Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187327 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo principal a análise das mudanças na concepção e nas formas de interação de um grupo de professores que atuou em dois ou mais eixos no Curso de Pedagogia – Licenciatura na Modalidade a Distância da UFRGS (PEAD). O estudo foi desenvolvido dentro de uma perspectiva qualitativa, utilizando o constructo teórico piagetiano da tomada de consciência. A coleta de dados foi realizada a partir do levantamento dos registros das interações nos ambientes virtuais de aprendizagem, destacando-se as discussões nos fóruns, e os feedbacks nas atividades desenvolvidas pelos alunos. Os dados foram complementados por entrevistas semiestruradas com os professores que participaram do estudo. A análise foi realizada segundo quatro níveis de Tomada de Consciência. Concluímos que o Curso oportunizou experiências de interação, mediadas pela tecnologia digital, que, por sua vez, promoveram avanços na conceituação dos professores e na construção de redes de aprendizagem que foram incorporadas às suas práticas pedagógicas. Os docentes passaram a utilizar fóruns, chats, redes sociais e a sala virtual da Universidade para uma maior interação também nos cursos presenciais A partir das experiências vivenciadas no PEAD, identificamos, nas falas dos docentes, condutas indicativas de tomada de consciência que apontam para reconstruções e a ampliação do uso das redes. |
id |
UFRGS-2_beb113aebde9468355c5427adc381091 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187327 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ziede, Mariangela Kraemer LenzAragón, Rosane2018-12-22T04:06:52Z20171982-6109http://hdl.handle.net/10183/187327001083164Este artigo tem como objetivo principal a análise das mudanças na concepção e nas formas de interação de um grupo de professores que atuou em dois ou mais eixos no Curso de Pedagogia – Licenciatura na Modalidade a Distância da UFRGS (PEAD). O estudo foi desenvolvido dentro de uma perspectiva qualitativa, utilizando o constructo teórico piagetiano da tomada de consciência. A coleta de dados foi realizada a partir do levantamento dos registros das interações nos ambientes virtuais de aprendizagem, destacando-se as discussões nos fóruns, e os feedbacks nas atividades desenvolvidas pelos alunos. Os dados foram complementados por entrevistas semiestruradas com os professores que participaram do estudo. A análise foi realizada segundo quatro níveis de Tomada de Consciência. Concluímos que o Curso oportunizou experiências de interação, mediadas pela tecnologia digital, que, por sua vez, promoveram avanços na conceituação dos professores e na construção de redes de aprendizagem que foram incorporadas às suas práticas pedagógicas. Os docentes passaram a utilizar fóruns, chats, redes sociais e a sala virtual da Universidade para uma maior interação também nos cursos presenciais A partir das experiências vivenciadas no PEAD, identificamos, nas falas dos docentes, condutas indicativas de tomada de consciência que apontam para reconstruções e a ampliação do uso das redes.This article aims to analyze the changes in the design and forms of interaction of a group of teachers who worked in two or more axes in Education Course - Degree in Distance Mode of UFRGS (PEAD). The study was conducted in a qualitative perspective, using Piaget's theoretical construct of awareness. Data collection was conducted from a survey of the records of interactions in virtual learning environments, especially the discussions in the forums, and feedback on the activities developed by the students. The data were complemented by semiestruradas interviews with teachers who participated in the study. The analysis was performed according to four levels of consciousness making. We concluded that the course provided an opportunity of interaction experiences, mediated by digital technology, which, in turn, promoted advances in the conceptualization of teachers and building learning networks that have been incorporated into their teaching practices. The teachers started using forums, chat rooms, social networks and virtual room of the University for more interaction also in classroom courses. A from the experiences of the PEAD, identify, in the words of teachers, indicative behaviors making awareness related to reconstruction and expansion of the use of networks.application/pdfporPaidéi@. Santos, SP. Vol. 9, n. 15 (jan. 2017), p. 1-22Formação de professoresEnsino a distânciaTecnologia educacionalAwarenessTeacher trainingInteractionPedagogy course in the distanceFormação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digitalIn formation of teachers the distance: interaction experiences mediated by digital technologyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083164.pdf.txt001083164.pdf.txtExtracted Texttext/plain48845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187327/2/001083164.pdf.txtc51bd03ed30a50a37219df845aa31f03MD52ORIGINAL001083164.pdfTexto completoapplication/pdf467159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187327/1/001083164.pdf2eb68f502f0be945dcce0ee1068ef0b4MD5110183/1873272021-12-06 05:35:30.839635oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187327Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:35:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
In formation of teachers the distance: interaction experiences mediated by digital technology |
title |
Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital |
spellingShingle |
Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital Ziede, Mariangela Kraemer Lenz Formação de professores Ensino a distância Tecnologia educacional Awareness Teacher training Interaction Pedagogy course in the distance |
title_short |
Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital |
title_full |
Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital |
title_fullStr |
Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital |
title_full_unstemmed |
Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital |
title_sort |
Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital |
author |
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz |
author_facet |
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz Aragón, Rosane |
author_role |
author |
author2 |
Aragón, Rosane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz Aragón, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino a distância Tecnologia educacional |
topic |
Formação de professores Ensino a distância Tecnologia educacional Awareness Teacher training Interaction Pedagogy course in the distance |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Awareness Teacher training Interaction Pedagogy course in the distance |
description |
Este artigo tem como objetivo principal a análise das mudanças na concepção e nas formas de interação de um grupo de professores que atuou em dois ou mais eixos no Curso de Pedagogia – Licenciatura na Modalidade a Distância da UFRGS (PEAD). O estudo foi desenvolvido dentro de uma perspectiva qualitativa, utilizando o constructo teórico piagetiano da tomada de consciência. A coleta de dados foi realizada a partir do levantamento dos registros das interações nos ambientes virtuais de aprendizagem, destacando-se as discussões nos fóruns, e os feedbacks nas atividades desenvolvidas pelos alunos. Os dados foram complementados por entrevistas semiestruradas com os professores que participaram do estudo. A análise foi realizada segundo quatro níveis de Tomada de Consciência. Concluímos que o Curso oportunizou experiências de interação, mediadas pela tecnologia digital, que, por sua vez, promoveram avanços na conceituação dos professores e na construção de redes de aprendizagem que foram incorporadas às suas práticas pedagógicas. Os docentes passaram a utilizar fóruns, chats, redes sociais e a sala virtual da Universidade para uma maior interação também nos cursos presenciais A partir das experiências vivenciadas no PEAD, identificamos, nas falas dos docentes, condutas indicativas de tomada de consciência que apontam para reconstruções e a ampliação do uso das redes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-22T04:06:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187327 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-6109 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001083164 |
identifier_str_mv |
1982-6109 001083164 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Paidéi@. Santos, SP. Vol. 9, n. 15 (jan. 2017), p. 1-22 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187327/2/001083164.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187327/1/001083164.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c51bd03ed30a50a37219df845aa31f03 2eb68f502f0be945dcce0ee1068ef0b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447677271277568 |