A construção da sexualidade de estudantes de enfermagem e suas percepções acerca da temática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sehnem, Graciela Dutra
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pedro, Eva Néri Rubim, Budó, Maria de Lourdes Denardin, Silva, Fernanda Machado da, Ressel, Lúcia Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109109
Resumo: O estudo teve como objetivo conhecer como ocorre a construção da sexualidade de estudantes de enfermagem e suas percepções acerca desse tema. Método: Investigação descritiva, com abordagem qualitativa. Foi realizado com 14 estudantes de um Curso de Graduação em Enfermagem do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados pela técnica do grupo focal e para interpretação foi aplicada a análise temática. Resultados: Emergiram das falas dos participantes as categorias temáticas: a sexualidade como uma construção cultural e as percepções sobre a sexualidade: revelando significados. A construção da sexualidade relaciona-se ao contexto em que o sujeito foi socializado. A temática começou a ser discutida na adolescência, havendo distinção de gênero na educação sobre tais questões e, em menor proporção, foi discutida a partir de relações dialógicas. A sexualidade foi entendida como um conceito ampliado, associado à genitalidade e ao ato sexual, à constrangimento, tabu e autoconhecimento. Conclusão: É necessário gerar espaços de discussão que tratem da sexualidade na formação acadêmica do enfermeiro.
id UFRGS-2_73535d0291912d2c068b78f10d36e05c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109109
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sehnem, Graciela DutraPedro, Eva Néri RubimBudó, Maria de Lourdes DenardinSilva, Fernanda Machado daRessel, Lúcia Beatriz2015-01-21T02:17:48Z20140717-2079http://hdl.handle.net/10183/109109000920720O estudo teve como objetivo conhecer como ocorre a construção da sexualidade de estudantes de enfermagem e suas percepções acerca desse tema. Método: Investigação descritiva, com abordagem qualitativa. Foi realizado com 14 estudantes de um Curso de Graduação em Enfermagem do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados pela técnica do grupo focal e para interpretação foi aplicada a análise temática. Resultados: Emergiram das falas dos participantes as categorias temáticas: a sexualidade como uma construção cultural e as percepções sobre a sexualidade: revelando significados. A construção da sexualidade relaciona-se ao contexto em que o sujeito foi socializado. A temática começou a ser discutida na adolescência, havendo distinção de gênero na educação sobre tais questões e, em menor proporção, foi discutida a partir de relações dialógicas. A sexualidade foi entendida como um conceito ampliado, associado à genitalidade e ao ato sexual, à constrangimento, tabu e autoconhecimento. Conclusão: É necessário gerar espaços de discussão que tratem da sexualidade na formação acadêmica do enfermeiro.Objective: This study aimed to know how the construction of sexuality of nursing students takes place and their perceptions on the theme. Method: The method consisted of a descriptive research with qualitative approach. It was developed with 14 students from a Nursing Undergraduate Course in Rio Grande do Sul. Data was collected by using the focus group technique. Thematic analysis was applied for data interpretation. Results: The thematic categories emerged from the discussion of the participants: the sexuality as a cultural construction and the perceptions about sexuality: revealing meanings. The construction of sexuality is related to the context in which the subject was socialized. The thematic started to be discussed in adolescence, with gender distinction in the teaching of such matters and, in smaller proportion, in terms of dialogical relations. Sexuality was understood as a wide concept, associated to genitality and sexual intercourse; to embarrassment and taboo and self-knowledge. Conclusion: It is necessary to create spaces for discussion dealing with sexuality in academic nursing training.Objetivo: El estudio tuvo como objetivo conocer cómo ocurre la construcción de la sexualidad de estudiantes de enfermería y sus percepciones sobre ese tema. Método: Investigación descriptiva, con abordaje cualitativo. Fue realizado con 14 estudiantes del Curso de Grado en Enfermería de Río Grande do Sul. Los datos fueron recolectados por la técnica de grupo focal y para la interpretación fue aplicado el análisis temático. Resultados: Emergieron del discurso de los participantes las categorías temáticas: la sexualidad como una construcción cultural y las percepciones acerca de la sexualidad: revelando significados. La construcción de la sexualidad se relaciona al contexto en que el sujeto fue socializado. La temática comenzó a ser discutida en la adolescencia, habiendo diferencias de género en la educación sobre estos temas y, en menor medida, fue discutida a partir de relaciones dialógicas. La sexualidade fue entendida como un concepto ampliado, asociado a la genitalidad y al acto sexual, a vergüenza, tabú y autoconocimiento. Conclusión: Es necesario generar espacios de discusión que traten de la sexualidad en la formación académica del enfermero.application/pdfporCiencia y Enfermeria. Concepción. Vol. 20, n.1 (2014), p. 111-121Educação em