a percepção dos alunos e dos pais e/ou responsáveis, sendo para os pais/responsáveis o risco viário percebido é maior do que o manifestado pelos alunos. Os parâmetros Educação no Trânsito e modo de viagem também se mostraram importantes, mas após um tratamento post hoc não foi possível dizer se realmente são significativos ou se são falso positivos.
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