Ludicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255097 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo entender como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças da educação infantil e também contribuir com os estudos sobre a ludicidade. Foi realizado numa escola municipal da zona sul de Porto Alegre, na pré-escola, com crianças pequenas de 5 e 6 anos, baseando-se em interpretações de experiências, compreendendo motivações, atitudes e ideias sobre a relevância dos jogos e brincadeiras. A natureza da pesquisa foi exploratória e qualitativa, com objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema. Participei como estagiária da turma JB2 e observei 20 alunos, entrevistei professores, um profissional de apoio e a supervisora da escola para analisar a ludicidade como facilitador no processo de socialização, comunicação e construção do conhecimento e aprendizagem dos alunos da educação infantil desta escola. Foi uma observação participante e com entrevistas semiestruturadas, flexíveis, de forma que o diálogo se tornou mais natural, além da pesquisa bibliográfica, documental e eletrônica. Analisei a importância do lúdico no contexto em que as crianças estavam inseridas e percebi que os jogos e brincadeiras auxiliavam nos seus desenvolvimentos e aprendizagens, na curiosidade, na criatividade, na imaginação e fantasia dos alunos. Também verifiquei que os profissionais entrevistados concordam que a ludicidade é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, tornando assim as aulas mais interessantes e divertidas. |
id |
UFRGS-2_72dacd7812cf4b118710c624a1ec3f6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255097 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Cristina Rosélia FeijóColla, Rodrigo Ávila2023-02-28T03:22:31Z2022http://hdl.handle.net/10183/255097001162979O presente trabalho tem como objetivo entender como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças da educação infantil e também contribuir com os estudos sobre a ludicidade. Foi realizado numa escola municipal da zona sul de Porto Alegre, na pré-escola, com crianças pequenas de 5 e 6 anos, baseando-se em interpretações de experiências, compreendendo motivações, atitudes e ideias sobre a relevância dos jogos e brincadeiras. A natureza da pesquisa foi exploratória e qualitativa, com objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema. Participei como estagiária da turma JB2 e observei 20 alunos, entrevistei professores, um profissional de apoio e a supervisora da escola para analisar a ludicidade como facilitador no processo de socialização, comunicação e construção do conhecimento e aprendizagem dos alunos da educação infantil desta escola. Foi uma observação participante e com entrevistas semiestruturadas, flexíveis, de forma que o diálogo se tornou mais natural, além da pesquisa bibliográfica, documental e eletrônica. Analisei a importância do lúdico no contexto em que as crianças estavam inseridas e percebi que os jogos e brincadeiras auxiliavam nos seus desenvolvimentos e aprendizagens, na curiosidade, na criatividade, na imaginação e fantasia dos alunos. Também verifiquei que os profissionais entrevistados concordam que a ludicidade é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, tornando assim as aulas mais interessantes e divertidas.The present work aimed to understand how plays and games help in the development of children in kindergarten, in addition to contribute to studies on playfulness. It was focused on preschool, with small children aged 5 and 6 years old from a municipal school in the south of Porto Alegre, based on interpretations of experiences and understanding of motivations, attitudes, and ideas about the relevance of plays and games. The nature of the research was exploratory and qualitative to provide greater familiarity with the problem. As an intern in the JB2 class, I observed 20 students and interviewed teachers, the support professional, and the school supervisor to analyze playfulness as a facilitator in the process of socialization, communication, construction of knowledge, and learning of early childhood education students at this school. It was a participant observation and semi-structured, flexible interviews, so that the dialogue became more natural, in addition to bibliographical, documental, and electronic research. I analyzed the importance of the ludic in the context in which the children were inserted and I realized that the plays and games helped in their development and learning, in the curiosity, creativity, imagination, and fantasy of the students. I also found that the professionals interviewed agree that playfulness is fundamental in the teaching and learning process, thus making classes more interesting and fun.application/pdfporLudicidadeJogosBrincadeiraImaginaçãoFantasiaEducação infantilPlayfulnessPlays and gamesChild educationImagination and fantasyLudicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162979.pdf.txt001162979.pdf.txtExtracted Texttext/plain65667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255097/2/001162979.pdf.txt24547bb7e1b08ea4750a7a881447d27aMD52ORIGINAL001162979.pdfTexto completoapplication/pdf1321123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255097/1/001162979.pdfed36d5be9389ba47a0c8147715368dc6MD5110183/2550972023-03-01 03:29:07.398543oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255097Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-01T06:29:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ludicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantil |
title |
Ludicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantil |
spellingShingle |
Ludicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantil Pereira, Cristina Rosélia Feijó Ludicidade Jogos Brincadeira Imaginação Fantasia Educação infantil Playfulness Plays and games Child education Imagination and fantasy |
title_short |
Ludicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantil |
title_full |
Ludicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantil |
title_fullStr |
Ludicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Ludicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantil |
title_sort |
Ludicidade na educação infantil : como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças na educação infantil |
author |
Pereira, Cristina Rosélia Feijó |
author_facet |
Pereira, Cristina Rosélia Feijó |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Cristina Rosélia Feijó |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Colla, Rodrigo Ávila |
contributor_str_mv |
Colla, Rodrigo Ávila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Jogos Brincadeira Imaginação Fantasia Educação infantil |
topic |
Ludicidade Jogos Brincadeira Imaginação Fantasia Educação infantil Playfulness Plays and games Child education Imagination and fantasy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Playfulness Plays and games Child education Imagination and fantasy |
description |
O presente trabalho tem como objetivo entender como os jogos e brincadeiras auxiliam no desenvolvimento das crianças da educação infantil e também contribuir com os estudos sobre a ludicidade. Foi realizado numa escola municipal da zona sul de Porto Alegre, na pré-escola, com crianças pequenas de 5 e 6 anos, baseando-se em interpretações de experiências, compreendendo motivações, atitudes e ideias sobre a relevância dos jogos e brincadeiras. A natureza da pesquisa foi exploratória e qualitativa, com objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema. Participei como estagiária da turma JB2 e observei 20 alunos, entrevistei professores, um profissional de apoio e a supervisora da escola para analisar a ludicidade como facilitador no processo de socialização, comunicação e construção do conhecimento e aprendizagem dos alunos da educação infantil desta escola. Foi uma observação participante e com entrevistas semiestruturadas, flexíveis, de forma que o diálogo se tornou mais natural, além da pesquisa bibliográfica, documental e eletrônica. Analisei a importância do lúdico no contexto em que as crianças estavam inseridas e percebi que os jogos e brincadeiras auxiliavam nos seus desenvolvimentos e aprendizagens, na curiosidade, na criatividade, na imaginação e fantasia dos alunos. Também verifiquei que os profissionais entrevistados concordam que a ludicidade é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, tornando assim as aulas mais interessantes e divertidas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T03:22:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255097 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162979 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255097 |
identifier_str_mv |
001162979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255097/2/001162979.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255097/1/001162979.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
24547bb7e1b08ea4750a7a881447d27a ed36d5be9389ba47a0c8147715368dc6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447331489710080 |