Ludicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cristina Rosélia Feijó
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255097
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo entender como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças da educação infantil e também contribuir com os estudos sobre a ludicidade. Foi realizado numa escola municipal da zona sul de Porto Alegre, na pré-escola, com crianças pequenas de 5 e 6 anos, baseando-se em interpretações de experiências, compreendendo motivações, atitudes e ideias sobre a relevância dos jogos e brincadeiras. A natureza da pesquisa foi exploratória e qualitativa, com objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema. Participei como estagiária da turma JB2 e observei 20 alunos, entrevistei professores, um profissional de apoio e a supervisora da escola para analisar a ludicidade como facilitador no processo de socialização, comunicação e construção do conhecimento e aprendizagem dos alunos da educação infantil desta escola. Foi uma observação participante e com entrevistas semiestruturadas, flexíveis, de forma que o diálogo se tornou mais natural, além da pesquisa bibliográfica, documental e eletrônica. Analisei a importância do lúdico no contexto em que as crianças estavam inseridas e percebi que os jogos e brincadeiras auxiliavam nos seus desenvolvimentos e aprendizagens, na curiosidade, na criatividade, na imaginação e fantasia dos alunos. Também verifiquei que os profissionais entrevistados concordam que a ludicidade é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, tornando assim as aulas mais interessantes e divertidas.
id UFRGS-2_72dacd7812cf4b118710c624a1ec3f6a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255097
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Cristina Rosélia FeijóColla, Rodrigo Ávila2023-02-28T03:22:31Z2022http://hdl.handle.net/10183/255097001162979O presente trabalho tem como objetivo entender como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças da educação infantil e também contribuir com os estudos sobre a ludicidade. Foi realizado numa escola municipal da zona sul de Porto Alegre, na pré-escola, com crianças pequenas de 5 e 6 anos, baseando-se em interpretações de experiências, compreendendo motivações, atitudes e ideias sobre a relevância dos jogos e brincadeiras. A natureza da pesquisa foi exploratória e qualitativa, com objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema. Participei como estagiária da turma JB2 e observei 20 alunos, entrevistei professores, um profissional de apoio e a supervisora da escola para analisar a ludicidade como facilitador no processo de socialização, comunicação e construção do conhecimento e aprendizagem dos alunos da educação infantil desta escola. Foi uma observação participante e com entrevistas semiestruturadas, flexíveis, de forma que o diálogo se tornou mais natural, além da pesquisa bibliográfica, documental e eletrônica. Analisei a importância do lúdico no contexto em que as crianças estavam inseridas e percebi que os jogos e brincadeiras auxiliavam nos seus desenvolvimentos e aprendizagens, na curiosidade, na criatividade, na imaginação e fantasia dos alunos. Também verifiquei que os profissionais entrevistados concordam que a ludicidade é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, tornando assim as aulas mais interessantes e divertidas.The present work aimed to understand how plays and games help in the development of children in kindergarten, in addition to contribute to studies on playfulness. It was focused on preschool, with small children aged 5 and 6 years old from a municipal school in the south of Porto Alegre, based on interpretations of experiences and understanding of motivations, attitudes, and ideas about the relevance of plays and games. The nature of the research was exploratory and qualitative to provide greater familiarity with the problem. As an intern in the JB2 class, I observed 20 students and interviewed teachers, the support professional, and the school supervisor to analyze playfulness as a facilitator in the process of socialization, communication, construction of knowledge, and learning of early childhood education students at this school. It was a participant observation and semi-structured, flexible interviews, so that the dialogue became more natural, in addition to bibliographical, documental, and electronic research. I analyzed the importance of the ludic in the context in which the children were inserted and I realized that the plays and games helped in their development and learning, in the curiosity, creativity, imagination, and fantasy of the students. I also found that the professionals interviewed agree that playfulness is fundamental in the teaching and learning process, thus making classes more interesting and fun.application/pdfporLudicidadeJogosBrincadeiraImaginaçãoFantasiaEducação infantilPlayfulnessPlays and gamesChild educationImagination and fantasyLudicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162979.pdf.txt001162979.pdf.txtExtracted Texttext/plain65667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255097/2/001162979.pdf.txt24547bb7e1b08ea4750a7a881447d27aMD52ORIGINAL001162979.pdfTexto completoapplication/pdf1321123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255097/1/001162979.pdfed36d5be9389ba47a0c8147715368dc6MD5110183/2550972023-03-01 03:29:07.398543oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255097Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-01T06:29:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ludicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantil
title Ludicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantil
spellingShingle Ludicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantil
Pereira, Cristina Rosélia Feijó
Ludicidade
Jogos
Brincadeira
Imaginação
Fantasia
Educação infantil
Playfulness
Plays and games
Child education
Imagination and fantasy
title_short Ludicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantil
title_full Ludicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantil
title_fullStr Ludicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantil
title_full_unstemmed Ludicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantil
title_sort Ludicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantil
author Pereira, Cristina Rosélia Feijó
author_facet Pereira, Cristina Rosélia Feijó
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cristina Rosélia Feijó
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Colla, Rodrigo Ávila
contributor_str_mv Colla, Rodrigo Ávila
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Jogos
Brincadeira
Imaginação
Fantasia
Educação infantil
topic Ludicidade
Jogos
Brincadeira
Imaginação
Fantasia
Educação infantil
Playfulness
Plays and games
Child education
Imagination and fantasy
dc.subject.eng.fl_str_mv Playfulness
Plays and games
Child education
Imagination and fantasy
description O presente trabalho tem como objetivo entender como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças da educação infantil e também contribuir com os estudos sobre a ludicidade. Foi realizado numa escola municipal da zona sul de Porto Alegre, na pré-escola, com crianças pequenas de 5 e 6 anos, baseando-se em interpretações de experiências, compreendendo motivações, atitudes e ideias sobre a relevância dos jogos e brincadeiras. A natureza da pesquisa foi exploratória e qualitativa, com objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema. Participei como estagiária da turma JB2 e observei 20 alunos, entrevistei professores, um profissional de apoio e a supervisora da escola para analisar a ludicidade como facilitador no processo de socialização, comunicação e construção do conhecimento e aprendizagem dos alunos da educação infantil desta escola. Foi uma observação participante e com entrevistas semiestruturadas, flexíveis, de forma que o diálogo se tornou mais natural, além da pesquisa bibliográfica, documental e eletrônica. Analisei a importância do lúdico no contexto em que as crianças estavam inseridas e percebi que os jogos e brincadeiras auxiliavam nos seus desenvolvimentos e aprendizagens, na curiosidade, na criatividade, na imaginação e fantasia dos alunos. Também verifiquei que os profissionais entrevistados concordam que a ludicidade é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, tornando assim as aulas mais interessantes e divertidas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T03:22:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255097
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162979
url http://hdl.handle.net/10183/255097
identifier_str_mv 001162979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255097/2/001162979.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255097/1/001162979.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 24547bb7e1b08ea4750a7a881447d27a
ed36d5be9389ba47a0c8147715368dc6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447331489710080