Educação para além do mercado : a produção do espaço social a partir de um cursinho de educação popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prata, Letícia Cardoso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219162
Resumo: Esse trabalho é resultado de uma pesquisa orientada pelo objetivo geral de investigar as potencialidades e os limites da produção de um espaço alternativo ao espaço de acumulação que trata a educação como mercadoria. Aqui foram analisadas as contradições que aparecem na circunscrição de uma organização que se propõe à autogestão na totalidade capitalista, argumentando que a estimulação consciente dessas contradições é uma ferramenta contra a internalização do espaço abstrato. Os arcabouços teóricos utilizados para a construção desse pensamento são a filosofia da educação crítica de Paulo Freire (1984) e a produção social do espaço de Henri Lefebvre (1991). Para a produção de dados, a pesquisa de campo foi realizada através do método de observação participante em uma organização que se apresenta como um cursinho de pré-vestibular popular, além de também terem sido utilizadas entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos da organização.
id URGS_7ac9426403e1df5b3bced75ea2d02527
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219162
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Prata, Letícia CardosoLacerda, Daniel da Silva2021-03-19T04:19:36Z2020http://hdl.handle.net/10183/219162001123595Esse trabalho é resultado de uma pesquisa orientada pelo objetivo geral de investigar as potencialidades e os limites da produção de um espaço alternativo ao espaço de acumulação que trata a educação como mercadoria. Aqui foram analisadas as contradições que aparecem na circunscrição de uma organização que se propõe à autogestão na totalidade capitalista, argumentando que a estimulação consciente dessas contradições é uma ferramenta contra a internalização do espaço abstrato. Os arcabouços teóricos utilizados para a construção desse pensamento são a filosofia da educação crítica de Paulo Freire (1984) e a produção social do espaço de Henri Lefebvre (1991). Para a produção de dados, a pesquisa de campo foi realizada através do método de observação participante em uma organização que se apresenta como um cursinho de pré-vestibular popular, além de também terem sido utilizadas entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos da organização.application/pdfporEducação popularCurso pré-vestibularEducação para além do mercado : a produção do espaço social a partir de um cursinho de educação popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123595.pdf.txt001123595.pdf.txtExtracted Texttext/plain325649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219162/2/001123595.pdf.txtcef4defb1c4558c714e22571674645ebMD52ORIGINAL001123595.pdfTexto completoapplication/pdf1064649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219162/1/001123595.pdfb6e0a058143f023ecc3dd184702e082dMD5110183/2191622021-05-07 05:04:38.989815oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219162Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:04:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação para além do mercado : a produção do espaço social a partir de um cursinho de educação popular
title Educação para além do mercado : a produção do espaço social a partir de um cursinho de educação popular
spellingShingle Educação para além do mercado : a produção do espaço social a partir de um cursinho de educação popular
Prata, Letícia Cardoso
Educação popular
Curso pré-vestibular
title_short Educação para além do mercado : a produção do espaço social a partir de um cursinho de educação popular
title_full Educação para além do mercado : a produção do espaço social a partir de um cursinho de educação popular
title_fullStr Educação para além do mercado : a produção do espaço social a partir de um cursinho de educação popular
title_full_unstemmed Educação para além do mercado : a produção do espaço social a partir de um cursinho de educação popular
title_sort Educação para além do mercado : a produção do espaço social a partir de um cursinho de educação popular
author Prata, Letícia Cardoso
author_facet Prata, Letícia Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prata, Letícia Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lacerda, Daniel da Silva
contributor_str_mv Lacerda, Daniel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação popular
Curso pré-vestibular
topic Educação popular
Curso pré-vestibular
description Esse trabalho é resultado de uma pesquisa orientada pelo objetivo geral de investigar as potencialidades e os limites da produção de um espaço alternativo ao espaço de acumulação que trata a educação como mercadoria. Aqui foram analisadas as contradições que aparecem na circunscrição de uma organização que se propõe à autogestão na totalidade capitalista, argumentando que a estimulação consciente dessas contradições é uma ferramenta contra a internalização do espaço abstrato. Os arcabouços teóricos utilizados para a construção desse pensamento são a filosofia da educação crítica de Paulo Freire (1984) e a produção social do espaço de Henri Lefebvre (1991). Para a produção de dados, a pesquisa de campo foi realizada através do método de observação participante em uma organização que se apresenta como um cursinho de pré-vestibular popular, além de também terem sido utilizadas entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos da organização.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-19T04:19:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219162
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123595
url http://hdl.handle.net/10183/219162
identifier_str_mv 001123595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219162/2/001123595.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219162/1/001123595.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cef4defb1c4558c714e22571674645eb
b6e0a058143f023ecc3dd184702e082d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085547981406208