Um estudo sobre a paridade de números inteiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Sara Belmonte
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://locus.ufv.br/handle/123456789/32400
https://doi.org/10.47328/ufvcaf.2024.006
Resumo: Este trabalho será um estudo sobre os números inteiros desde a sua construção. Trabalharemos com temas de aritmética, em especial paridade de números inteiros. Dizemos que um número par tem paridade par e que um número ı́mpar tem paridade ı́mpar. Este conceito, apesar de sua simplicidade, aparece na resolução de uma variedade de questões, além de ser útil na solução de muitos problemas matemáticos e do cotidiano. O interessante sobre a simplicidade do tema é que é possı́vel trabalharmos até mesmo com estudantes nos anos iniciais de ensino, com pouco conhecimento matemático, apresentando uma aritmética fascinante. Iniciaremos com o estudo histórico do surgimento dos Números, nos baseando em Livros de História da Matemática. Apresentaremos vários problemas que podem ser resolvidos com paridade, a fim de mostrar um certo padrão nas soluções e tornar possı́vel a aplicação em problemas semelhantes. O trabalho ainda apresentará um produto técnico da dissertção voltado para o Ensino Básico, aplicando a paridade na resolução de problemas e jogos. Palavras-chave: Paridade. Números Inteiros. Resolução de Problemas. Problemas com Paridade.
id UFV_f1237f90a242bac268b67c3f5ea864f7
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/32400
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Um estudo sobre a paridade de números inteirosA study on the parity of integersAritméticaNúmeros inteirosMatemáticaEste trabalho será um estudo sobre os números inteiros desde a sua construção. Trabalharemos com temas de aritmética, em especial paridade de números inteiros. Dizemos que um número par tem paridade par e que um número ı́mpar tem paridade ı́mpar. Este conceito, apesar de sua simplicidade, aparece na resolução de uma variedade de questões, além de ser útil na solução de muitos problemas matemáticos e do cotidiano. O interessante sobre a simplicidade do tema é que é possı́vel trabalharmos até mesmo com estudantes nos anos iniciais de ensino, com pouco conhecimento matemático, apresentando uma aritmética fascinante. Iniciaremos com o estudo histórico do surgimento dos Números, nos baseando em Livros de História da Matemática. Apresentaremos vários problemas que podem ser resolvidos com paridade, a fim de mostrar um certo padrão nas soluções e tornar possı́vel a aplicação em problemas semelhantes. O trabalho ainda apresentará um produto técnico da dissertção voltado para o Ensino Básico, aplicando a paridade na resolução de problemas e jogos. Palavras-chave: Paridade. Números Inteiros. Resolução de Problemas. Problemas com Paridade.This work will be a study of integers since their construction. We will work with arithmetic topics, especially parity of integers. We say that an even number has even parity and an odd number has odd parity. This concept, despite its simplicity, appears in solving a variety of questions, in addition to being useful in solving many mathematical and everyday problems. The interesting thing about the simplicity of the topic is that it is possible to work even with students in the initial years of education, with little mathematical knowledge, presenting fascinating arithmetic. We will start with the historical study of the emergence of Numbers, based on Books on the History of Mathematics. We will present several problems that can be solved with parity, in order to show a certain pattern in the solutions and make application to similar problems possible. The work will also present a technical product of the dissertation aimed at Basic Education, applying parity in problem solving and games. Keywords: Parity. Integers Numbers. Problem solving. Problems with Parity.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nı́vel SuperiorUniversidade Federal de ViçosaMatemática - Mestrado ProfissionalNicolau, Danielle Francohttp://lattes.cnpq.br/6190939341033788Resende, Sara Belmonte2024-07-15T19:55:43Z2024-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRESENDE, Sara Belmonte. Um estudo sobre a paridade de números inteiros.2024. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2024.https://locus.ufv.br/handle/123456789/32400https://doi.org/10.47328/ufvcaf.2024.006info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-07-16T06:02:20Zoai:locus.ufv.br:123456789/32400Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-07-16T06:02:20LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a paridade de números inteiros
A study on the parity of integers
title Um estudo sobre a paridade de números inteiros
spellingShingle Um estudo sobre a paridade de números inteiros
Resende, Sara Belmonte
Aritmética
Números inteiros
Matemática
title_short Um estudo sobre a paridade de números inteiros
title_full Um estudo sobre a paridade de números inteiros
title_fullStr Um estudo sobre a paridade de números inteiros
title_full_unstemmed Um estudo sobre a paridade de números inteiros
title_sort Um estudo sobre a paridade de números inteiros
author Resende, Sara Belmonte
author_facet Resende, Sara Belmonte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nicolau, Danielle Franco
http://lattes.cnpq.br/6190939341033788
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Sara Belmonte
dc.subject.por.fl_str_mv Aritmética
Números inteiros
Matemática
topic Aritmética
Números inteiros
Matemática
description Este trabalho será um estudo sobre os números inteiros desde a sua construção. Trabalharemos com temas de aritmética, em especial paridade de números inteiros. Dizemos que um número par tem paridade par e que um número ı́mpar tem paridade ı́mpar. Este conceito, apesar de sua simplicidade, aparece na resolução de uma variedade de questões, além de ser útil na solução de muitos problemas matemáticos e do cotidiano. O interessante sobre a simplicidade do tema é que é possı́vel trabalharmos até mesmo com estudantes nos anos iniciais de ensino, com pouco conhecimento matemático, apresentando uma aritmética fascinante. Iniciaremos com o estudo histórico do surgimento dos Números, nos baseando em Livros de História da Matemática. Apresentaremos vários problemas que podem ser resolvidos com paridade, a fim de mostrar um certo padrão nas soluções e tornar possı́vel a aplicação em problemas semelhantes. O trabalho ainda apresentará um produto técnico da dissertção voltado para o Ensino Básico, aplicando a paridade na resolução de problemas e jogos. Palavras-chave: Paridade. Números Inteiros. Resolução de Problemas. Problemas com Paridade.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-15T19:55:43Z
2024-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RESENDE, Sara Belmonte. Um estudo sobre a paridade de números inteiros.2024. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2024.
https://locus.ufv.br/handle/123456789/32400
https://doi.org/10.47328/ufvcaf.2024.006
identifier_str_mv RESENDE, Sara Belmonte. Um estudo sobre a paridade de números inteiros.2024. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2024.
url https://locus.ufv.br/handle/123456789/32400
https://doi.org/10.47328/ufvcaf.2024.006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
Matemática - Mestrado Profissional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
Matemática - Mestrado Profissional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1817559996937797632