Mito é o lema : a construção de Bolsonaro em milhares de tweets
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211933 |
Resumo: | O presente trabalho tem o intuito de analisar a construção da figura do “mito” de Jair Bolsonaro através de seu discurso no Twitter a partir de seu grande destaque midiático em 2016, após declaração na votação do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O objetivo geral é identificar a existência de indícios da construção do mito nos tweets de Jair Bolsonaro, considerando as contribuições da semiologia, da comunicação digital, da antropologia e da ciência política. A partir dele, foram estabelecidos como objetivos identificar as principais características do mito tendo, baseando-se no levantamento teórico; identificar as características principais do discurso de Jair Bolsonaro no Twitter no período de 2016 a 2018; e, por fim, verificar a existência de indícios de construção do mito nos tweets do ex-parlamentar. Como metodologia, optou-se por utilizar uma pesquisa de caráter exploratório (GIL, 2008), de abordagem quantitativa-qualitativa (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), usando procedimento de estudo de caso por meio das técnicas de levantamento bibliográfico e coleta de dados. Como base teórica, foram utilizados, com relação à temática da Internet e sua relação com a política, autores como Bimber (1998) e Sustein (2001), além de Santaella e Lemos (2010), Marques e Aquino (2013) e Lévy (2010). Já a relação com o mito deu-se com autores como Barthes (2006; 2013), Sorel (1992), Miguel (1998), Malinowski (2014), Vernant (1992) e Balandier (1976), entre outros. Os conceitos apresentados por tais autores serviram de base para a análise de conteúdo que teve como corpus os tweets de Jair Bolsonaro no Twitter de 2016 a 2018. Através da análise de 2270 tweets, compreende-se que há indícios da construção do mito nos tweets de Bolsonaro no período selecionado. Tais indícios foram organizados através de cinco categorias: Exclusividade do Mito, Mecanismos do Mito, Oposição à Razão, Função Social do Mito e Origem e contexto do mito – com maior volume de tweets, respectivamente. Assim, foi possível compreender mais sobre a o modo como essa figura apresenta-se e abre margem para ser apreendida como tal. |
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Santos, Samantha Silva dosWeber, Maria Helena2020-07-16T03:38:18Z2019http://hdl.handle.net/10183/211933001116137O presente trabalho tem o intuito de analisar a construção da figura do “mito” de Jair Bolsonaro através de seu discurso no Twitter a partir de seu grande destaque midiático em 2016, após declaração na votação do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O objetivo geral é identificar a existência de indícios da construção do mito nos tweets de Jair Bolsonaro, considerando as contribuições da semiologia, da comunicação digital, da antropologia e da ciência política. A partir dele, foram estabelecidos como objetivos identificar as principais características do mito tendo, baseando-se no levantamento teórico; identificar as características principais do discurso de Jair Bolsonaro no Twitter no período de 2016 a 2018; e, por fim, verificar a existência de indícios de construção do mito nos tweets do ex-parlamentar. Como metodologia, optou-se por utilizar uma pesquisa de caráter exploratório (GIL, 2008), de abordagem quantitativa-qualitativa (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), usando procedimento de estudo de caso por meio das técnicas de levantamento bibliográfico e coleta de dados. Como base teórica, foram utilizados, com relação à temática da Internet e sua relação com a política, autores como Bimber (1998) e Sustein (2001), além de Santaella e Lemos (2010), Marques e Aquino (2013) e Lévy (2010). Já a relação com o mito deu-se com autores como Barthes (2006; 2013), Sorel (1992), Miguel (1998), Malinowski (2014), Vernant (1992) e Balandier (1976), entre outros. Os conceitos apresentados por tais autores serviram de base para a análise de conteúdo que teve como corpus os tweets de Jair Bolsonaro no Twitter de 2016 a 2018. Através da análise de 2270 tweets, compreende-se que há indícios da construção do mito nos tweets de Bolsonaro no período selecionado. Tais indícios foram organizados através de cinco categorias: Exclusividade do Mito, Mecanismos do Mito, Oposição à Razão, Função Social do Mito e Origem e contexto do mito – com maior volume de tweets, respectivamente. Assim, foi possível compreender mais sobre a o modo como essa figura apresenta-se e abre margem para ser apreendida como tal.The present work intends to analyze the construction of the figure of the “myth” of Jair Bolsonaro through his speech on Twitter from his great media highlight in 2016, after a declaration on the impeachment process of former president Dilma Rousseff. The overall objective is to identify the existence of myth construction in Jair Bolsonaro's tweets, considering the contributions of semiology, digital communication, anthropology and political science. From it, were established as objectives to identify the main characteristics of the myth having, based on the theoretical survey; identify the main features of Jair Bolsonaro's speech on Twitter from 2016 to 2018; and finally, to verify the existence of signs of myth construction in the tweets of the former parliamentarian. As a methodology, we chose to use an exploratory research (GIL, 2008), with a quantitative-qualitative approach (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), using case study procedure through the techniques of bibliographic survey and data collection. As a theoretical basis, authors such as Bimber (1998) and Sustein (2001), as well as Santaella and Lemos (2010), Marques and Aquino (2013) and Lévy (with regard to the Internet theme and its relation to politics) were used. 2010). The relationship with myth occurred with authors such as Barthes (2006; 2013), Sorel (1992), Miguel (1998), Malinowski (2014), Vernant (1992) and Balandier (1976), among others. The concepts presented by these authors served as the basis for the content analysis that was based on Jair Bolsonaro's tweets on Twitter from 2016 to 2018. Through the analysis of 2270 tweets, it is understood that there is evidence of the myth construction in the tweets of Jair Bolsonaro. Bolsonaro in the selected period. These clues were organized into five categories: Myth Exclusivity, Myth Mechanisms, Reason Opposition, Myth Social Function, and Myth Origin and Context - with the highest volume of tweets, respectively. Thus, it was possible to understandapplication/pdfporTwitter (Site)Política : BrasilInternetPoliticsMythBolsonaroTwitterMito é o lema : a construção de Bolsonaro em milhares de tweetsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116137.pdf.txt001116137.pdf.txtExtracted Texttext/plain215033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211933/2/001116137.pdf.txt76e97289162aa11dfc776a206a747817MD52ORIGINAL001116137.pdfTexto completoapplication/pdf1839803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211933/1/001116137.pdfddff6de5b50b5f6c52eb19c32027ab52MD5110183/2119332020-07-17 03:42:59.395348oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211933Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-17T06:42:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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