Geogebra 3D no ensino médio : uma possibilidade para a aprendizagem de projeção ortogonal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sibemberg, Lucas Siviero
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212899
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar como o software dinâmico GeoGebra 3D pode potencializar a compreensão de projeção ortogonal no Ensino Médio. Essa pesquisa foi realizada com uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual do estado do Rio Grande do Sul. A sequência didática apoiou-se em dez tarefas, distribuídas em seis encontros, em que foi solicitado que os alunos explorassem e construíssem as projeções ortogonais dos mais variados objetos (pontos, retas, sólidos, movimentos, etc.). Os dados coletados foram analisados sob os estudos de Gutiérrez (1996) envolvendo visualização espacial, habilidades espaciais e geometria dinâmica. Concluímos que o GeoGebra contribuiu para o desenvolvimento das habilidades espaciais de alguns alunos e, principalmente, para a construção de situações onde a projeção ortogonal é solicitada. E, também, acreditamos que há uma necessidade dos alunos explorarem construções com projeção ortogonal antes de se aventurarem em construí-las. A geometria dinâmica foi importante para que os alunos verificassem situações não triviais que aparentam ser.
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