Inovações na formação de professores na modalidade a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragón, Rosane
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Carvalho, Marie Jane Soares, Menezes, Crediné Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104314
Resumo: O contexto do novo curso de Pedagogia, na modalidade a distância da UFRGS, mostra as mudanças e os desafios propostos às alunas que são ao mesmo tempo professoras em exercício no Ensino Fundamental. São essas transformações, previstas no projeto pedagógico do curso e apoiadas no uso intensivo das tecnologias digitais, que conduziram a avaliação realizada pelas alunas. Nessa avaliação, as alunas-professoras mostram a percepção do impacto positivo do curso nos âmbitos da sua vida pessoal e da sua vida como estudante e profissional. O que mostramos é a correlação dos pressupostos e práticas defendidos no projeto pedagógico do curso com as práticas pedagógicas e as mudanças de postura que pautam a ação e reflexão das professoras em formação.
id UFRGS-2_72e7ca6f1220b3c518ef15b7b5e862a6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104314
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Aragón, RosaneCarvalho, Marie Jane SoaresMenezes, Crediné Silva de2014-10-09T02:13:13Z20091676-2592http://hdl.handle.net/10183/104314000718993O contexto do novo curso de Pedagogia, na modalidade a distância da UFRGS, mostra as mudanças e os desafios propostos às alunas que são ao mesmo tempo professoras em exercício no Ensino Fundamental. São essas transformações, previstas no projeto pedagógico do curso e apoiadas no uso intensivo das tecnologias digitais, que conduziram a avaliação realizada pelas alunas. Nessa avaliação, as alunas-professoras mostram a percepção do impacto positivo do curso nos âmbitos da sua vida pessoal e da sua vida como estudante e profissional. O que mostramos é a correlação dos pressupostos e práticas defendidos no projeto pedagógico do curso com as práticas pedagógicas e as mudanças de postura que pautam a ação e reflexão das professoras em formação.The context of the new course of Pedagogy, under the distance education system approach, illustrates the changes and challenges that have influenced the pedagogical practices of students whom are also teachers at Elementary Schools. It is such transformation process previously considered in the pedagogical project of the course and the intensive use of digital technologies that has guided the assessment done by the student teachers. Their evaluations show their perceptions of the positive impact of the course on both personal and professional aspects, as students and professionals. What we aim to demonstrate is the correlation between presuppositions and practices approached in the syllabus of the course, regarding the pedagogical practices and changes in attitude that have guided the actions and the reflections of the student teachers.application/pdfporETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 10, n. 2 (2009), p. 42-52ProfessorFormaçãoEnsino a distânciaTeachers trainingDistance educationPedagogy practiceInovações na formação de professores na modalidade a distânciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000718993.pdf000718993.pdfTexto completoapplication/pdf159440http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104314/1/000718993.pdf8bd20021b31a7d0c2a5f57e4057c3840MD51TEXT000718993.pdf.txt000718993.pdf.txtExtracted Texttext/plain45237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104314/2/000718993.pdf.txt148a1ddd17f2df5a90fa11af8f2da503MD52THUMBNAIL000718993.pdf.jpg000718993.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104314/3/000718993.pdf.jpgd4fb6f6a773c18936636cb0d6feac55dMD5310183/1043142021-12-06 05:38:06.624679oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104314Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inovações na formação de professores na modalidade a distância
title Inovações na formação de professores na modalidade a distância
spellingShingle Inovações na formação de professores na modalidade a distância
Aragón, Rosane
Professor
Formação
Ensino a distância
Teachers training
Distance education
Pedagogy practice
title_short Inovações na formação de professores na modalidade a distância
title_full Inovações na formação de professores na modalidade a distância
title_fullStr Inovações na formação de professores na modalidade a distância
title_full_unstemmed Inovações na formação de professores na modalidade a distância
title_sort Inovações na formação de professores na modalidade a distância
author Aragón, Rosane
author_facet Aragón, Rosane
Carvalho, Marie Jane Soares
Menezes, Crediné Silva de
author_role author
author2 Carvalho, Marie Jane Soares
Menezes, Crediné Silva de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragón, Rosane
Carvalho, Marie Jane Soares
Menezes, Crediné Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Ensino a distância
topic Professor
Formação
Ensino a distância
Teachers training
Distance education
Pedagogy practice
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers training
Distance education
Pedagogy practice
description O contexto do novo curso de Pedagogia, na modalidade a distância da UFRGS, mostra as mudanças e os desafios propostos às alunas que são ao mesmo tempo professoras em exercício no Ensino Fundamental. São essas transformações, previstas no projeto pedagógico do curso e apoiadas no uso intensivo das tecnologias digitais, que conduziram a avaliação realizada pelas alunas. Nessa avaliação, as alunas-professoras mostram a percepção do impacto positivo do curso nos âmbitos da sua vida pessoal e da sua vida como estudante e profissional. O que mostramos é a correlação dos pressupostos e práticas defendidos no projeto pedagógico do curso com as práticas pedagógicas e as mudanças de postura que pautam a ação e reflexão das professoras em formação.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-09T02:13:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/104314
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-2592
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000718993
identifier_str_mv 1676-2592
000718993
url http://hdl.handle.net/10183/104314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 10, n. 2 (2009), p. 42-52
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104314/1/000718993.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104314/2/000718993.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104314/3/000718993.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8bd20021b31a7d0c2a5f57e4057c3840
148a1ddd17f2df5a90fa11af8f2da503
d4fb6f6a773c18936636cb0d6feac55d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224852625948672