Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264205 |
Resumo: | Este artigo relata a experiência da monitoria acadêmica vinculada à atividade de ensino curricular de Introdução à Metodologia Científica do curso de graduação em Odontologia, em uma Universidade pública do Sul do Brasil. Traz a percepção de estudantes-monitores, modalidade presencial e remota, no período de 2021-2022. A atividade acontece no primeiro ano do curso, pretende tornar o estudante apto a ler criticamente artigos científicos, reconhecer etapas do método científico e elaborar projetos de pesquisa. O contexto pandêmico do ensino remoto emergencial (ERE) trouxe a necessidade de adaptação das atividades de ensino e de monitoria, as quais passaram a ser síncronas-assíncronas, mediadas por tecnologias de informação e comunicação. Foi um período em que o papel pedagógico dos monitores ganhou destaque, considerando a necessidade de promover a interação, despertar o interesse e estimular a participação dos estudantes nas atividades remotas propostas. Os monitores atuaram de modo articulado, reorganizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, acompanhando/participando das atividades, esclarecendo dúvidas e orientando os estudantes, em diálogo constante com os professores. Após capacitação e com supervisão docente, os monitores contribuíram na avaliação dos projetos de pesquisa. No retorno às atividades presenciais, os monitores apoiaram os professores na elaboração do plano de ensino, agregando estratégias pedagógicas constituídas no ERE. Atuar na monitoria acadêmica possibilitou, ao estudante-monitor, crescimento acadêmico-pessoal e experienciar à docência, aproximando-o da pesquisa científica e do aprendizado interativo-colaborativo. Competências de comunicação, resolução de problemas e didático-pedagógicas foram percebidas pelos monitores. Há o desafio permanente de conciliar a vida acadêmica-pessoal às atribuições da monitoria. |
id |
UFRGS-2_72d0190801d032c0d637238bb03c142b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264205 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Xindanhi, Nise Kainda KahiloGaravello Neto, AntonioToassi, Ramona Fernanda Ceriotti2023-08-31T03:34:21Z20231679-5954http://hdl.handle.net/10183/264205001174654Este artigo relata a experiência da monitoria acadêmica vinculada à atividade de ensino curricular de Introdução à Metodologia Científica do curso de graduação em Odontologia, em uma Universidade pública do Sul do Brasil. Traz a percepção de estudantes-monitores, modalidade presencial e remota, no período de 2021-2022. A atividade acontece no primeiro ano do curso, pretende tornar o estudante apto a ler criticamente artigos científicos, reconhecer etapas do método científico e elaborar projetos de pesquisa. O contexto pandêmico do ensino remoto emergencial (ERE) trouxe a necessidade de adaptação das atividades de ensino e de monitoria, as quais passaram a ser síncronas-assíncronas, mediadas por tecnologias de informação e comunicação. Foi um período em que o papel pedagógico dos monitores ganhou destaque, considerando a necessidade de promover a interação, despertar o interesse e estimular a participação dos estudantes nas atividades remotas propostas. Os monitores atuaram de modo articulado, reorganizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, acompanhando/participando das atividades, esclarecendo dúvidas e orientando os estudantes, em diálogo constante com os professores. Após capacitação e com supervisão docente, os monitores contribuíram na avaliação dos projetos de pesquisa. No retorno às atividades presenciais, os monitores apoiaram os professores na elaboração do plano de ensino, agregando estratégias pedagógicas constituídas no ERE. Atuar na monitoria acadêmica possibilitou, ao estudante-monitor, crescimento acadêmico-pessoal e experienciar à docência, aproximando-o da pesquisa científica e do aprendizado interativo-colaborativo. Competências de comunicação, resolução de problemas e didático-pedagógicas foram percebidas pelos monitores. Há o desafio permanente de conciliar a vida acadêmica-pessoal às atribuições da monitoria.application/pdfporRevista da ABENO. Vol.23, n. 1 (2023), p. 1 - 9.Educação em odontologiaTutoriaEstudantes de odontologiaAprendizagemPesquisa em OdontologiaConstrução de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizadoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174654.pdf.txt001174654.pdf.txtExtracted Texttext/plain32695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264205/2/001174654.pdf.txt110440eaee01d84517356ff4902b7c3bMD52ORIGINAL001174654.pdfTexto completoapplication/pdf253130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264205/1/001174654.pdf3bbe72445033850d92ee62756bf65f17MD5110183/2642052023-09-01 03:32:55.568969oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264205Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-01T06:32:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizado |
title |
Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizado |
spellingShingle |
Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizado Xindanhi, Nise Kainda Kahilo Educação em odontologia Tutoria Estudantes de odontologia Aprendizagem Pesquisa em Odontologia |
title_short |
Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizado |
title_full |
Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizado |
title_fullStr |
Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizado |
title_full_unstemmed |
Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizado |
title_sort |
Construção de saberes mediada pela monitoria acadêmica : uma experiência de aprendizado |
author |
Xindanhi, Nise Kainda Kahilo |
author_facet |
Xindanhi, Nise Kainda Kahilo Garavello Neto, Antonio Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author_role |
author |
author2 |
Garavello Neto, Antonio Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xindanhi, Nise Kainda Kahilo Garavello Neto, Antonio Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em odontologia Tutoria Estudantes de odontologia Aprendizagem Pesquisa em Odontologia |
topic |
Educação em odontologia Tutoria Estudantes de odontologia Aprendizagem Pesquisa em Odontologia |
description |
Este artigo relata a experiência da monitoria acadêmica vinculada à atividade de ensino curricular de Introdução à Metodologia Científica do curso de graduação em Odontologia, em uma Universidade pública do Sul do Brasil. Traz a percepção de estudantes-monitores, modalidade presencial e remota, no período de 2021-2022. A atividade acontece no primeiro ano do curso, pretende tornar o estudante apto a ler criticamente artigos científicos, reconhecer etapas do método científico e elaborar projetos de pesquisa. O contexto pandêmico do ensino remoto emergencial (ERE) trouxe a necessidade de adaptação das atividades de ensino e de monitoria, as quais passaram a ser síncronas-assíncronas, mediadas por tecnologias de informação e comunicação. Foi um período em que o papel pedagógico dos monitores ganhou destaque, considerando a necessidade de promover a interação, despertar o interesse e estimular a participação dos estudantes nas atividades remotas propostas. Os monitores atuaram de modo articulado, reorganizando o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, acompanhando/participando das atividades, esclarecendo dúvidas e orientando os estudantes, em diálogo constante com os professores. Após capacitação e com supervisão docente, os monitores contribuíram na avaliação dos projetos de pesquisa. No retorno às atividades presenciais, os monitores apoiaram os professores na elaboração do plano de ensino, agregando estratégias pedagógicas constituídas no ERE. Atuar na monitoria acadêmica possibilitou, ao estudante-monitor, crescimento acadêmico-pessoal e experienciar à docência, aproximando-o da pesquisa científica e do aprendizado interativo-colaborativo. Competências de comunicação, resolução de problemas e didático-pedagógicas foram percebidas pelos monitores. Há o desafio permanente de conciliar a vida acadêmica-pessoal às atribuições da monitoria. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-31T03:34:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/264205 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-5954 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001174654 |
identifier_str_mv |
1679-5954 001174654 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/264205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da ABENO. Vol.23, n. 1 (2023), p. 1 - 9. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264205/2/001174654.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264205/1/001174654.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
110440eaee01d84517356ff4902b7c3b 3bbe72445033850d92ee62756bf65f17 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225097843834880 |