Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xindanhi, Nise Kainda Kahilo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Garavello Neto, Antonio, Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264205
Resumo: Este artigo relata a experiência da monitoria acadêmica vinculada à atividade de ensino curricular de Introdução à Metodologia Científica do curso de graduação em Odontologia, em uma Universidade pública do Sul do Brasil. Traz a percepção de estudantes-monitores, modalidade presencial e remota, no período de 2021-2022. A atividade acontece no primeiro ano do curso, pretende tornar o estudante apto a ler criticamente artigos científicos, reconhecer etapas do método científico e elaborar projetos de pesquisa. O contexto pandêmico do ensino remoto emergencial (ERE) trouxe a necessidade de adaptação das atividades de ensino e de monitoria, as quais passaram a ser síncronas-assíncronas, mediadas por tecnologias de informação e comunicação. Foi um período em que o papel pedagógico dos monitores ganhou destaque, considerando a necessidade de promover a interação, despertar o interesse e estimular a participação dos estudantes nas atividades remotas propostas. Os monitores atuaram de modo articulado, reorganizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, acompanhando/participando das atividades, esclarecendo dúvidas e orientando os estudantes, em diálogo constante com os professores. Após capacitação e com supervisão docente, os monitores contribuíram na avaliação dos projetos de pesquisa. No retorno às atividades presenciais, os monitores apoiaram os professores na elaboração do plano de ensino, agregando estratégias pedagógicas constituídas no ERE. Atuar na monitoria acadêmica possibilitou, ao estudante-monitor, crescimento acadêmico-pessoal e experienciar à docência, aproximando-o da pesquisa científica e do aprendizado interativo-colaborativo. Competências de comunicação, resolução de problemas e didático-pedagógicas foram percebidas pelos monitores. Há o desafio permanente de conciliar a vida acadêmica-pessoal às atribuições da monitoria.
id UFRGS-2_72d0190801d032c0d637238bb03c142b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264205
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Xindanhi, Nise Kainda KahiloGaravello Neto, AntonioToassi, Ramona Fernanda Ceriotti2023-08-31T03:34:21Z20231679-5954http://hdl.handle.net/10183/264205001174654Este artigo relata a experiência da monitoria acadêmica vinculada à atividade de ensino curricular de Introdução à Metodologia Científica do curso de graduação em Odontologia, em uma Universidade pública do Sul do Brasil. Traz a percepção de estudantes-monitores, modalidade presencial e remota, no período de 2021-2022. A atividade acontece no primeiro ano do curso, pretende tornar o estudante apto a ler criticamente artigos científicos, reconhecer etapas do método científico e elaborar projetos de pesquisa. O contexto pandêmico do ensino remoto emergencial (ERE) trouxe a necessidade de adaptação das atividades de ensino e de monitoria, as quais passaram a ser síncronas-assíncronas, mediadas por tecnologias de informação e comunicação. Foi um período em que o papel pedagógico dos monitores ganhou destaque, considerando a necessidade de promover a interação, despertar o interesse e estimular a participação dos estudantes nas atividades remotas propostas. Os monitores atuaram de modo articulado, reorganizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, acompanhando/participando das atividades, esclarecendo dúvidas e orientando os estudantes, em diálogo constante com os professores. Após capacitação e com supervisão docente, os monitores contribuíram na avaliação dos projetos de pesquisa. No retorno às atividades presenciais, os monitores apoiaram os professores na elaboração do plano de ensino, agregando estratégias pedagógicas constituídas no ERE. Atuar na monitoria acadêmica possibilitou, ao estudante-monitor, crescimento acadêmico-pessoal e experienciar à docência, aproximando-o da pesquisa científica e do aprendizado interativo-colaborativo. Competências de comunicação, resolução de problemas e didático-pedagógicas foram percebidas pelos monitores. Há o desafio permanente de conciliar a vida acadêmica-pessoal às atribuições da monitoria.application/pdfporRevista da ABENO. Vol.23, n. 1 (2023), p. 1 - 9.Educação em odontologiaTutoriaEstudantes de odontologiaAprendizagemPesquisa em OdontologiaConstrução de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizadoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174654.pdf.txt001174654.pdf.txtExtracted Texttext/plain32695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264205/2/001174654.pdf.txt110440eaee01d84517356ff4902b7c3bMD52ORIGINAL001174654.pdfTexto completoapplication/pdf253130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264205/1/001174654.pdf3bbe72445033850d92ee62756bf65f17MD5110183/2642052023-09-01 03:32:55.568969oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264205Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-01T06:32:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizado
title Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizado
spellingShingle Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizado
Xindanhi, Nise Kainda Kahilo
Educação em odontologia
Tutoria
Estudantes de odontologia
Aprendizagem
Pesquisa em Odontologia
title_short Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizado
title_full Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizado
title_fullStr Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizado
title_full_unstemmed Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizado
title_sort Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizado
author Xindanhi, Nise Kainda Kahilo
author_facet Xindanhi, Nise Kainda Kahilo
Garavello Neto, Antonio
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author_role author
author2 Garavello Neto, Antonio
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xindanhi, Nise Kainda Kahilo
Garavello Neto, Antonio
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em odontologia
Tutoria
Estudantes de odontologia
Aprendizagem
Pesquisa em Odontologia
topic Educação em odontologia
Tutoria
Estudantes de odontologia
Aprendizagem
Pesquisa em Odontologia
description Este artigo relata a experiência da monitoria acadêmica vinculada à atividade de ensino curricular de Introdução à Metodologia Científica do curso de graduação em Odontologia, em uma Universidade pública do Sul do Brasil. Traz a percepção de estudantes-monitores, modalidade presencial e remota, no período de 2021-2022. A atividade acontece no primeiro ano do curso, pretende tornar o estudante apto a ler criticamente artigos científicos, reconhecer etapas do método científico e elaborar projetos de pesquisa. O contexto pandêmico do ensino remoto emergencial (ERE) trouxe a necessidade de adaptação das atividades de ensino e de monitoria, as quais passaram a ser síncronas-assíncronas, mediadas por tecnologias de informação e comunicação. Foi um período em que o papel pedagógico dos monitores ganhou destaque, considerando a necessidade de promover a interação, despertar o interesse e estimular a participação dos estudantes nas atividades remotas propostas. Os monitores atuaram de modo articulado, reorganizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, acompanhando/participando das atividades, esclarecendo dúvidas e orientando os estudantes, em diálogo constante com os professores. Após capacitação e com supervisão docente, os monitores contribuíram na avaliação dos projetos de pesquisa. No retorno às atividades presenciais, os monitores apoiaram os professores na elaboração do plano de ensino, agregando estratégias pedagógicas constituídas no ERE. Atuar na monitoria acadêmica possibilitou, ao estudante-monitor, crescimento acadêmico-pessoal e experienciar à docência, aproximando-o da pesquisa científica e do aprendizado interativo-colaborativo. Competências de comunicação, resolução de problemas e didático-pedagógicas foram percebidas pelos monitores. Há o desafio permanente de conciliar a vida acadêmica-pessoal às atribuições da monitoria.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-31T03:34:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/264205
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-5954
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001174654
identifier_str_mv 1679-5954
001174654
url http://hdl.handle.net/10183/264205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da ABENO. Vol.23, n. 1 (2023), p. 1 - 9.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264205/2/001174654.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264205/1/001174654.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 110440eaee01d84517356ff4902b7c3b
3bbe72445033850d92ee62756bf65f17
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225097843834880