Segurança viária para ciclistas : um estudo de avaliação de ciclofaixas aplicada na cidade de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horvath, Daniela Bandeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169834
Resumo: A conjuntura atual de mobilidade urbana das cidades brasileiras mostra-se desgastada e incapaz de atender, de forma eficiente a demanda por viagens da população. O conceito de transporte individual mostra-se cada vez mais ineficaz na função de prover deslocamento rápido, assim como o incentivo à construção de vias para sua circulação já não é mais solução para melhorar questões de congestionamentos em espaços urbanos. Nesse contexto, surgem maneiras alternativas de deslocamento que, além de aliviar o tráfego de veículos motorizados, caracterizam-se por sua sustentabilidade. Entre elas, destaca-se a bicicleta, uma forma muito vantajosa de transporte, com baixos impactos ambientais e de fácil acesso. Seu uso crescente nas cidades brasileiras depara-se com a falta de infraestrutura e investimento na área. Esse cenário abre precedentes para discussões sobre a maior utilização do modal confrontado com a falta de segurança viária transmitida a seus usuários. O trabalho a ser desenvolvido pretende abordar esse cenário, levantando questões ligadas à segurança viária, através de identificação de critérios de avaliação de espaços para ciclistas. Além disso, contemplará um estudo específico de trecho de ciclofaixa, que será avaliado de acordo com critérios de avaliação de desempenho da via em relação à segurança. Essa análise identificou uma série de inconformidades presentes na ciclofaixa, muitas delas constantes ao longo de toda sua extensão. A maioria dos problemas decorria da falta de manutenção da infraestrutura, além de características fora dos padrões internacionais recomendados. Esse tipo de pesquisa mostra-se importante, pois estudos como esse permitem o melhor entendimento da interação do usuário com a via utilizada, dentro do contexto de segurança. As necessidades e percepções do ciclista são fundamentais para o desenvolvimento de novos métodos de gestão do espaço urbano, que visam a correta tomada de decisão, elevando o nível de serviço prestado à sociedade. Dessa forma, torna-se possível a realização de planejamentos sólidos e criação de infraestruturas favoráveis aos ciclistas, proporcionando qualidade de vida para os usuários e população como um todo.
id UFRGS-2_892945cefd6999572bca77e7f1b9b779
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169834
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Horvath, Daniela BandeiraGarcía, Daniel Sergio PrestaCórdova Junior, Ramiro Sebastião2017-10-31T02:26:48Z2017http://hdl.handle.net/10183/169834001051122A conjuntura atual de mobilidade urbana das cidades brasileiras mostra-se desgastada e incapaz de atender, de forma eficiente a demanda por viagens da população. O conceito de transporte individual mostra-se cada vez mais ineficaz na função de prover deslocamento rápido, assim como o incentivo à construção de vias para sua circulação já não é mais solução para melhorar questões de congestionamentos em espaços urbanos. Nesse contexto, surgem maneiras alternativas de deslocamento que, além de aliviar o tráfego de veículos motorizados, caracterizam-se por sua sustentabilidade. Entre elas, destaca-se a bicicleta, uma forma muito vantajosa de transporte, com baixos impactos ambientais e de fácil acesso. Seu uso crescente nas cidades brasileiras depara-se com a falta de infraestrutura e investimento na área. Esse cenário abre precedentes para discussões sobre a maior utilização do modal confrontado com a falta de segurança viária transmitida a seus usuários. O trabalho a ser desenvolvido pretende abordar esse cenário, levantando questões ligadas à segurança viária, através de identificação de critérios de avaliação de espaços para ciclistas. Além disso, contemplará um estudo específico de trecho de ciclofaixa, que será avaliado de acordo com critérios de avaliação de desempenho da via em relação à segurança. Essa análise identificou uma série de inconformidades presentes na ciclofaixa, muitas delas constantes ao longo de toda sua extensão. A maioria dos problemas decorria da falta de manutenção da infraestrutura, além de características fora dos padrões internacionais recomendados. Esse tipo de pesquisa mostra-se importante, pois estudos como esse permitem o melhor entendimento da interação do usuário com a via utilizada, dentro do contexto de segurança. As necessidades e percepções do ciclista são fundamentais para o desenvolvimento de novos métodos de gestão do espaço urbano, que visam a correta tomada de decisão, elevando o nível de serviço prestado à sociedade. Dessa forma, torna-se possível a realização de planejamentos sólidos e criação de infraestruturas favoráveis aos ciclistas, proporcionando qualidade de vida para os usuários e população como um todo.application/pdfporEngenharia civilSegurança viária para ciclistas : um estudo de avaliação de ciclofaixas aplicada na cidade de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2017Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001051122.pdf001051122.pdfTexto completoapplication/pdf11419279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169834/1/001051122.pdf5823471cb9edca1fb215b7f1793c52d6MD51TEXT001051122.pdf.txt001051122.pdf.txtExtracted Texttext/plain187767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169834/2/001051122.pdf.txt5c19851e207868a9851fdb9b48ec2a03MD52THUMBNAIL001051122.pdf.jpg001051122.