Pinhão à vista : design e artesanato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flório, Eric Schröder
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36822
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe-se a desenvolver uma iniciativa de intervenção social em que o design contribua para a valorização do artesanato. Para tal, foi desenvolvido o projeto Pinhão à Vista, conjuntamente com a Papeloteca Otavio Roth e com o Projeto Barco de Papel, que capacita adolescentes na produção de papel artesanal. O objetivo do Pinhão à Vista é a exploração do papel de fibra de pinhão, bem como sua divulgação para o grande público. O projeto se propôs a gerar como resultado uma linha de produtos que utiliza o papel de pinhão como matéria prima principal. Para promover o Pinhão à Vista e a linha de produtos, foi desenvolvida a identidade visual do projeto e os seguintes elementos de comunicação: embalagem, porta-CD, cartão de visitas, cartaz e vídeo de divulgação. Para possibilitar a realização dessas atividades, foram estudados os seguintes temas: sustentabilidade nos seus níveis ambiental, social e econômico; as possíveis relações entre artesanato e design; o conceito de identidade, desdobrado em identidade cultural, identidade corporativa e identidade visual; e o marketing como uma ferramenta de inserção dos produtos artesanais em um mercado competitivo.
id UFRGS-2_72d19dd4db8e6337f3c48495962a25e5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36822
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Flório, Eric SchröderCurtis, Maria do Carmo Gonçalves2012-01-24T01:20:16Z2011http://hdl.handle.net/10183/36822000818316Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe-se a desenvolver uma iniciativa de intervenção social em que o design contribua para a valorização do artesanato. Para tal, foi desenvolvido o projeto Pinhão à Vista, conjuntamente com a Papeloteca Otavio Roth e com o Projeto Barco de Papel, que capacita adolescentes na produção de papel artesanal. O objetivo do Pinhão à Vista é a exploração do papel de fibra de pinhão, bem como sua divulgação para o grande público. O projeto se propôs a gerar como resultado uma linha de produtos que utiliza o papel de pinhão como matéria prima principal. Para promover o Pinhão à Vista e a linha de produtos, foi desenvolvida a identidade visual do projeto e os seguintes elementos de comunicação: embalagem, porta-CD, cartão de visitas, cartaz e vídeo de divulgação. Para possibilitar a realização dessas atividades, foram estudados os seguintes temas: sustentabilidade nos seus níveis ambiental, social e econômico; as possíveis relações entre artesanato e design; o conceito de identidade, desdobrado em identidade cultural, identidade corporativa e identidade visual; e o marketing como uma ferramenta de inserção dos produtos artesanais em um mercado competitivo.application/pdfporDesign de produtoIdentidade visualSustentabilidadePinhão à vista : design e artesanatoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2011Design de Produtograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818316.pdf000818316.pdfTexto completoapplication/pdf12321996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36822/1/000818316.pdf0f20e4679b5dd84f948cca76ed1583b0MD51TEXT000818316.pdf.txt000818316.pdf.txtExtracted Texttext/plain264716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36822/2/000818316.pdf.txtd17509956613c62ae3dcd037a8336064MD52THUMBNAIL000818316.pdf.jpg000818316.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg875http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36822/3/000818316.pdf.jpgb3822b7722725b4569d5f7c97392f252MD5310183/368222018-10-11 09:17:30.389oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36822Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:17:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pinhão à vista : design e artesanato
title Pinhão à vista : design e artesanato
spellingShingle Pinhão à vista : design e artesanato
Flório, Eric Schröder
Design de produto
Identidade visual
Sustentabilidade
title_short Pinhão à vista : design e artesanato
title_full Pinhão à vista : design e artesanato
title_fullStr Pinhão à vista : design e artesanato
title_full_unstemmed Pinhão à vista : design e artesanato
title_sort Pinhão à vista : design e artesanato
author Flório, Eric Schröder
author_facet Flório, Eric Schröder
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flório, Eric Schröder
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Curtis, Maria do Carmo Gonçalves
contributor_str_mv Curtis, Maria do Carmo Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Design de produto
Identidade visual
Sustentabilidade
topic Design de produto
Identidade visual
Sustentabilidade
description Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe-se a desenvolver uma iniciativa de intervenção social em que o design contribua para a valorização do artesanato. Para tal, foi desenvolvido o projeto Pinhão à Vista, conjuntamente com a Papeloteca Otavio Roth e com o Projeto Barco de Papel, que capacita adolescentes na produção de papel artesanal. O objetivo do Pinhão à Vista é a exploração do papel de fibra de pinhão, bem como sua divulgação para o grande público. O projeto se propôs a gerar como resultado uma linha de produtos que utiliza o papel de pinhão como matéria prima principal. Para promover o Pinhão à Vista e a linha de produtos, foi desenvolvida a identidade visual do projeto e os seguintes elementos de comunicação: embalagem, porta-CD, cartão de visitas, cartaz e vídeo de divulgação. Para possibilitar a realização dessas atividades, foram estudados os seguintes temas: sustentabilidade nos seus níveis ambiental, social e econômico; as possíveis relações entre artesanato e design; o conceito de identidade, desdobrado em identidade cultural, identidade corporativa e identidade visual; e o marketing como uma ferramenta de inserção dos produtos artesanais em um mercado competitivo.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-24T01:20:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36822
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000818316
url http://hdl.handle.net/10183/36822
identifier_str_mv 000818316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36822/1/000818316.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36822/2/000818316.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36822/3/000818316.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f20e4679b5dd84f948cca76ed1583b0
d17509956613c62ae3dcd037a8336064
b3822b7722725b4569d5f7c97392f252
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224421564743680