Reposicionamento mercadológico da Sala de Redação: uma estratégia de reforço de marca na fase da convergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Carolina das Neves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/135458
Resumo: Este trabalho tem como objeto geral analisar as modificações estratégicas e o reposicionamen-to mercadológico ocorridos na reformulação do programa Sala de Redação 360º, da Rádio Gaúcha (pertencente ao Grupo RBS). Este estudo objetiva identificar: (a) como a estratégia utilizada para o novo formato do Sala de Redação contribuiu ou não para o negócio radiofô-nico; (b) como a convergência está transformando o rádio; e (c) de que maneira isso se reflete na audiência do programa. A pesquisa foi realizada pela vertente qualitativa, utilizando-se como método o estudo de caso com apoio de entrevistas semiestruturadas. Por meio da pes-quisa bibliográfica, buscou-se amparo científico da economia política da comunicação – e mais especificamente do rádio –, trabalhando conceitos como convergência e marketing de relacionamento. Os principais resultados indicam que a Rádio Gaúcha, com a reformulação do Sala de Redação, procurou aproximar-se do ouvinte, ampliando sua capacidade de atingir o público, por meio das redes sociais. Averiguou-se também que houve renovação de audiên-cia, o que contribuiu para o crescimento comercial do programa.
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