Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Aragón, Rosane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187327
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal a análise das mudanças na concepção e nas formas de interação de um grupo de professores que atuou em dois ou mais eixos no Curso de Pedagogia – Licenciatura na Modalidade a Distância da UFRGS (PEAD). O estudo foi desenvolvido dentro de uma perspectiva qualitativa, utilizando o constructo teórico piagetiano da tomada de consciência. A coleta de dados foi realizada a partir do levantamento dos registros das interações nos ambientes virtuais de aprendizagem, destacando-se as discussões nos fóruns, e os feedbacks nas atividades desenvolvidas pelos alunos. Os dados foram complementados por entrevistas semiestruradas com os professores que participaram do estudo. A análise foi realizada segundo quatro níveis de Tomada de Consciência. Concluímos que o Curso oportunizou experiências de interação, mediadas pela tecnologia digital, que, por sua vez, promoveram avanços na conceituação dos professores e na construção de redes de aprendizagem que foram incorporadas às suas práticas pedagógicas. Os docentes passaram a utilizar fóruns, chats, redes sociais e a sala virtual da Universidade para uma maior interação também nos cursos presenciais A partir das experiências vivenciadas no PEAD, identificamos, nas falas dos docentes, condutas indicativas de tomada de consciência que apontam para reconstruções e a ampliação do uso das redes.
id UFRGS-2_beb113aebde9468355c5427adc381091
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187327
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ziede, Mariangela Kraemer LenzAragón, Rosane2018-12-22T04:06:52Z20171982-6109http://hdl.handle.net/10183/187327001083164Este artigo tem como objetivo principal a análise das mudanças na concepção e nas formas de interação de um grupo de professores que atuou em dois ou mais eixos no Curso de Pedagogia – Licenciatura na Modalidade a Distância da UFRGS (PEAD). O estudo foi desenvolvido dentro de uma perspectiva qualitativa, utilizando o constructo teórico piagetiano da tomada de consciência. A coleta de dados foi realizada a partir do levantamento dos registros das interações nos ambientes virtuais de aprendizagem, destacando-se as discussões nos fóruns, e os feedbacks nas atividades desenvolvidas pelos alunos. Os dados foram complementados por entrevistas semiestruradas com os professores que participaram do estudo. A análise foi realizada segundo quatro níveis de Tomada de Consciência. Concluímos que o Curso oportunizou experiências de interação, mediadas pela tecnologia digital, que, por sua vez, promoveram avanços na conceituação dos professores e na construção de redes de aprendizagem que foram incorporadas às suas práticas pedagógicas. Os docentes passaram a utilizar fóruns, chats, redes sociais e a sala virtual da Universidade para uma maior interação também nos cursos presenciais A partir das experiências vivenciadas no PEAD, identificamos, nas falas dos docentes, condutas indicativas de tomada de consciência que apontam para reconstruções e a ampliação do uso das redes.This article aims to analyze the changes in the design and forms of interaction of a group of teachers who worked in two or more axes in Education Course - Degree in Distance Mode of UFRGS (PEAD). The study was conducted in a qualitative perspective, using Piaget's theoretical construct of awareness. Data collection was conducted from a survey of the records of interactions in virtual learning environments, especially the discussions in the forums, and feedback on the activities developed by the students. The data were complemented by semiestruradas interviews with teachers who participated in the study. The analysis was performed according to four levels of consciousness making. We concluded that the course provided an opportunity of interaction experiences, mediated by digital technology, which, in turn, promoted advances in the conceptualization of teachers and building learning networks that have been incorporated into their teaching practices. The teachers started using forums, chat rooms, social networks and virtual room of the University for more interaction also in classroom courses. A from the experiences of the PEAD, identify, in the words of teachers, indicative behaviors making awareness related to reconstruction and expansion of the use of networks.application/pdfporPaidéi@. Santos, SP. Vol. 9, n. 15 (jan. 2017), p. 1-22Formação de professoresEnsino a distânciaTecnologia educacionalAwarenessTeacher trainingInteractionPedagogy course in the distanceFormação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digitalIn formation of teachers the distance: interaction experiences mediated by digital technologyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083164.pdf.txt001083164.pdf.txtExtracted Texttext/plain48845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187327/2/001083164.pdf.txtc51bd03ed30a50a37219df845aa31f03MD52ORIGINAL001083164.pdfTexto completoapplication/pdf467159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187327/1/001083164.pdf2eb68f502f0be945dcce0ee1068ef0b4MD5110183/1873272021-12-06 05:35:30.839635oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187327Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:35:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital
dc.title.alternative.en.fl_str_mv In formation of teachers the distance: interaction experiences mediated by digital technology
title Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital
spellingShingle Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Formação de professores
Ensino a distância
Tecnologia educacional
Awareness
Teacher training
Interaction
Pedagogy course in the distance
title_short Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital
title_full Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital
title_fullStr Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital
title_full_unstemmed Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital
title_sort Formação de Professores na modalidade a distância : experiências de interação mediadas pela tecnologia digital
author Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
author_facet Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Aragón, Rosane
author_role author
author2 Aragón, Rosane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Aragón, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino a distância
Tecnologia educacional
topic Formação de professores
Ensino a distância
Tecnologia educacional
Awareness
Teacher training
Interaction
Pedagogy course in the distance
dc.subject.eng.fl_str_mv Awareness
Teacher training
Interaction
Pedagogy course in the distance
description Este artigo tem como objetivo principal a análise das mudanças na concepção e nas formas de interação de um grupo de professores que atuou em dois ou mais eixos no Curso de Pedagogia – Licenciatura na Modalidade a Distância da UFRGS (PEAD). O estudo foi desenvolvido dentro de uma perspectiva qualitativa, utilizando o constructo teórico piagetiano da tomada de consciência. A coleta de dados foi realizada a partir do levantamento dos registros das interações nos ambientes virtuais de aprendizagem, destacando-se as discussões nos fóruns, e os feedbacks nas atividades desenvolvidas pelos alunos. Os dados foram complementados por entrevistas semiestruradas com os professores que participaram do estudo. A análise foi realizada segundo quatro níveis de Tomada de Consciência. Concluímos que o Curso oportunizou experiências de interação, mediadas pela tecnologia digital, que, por sua vez, promoveram avanços na conceituação dos professores e na construção de redes de aprendizagem que foram incorporadas às suas práticas pedagógicas. Os docentes passaram a utilizar fóruns, chats, redes sociais e a sala virtual da Universidade para uma maior interação também nos cursos presenciais A partir das experiências vivenciadas no PEAD, identificamos, nas falas dos docentes, condutas indicativas de tomada de consciência que apontam para reconstruções e a ampliação do uso das redes.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-22T04:06:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187327
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-6109
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001083164
identifier_str_mv 1982-6109
001083164
url http://hdl.handle.net/10183/187327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Paidéi@. Santos, SP. Vol. 9, n. 15 (jan. 2017), p. 1-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187327/2/001083164.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187327/1/001083164.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c51bd03ed30a50a37219df845aa31f03
2eb68f502f0be945dcce0ee1068ef0b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447677271277568