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169834/3/001051122.pdf.jpg1d3b626a199ed80adf5e36a528365e19MD5310183/1698342018-10-29 09:29:40.935oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169834Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:29:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Segurança viária para ciclistas : um estudo de avaliação de ciclofaixas aplicada na cidade de Porto Alegre
title Segurança viária para ciclistas : um estudo de avaliação de ciclofaixas aplicada na cidade de Porto Alegre
spellingShingle Segurança viária para ciclistas : um estudo de avaliação de ciclofaixas aplicada na cidade de Porto Alegre
Horvath, Daniela Bandeira
Engenharia civil
title_short Segurança viária para ciclistas : um estudo de avaliação de ciclofaixas aplicada na cidade de Porto Alegre
title_full Segurança viária para ciclistas : um estudo de avaliação de ciclofaixas aplicada na cidade de Porto Alegre
title_fullStr Segurança viária para ciclistas : um estudo de avaliação de ciclofaixas aplicada na cidade de Porto Alegre
title_full_unstemmed Segurança viária para ciclistas : um estudo de avaliação de ciclofaixas aplicada na cidade de Porto Alegre
title_sort Segurança viária para ciclistas : um estudo de avaliação de ciclofaixas aplicada na cidade de Porto Alegre
author Horvath, Daniela Bandeira
author_facet Horvath, Daniela Bandeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Horvath, Daniela Bandeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv García, Daniel Sergio Presta
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Córdova Junior, Ramiro Sebastião
contributor_str_mv García, Daniel Sergio Presta
Córdova Junior, Ramiro Sebastião
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
topic Engenharia civil
description A conjuntura atual de mobilidade urbana das cidades brasileiras mostra-se desgastada e incapaz de atender, de forma eficiente a demanda por viagens da população. O conceito de transporte individual mostra-se cada vez mais ineficaz na função de prover deslocamento rápido, assim como o incentivo à construção de vias para sua circulação já não é mais solução para melhorar questões de congestionamentos em espaços urbanos. Nesse contexto, surgem maneiras alternativas de deslocamento que, além de aliviar o tráfego de veículos motorizados, caracterizam-se por sua sustentabilidade. Entre elas, destaca-se a bicicleta, uma forma muito vantajosa de transporte, com baixos impactos ambientais e de fácil acesso. Seu uso crescente nas cidades brasileiras depara-se com a falta de infraestrutura e investimento na área. Esse cenário abre precedentes para discussões sobre a maior utilização do modal confrontado com a falta de segurança viária transmitida a seus usuários. O trabalho a ser desenvolvido pretende abordar esse cenário, levantando questões ligadas à segurança viária, através de identificação de critérios de avaliação de espaços para ciclistas. Além disso, contemplará um estudo específico de trecho de ciclofaixa, que será avaliado de acordo com critérios de avaliação de desempenho da via em relação à segurança. Essa análise identificou uma série de inconformidades presentes na ciclofaixa, muitas delas constantes ao longo de toda sua extensão. A maioria dos problemas decorria da falta de manutenção da infraestrutura, além de características fora dos padrões internacionais recomendados. Esse tipo de pesquisa mostra-se importante, pois estudos como esse permitem o melhor entendimento da interação do usuário com a via utilizada, dentro do contexto de segurança. As necessidades e percepções do ciclista são fundamentais para o desenvolvimento de novos métodos de gestão do espaço urbano, que visam a correta tomada de decisão, elevando o nível de serviço prestado à sociedade. Dessa forma, torna-se possível a realização de planejamentos sólidos e criação de infraestruturas favoráveis aos ciclistas, proporcionando qualidade de vida para os usuários e população como um todo.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-31T02:26:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169834
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001051122
url http://hdl.handle.net/10183/169834
identifier_str_mv 001051122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169834/1/001051122.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169834/2/001051122.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169834/3/001051122.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5823471cb9edca1fb215b7f1793c52d6
5c19851e207868a9851fdb9b48ec2a03
1d3b626a199ed80adf5e36a528365e19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224539612381184