Saberes e práticas de mães no cuidado à criança de zero a seis meses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanatta, Elisangela Argenta
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Motta, Maria da Graça Corso da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23588
Resumo: Os saberes e práticas de cuidados das mães precisam ser entendidos para serem reconhecidos pelos profissionais de saúde. Realizou-se uma investigação qualitativa com abordagem participativa, com dez mães atendidas em uma Equipe de Saúde da Família do Estado do Rio Grande do Sul, objetivando conhecer seus saberes e práticas de cuidado à criança de zero a seis meses de vida. Para coletar as informações, realizaram-se quatro encontros intitulados “processo reflexivo-educativo”, fundamentado na estratégia teórico-metodológica dos Círculos de Cultura, proposta por Paulo Freire. As informações foram submetidas à análise de conteúdo. O estudo revelou a existência de uma dissonância entre o saber e o fazer das mães frente aos cuidados com o filho e apontou para a necessidade de uma maior aproximação entre os profissionais de saúde e a família, visando à troca de informações e à aliança de saberes no cuidado da saúde da criança.
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spelling Zanatta, Elisangela ArgentaMotta, Maria da Graça Corso da2010-06-08T04:18:20Z20070102-6933http://hdl.handle.net/10183/23588000628564Os saberes e práticas de cuidados das mães precisam ser entendidos para serem reconhecidos pelos profissionais de saúde. Realizou-se uma investigação qualitativa com abordagem participativa, com dez mães atendidas em uma Equipe de Saúde da Família do Estado do Rio Grande do Sul, objetivando conhecer seus saberes e práticas de cuidado à criança de zero a seis meses de vida. Para coletar as informações, realizaram-se quatro encontros intitulados “processo reflexivo-educativo”, fundamentado na estratégia teórico-metodológica dos Círculos de Cultura, proposta por Paulo Freire. As informações foram submetidas à análise de conteúdo. O estudo revelou a existência de uma dissonância entre o saber e o fazer das mães frente aos cuidados com o filho e apontou para a necessidade de uma maior aproximação entre os profissionais de saúde e a família, visando à troca de informações e à aliança de saberes no cuidado da saúde da criança.Mothers’ knowledge and practices must be understood to be recognized by health care professionals. This was a qualitative investigation with a participatory approach carried out with 10 mothers who attended a Family Health Team in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The study aimed at knowing their knowledge and practices as to the health of 0 to 6-month-old infants. Information was collected during four meetings, called “reflective-educative process”. Such process is based on the theoretical-methodological strategy of the Circles of Culture proposed by Paulo Freire. Information was submitted to content analysis. The study reveals the existence of dissonance between what mothers know and what they actually do in when it comes to childcare. It also indicates the need for greater proximity between health care professionals and families so that information on child health care is shared.Los saberes y prácticas de cuidados de las madres necesitan ser entendidos para seren reconocidos por los professionales de la salud. Se realizó una investigación cualitativa con abordaje participativa, con diez madres atendidas en un Equipo de Salud de la Familia del estado de Rio Grande do Sul, Brasil, objectivando conocer sus saberes y prácticas de cuidado al niño de cero a seis meses de vida. Para colectar las informaciones, se realizaran cuatro encuentros intitulados “proceso reflexivo-educativo”, fundamentado en la estrategia teórico-metodológica de los Círculos de Cultura, propuesta por Paulo Freire. Las informaciones fueran sometidas al analisis de contenido. El estudio reveló la existencia de una disonancia entre el saber y el hacer de las madres frente a los cuidados con el hijo y indicó para la necesidad de una mayor aproximación entre los profesionales de salud y la familia con vistas al cambio de informaciones y a la alianza de saberes en el cuidado de la salud del niño.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 28, n. 4 (dez. 2007), p. 556-563Relações mãe-filhoEnfermagem pediátricaCuidado do lactenteMother-child relationsInfant careChild welfareNursing careRelaciones madre-hijoCuidado del lactanteBienestar del niñoAtención de enfermeríaSaberes e práticas de mães no cuidado à criança de zero a seis mesesSaberes y prácticas de las madres en el cuidado al niño de cero a seis meses Mothers' knowledge and practices in 0 to 6-month-ol infant care info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000628564.pdf.txt000628564.pdf.txtExtracted Texttext/plain31989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23588/2/000628564.pdf.txt88d5cb2e66d5b0274a2a7b348e8a3964MD52ORIGINAL000628564.pdf000628564.pdfTexto completoapplication/pdf37881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23588/1/000628564.pdf525844d8aaf3af524f4ae01657f80620MD51THUMBNAIL000628564.pdf.jpg000628564.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23588/3/000628564.pdf.jpgc9a484d599b6ad2046b6fb85fbb30a7fMD5310183/235882018-10-17 08:07:07.717oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23588Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:07:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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