Transposição de requisitos estéticos e simbólicos em atributos formais de uma cadeira de rodas infantil
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254040 |
Resumo: | As cadeiras de rodas, apesar de serem dotadas de valores simbólicos e estéticos, são projetadas considerando seus requisitos técnicos como os mais importantes. Associada com outros fatores, a forma com a qual são desenvolvidas acarreta no estigma das cadeiras de rodas, fazendo com que sejam associadas automaticamente à deficiência e à forma de participação da pessoa com deficiência na sociedade. O estigma, por sua vez, quando inserido em um contexto de uma criança usuária de cadeira de rodas, atinge os pais, que, além de terem dificuldades com a deficiência, desenvolvem decepção com relação à condição da criança e não conseguem aceitar a realidade. O impacto também é percebido na própria criança com deficiência, que tem sua autoestima e seu desenvolvimento prejudicados. Diante dessa realidade, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma cadeira de rodas infantil com foco em seus atributos estéticos e simbólicos, visando a ressignificação do produto para a criança, sua família e, consequentemente, para a sociedade como um todo, afastando-o do estigma e ressaltando seus pontos positivos. A partir da metodologia de transposição de requisitos estéticos e simbólicos do projeto em atributos formais do produto, os requisitos de projeto levantados na etapa inicial do desenvolvimento foram trabalhados de forma a facilitar sua exploração no processo criativo e de geração de alternativas e, por fim, na sua inserção e percepção no produto final. As sucessivas etapas do método foram fundamentais para o êxito do projeto, permitindo uma imersão no cerne do problema e maiores oportunidades criativas, propiciando uma desconstrução do estigma da cadeira de rodas tanto para as crianças usuárias quanto para seus pais. Como resultado, é apresentada uma cadeira de rodas manual com acessórios plásticos coloridos, intercambiáveis e provenientes de formas extraídas a partir de conceitos relacionados com os requisitos de projeto, e em conformidade com os requisitos estéticos e simbólicos endereçados a ela: vibrante, descontração e liberação. O produto permite que a criança expresse sua personalidade em sua cadeira, além de preencher a totalidade dos requisitos apontados no início do projeto. |
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Marx, Ângela MariaMartins, Nicole CurtinoviPötter, Rafaela JonghTeixeira, Fabio GoncalvesCândido, Luis Henrique Alves2023-02-02T04:49:23Z20222178-1974http://hdl.handle.net/10183/254040001159859As cadeiras de rodas, apesar de serem dotadas de valores simbólicos e estéticos, são projetadas considerando seus requisitos técnicos como os mais importantes. Associada com outros fatores, a forma com a qual são desenvolvidas acarreta no estigma das cadeiras de rodas, fazendo com que sejam associadas automaticamente à deficiência e à forma de participação da pessoa com deficiência na sociedade. O estigma, por sua vez, quando inserido em um contexto de uma criança usuária de cadeira de rodas, atinge os pais, que, além de terem dificuldades com a deficiência, desenvolvem decepção com relação à condição da criança e não conseguem aceitar a realidade. O impacto também é percebido na própria criança com deficiência, que tem sua autoestima e seu desenvolvimento prejudicados. Diante dessa realidade, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma cadeira de rodas infantil com foco em seus atributos estéticos e simbólicos, visando a ressignificação do produto para a criança, sua família e, consequentemente, para a sociedade como um todo, afastando-o do estigma e ressaltando seus pontos positivos. A partir da metodologia de transposição de requisitos estéticos e simbólicos do projeto em atributos formais do produto, os requisitos de projeto levantados na etapa inicial do desenvolvimento foram trabalhados de forma a facilitar sua exploração no processo criativo e de geração de alternativas e, por fim, na sua inserção e percepção no produto final. As sucessivas etapas do método foram fundamentais para o êxito do projeto, permitindo uma imersão no cerne do problema e maiores oportunidades criativas, propiciando uma desconstrução do estigma da cadeira de rodas tanto para as crianças usuárias quanto para seus pais. Como resultado, é apresentada uma cadeira de rodas manual com acessórios plásticos coloridos, intercambiáveis e provenientes de formas extraídas a partir de conceitos relacionados com os requisitos de projeto, e em conformidade com os requisitos estéticos e simbólicos endereçados a ela: vibrante, descontração e liberação. O produto permite que a criança expresse sua personalidade em sua cadeira, além de preencher a totalidade dos requisitos apontados no início do projeto.Wheelchairs, despite being endowed with symbolic and aesthetic values, are designed considering their technical requirements as the most important. Associated with other factors, the way in which they are developed leads to the stigma of wheelchairs, making them automatically associated with disability and the form of participation of people with disabilities in society. Stigma, in turn, when inserted in the context of a child using a wheelchair, affects parents, who, in addition to having difficulties with the disability, develop disappointment with the child's condition and are unable to accept the reality. The impact is also perceived in the disabled child, whose self-esteem and development are impaired. Given this reality, the objective of this work is the development of a children's wheelchair focusing on its aesthetic and symbolic attributes, aiming at the ressignification of the product for the child, their family and, consequently, for whole society, moving away from the stigma and highlighting its positive points. Based on the methodology of transposing the design's aesthetic and symbolic requirements into formal product attributes, the design requirements raised in the initial stage of the product development were worked on in order to facilitate their exploration in the creative process and alternative generation and, finally, in its insertion and perception in the final product. The successive steps allowed a deep understanding of the problem and multiple creative opportunities, leading to the deconstruction of the wheelchair stigma for both children and their parents. As a result, a manual wheelchair is presented with colorful, interchangeable plastic accessories originating from shapes extracted from concepts related to the design requirements, and in accordance with the aesthetic and symbolic requirements addressed to it: vibrant, relaxed and liberated. The product allows the child to express his/her personality in the chair, in addition to fulfilling all the requirements pointed out at the beginning of the project.application/pdfporDesign & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. vol. 12, n.25 (2022), p. 111-122Tecnologia assistivaDesign de produtoMobilidade infantilCadeiras de rodasProduct designWheelchairtAesthetical and symbolic requirementsRessignificationTransposição de requisitos estéticos e simbólicos em atributos formais de uma cadeira de rodas infantilTransposing aesthetic and symbolic requirements into formal attributes of an infant wheelchair info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159859.pdf.txt001159859.pdf.txtExtracted Texttext/plain53849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254040/2/001159859.pdf.txte02b346e424a2f25b11000cd82e1e501MD52ORIGINAL001159859.pdfTexto completoapplication/pdf2146825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254040/1/001159859.pdf5639bb12cbc159895a6ce646c697cce4MD5110183/2540402023-02-03 05:50:44.92812oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254040Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-03T07:50:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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