enfermagemEstudantes de enfermagemSexualidadeSexualityStudents nursingEducationNursingSexualidadEstudiantes de enfermeríaEducación en enfermeríaA construção da sexualidade de estudantes de enfermagem e suas percepções acerca da temáticaThe construction of sexuality of nursing students and their perceptions on the theme La construcción de la sexualidad de estudiantes de enfermería y sus percepciones sobre el tema Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000920720.pdf000920720.pdfTexto completoapplication/pdf89056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109109/1/000920720.pdf9e227e94d8b59802f722afbc2cf24124MD51TEXT000920720.pdf.txt000920720.pdf.txtExtracted Texttext/plain38928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109109/2/000920720.pdf.txt591f6a3622f138e9fb8fe15ec252dfa0MD52THUMBNAIL000920720.pdf.jpg000920720.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109109/3/000920720.pdf.jpg6f285ad6460279df50dfeea92d417344MD5310183/1091092018-10-23 08:41:33.601oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109109Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:41:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção da sexualidade de estudantes de enfermagem e suas percepções acerca da temática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The construction of sexuality of nursing students and their perceptions on the theme
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La construcción de la sexualidad de estudiantes de enfermería y sus percepciones sobre el tema
title A construção da sexualidade de estudantes de enfermagem e suas percepções acerca da temática
spellingShingle A construção da sexualidade de estudantes de enfermagem e suas percepções acerca da temática
Sehnem, Graciela Dutra
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Sexualidade
Sexuality
Students nursing
Education
Nursing
Sexualidad
Estudiantes de enfermería
Educación en enfermería
title_short A construção da sexualidade de estudantes de enfermagem e suas percepções acerca da temática
title_full A construção da sexualidade de estudantes de enfermagem e suas percepções acerca da temática
title_fullStr A construção da sexualidade de estudantes de enfermagem e suas percepções acerca da temática
title_full_unstemmed A construção da sexualidade de estudantes de enfermagem e suas percepções acerca da temática
title_sort A construção da sexualidade de estudantes de enfermagem e suas percepções acerca da temática
author Sehnem, Graciela Dutra
author_facet Sehnem, Graciela Dutra
Pedro, Eva Néri Rubim
Budó, Maria de Lourdes Denardin
Silva, Fernanda Machado da
Ressel, Lúcia Beatriz
author_role author
author2 Pedro, Eva Néri Rubim
Budó, Maria de Lourdes Denardin
Silva, Fernanda Machado da
Ressel, Lúcia Beatriz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sehnem, Graciela Dutra
Pedro, Eva Néri Rubim
Budó, Maria de Lourdes Denardin
Silva, Fernanda Machado da
Ressel, Lúcia Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Sexualidade
topic Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Sexualidade
Sexuality
Students nursing
Education
Nursing
Sexualidad
Estudiantes de enfermería
Educación en enfermería
dc.subject.eng.fl_str_mv Sexuality
Students nursing
Education
Nursing
dc.subject.spa.fl_str_mv Sexualidad
Estudiantes de enfermería
Educación en enfermería
description O estudo teve como objetivo conhecer como ocorre a construção da sexualidade de estudantes de enfermagem e suas percepções acerca desse tema. Método: Investigação descritiva, com abordagem qualitativa. Foi realizado com 14 estudantes de um Curso de Graduação em Enfermagem do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados pela técnica do grupo focal e para interpretação foi aplicada a análise temática. Resultados: Emergiram das falas dos participantes as categorias temáticas: a sexualidade como uma construção cultural e as percepções sobre a sexualidade: revelando significados. A construção da sexualidade relaciona-se ao contexto em que o sujeito foi socializado. A temática começou a ser discutida na adolescência, havendo distinção de gênero na educação sobre tais questões e, em menor proporção, foi discutida a partir de relações dialógicas. A sexualidade foi entendida como um conceito ampliado, associado à genitalidade e ao ato sexual, à constrangimento, tabu e autoconhecimento. Conclusão: É necessário gerar espaços de discussão que tratem da sexualidade na formação acadêmica do enfermeiro.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-21T02:17:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109109
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0717-2079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000920720
identifier_str_mv 0717-2079
000920720
url http://hdl.handle.net/10183/109109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciencia y Enfermeria. Concepción. Vol. 20, n.1 (2014), p. 111-121
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109109/1/000920720.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109109/2/000920720.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109109/3/000920720.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9e227e94d8b59802f722afbc2cf24124
591f6a3622f138e9fb8fe15ec252dfa0
6f285ad6460279df50dfeea92d417344
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224862965956608