Alternativas para aulas mais instigantes e criativas para alunos do 5º ano do ensino fundamental utilizando tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fernanda de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197925
Resumo: O uso das tecnologias tem transformado o modo e a velocidade como as pessoas obtêm informações. O que antes se levava horas procurando em livros, hoje através de um clique, se obtém respostas rápidas e precisas. Na sala de aula não pode ser diferente, o professor tem que apreender a combinar a educação tradicional com o uso da tecnologia, procurando se tornar um facilitador na construção do conhecimento e não mais um “detentor do saber”. Ao professor cabe entender que a inclusão digital tem um papel muito importante no processo de aprendizagem. Pensando assim, este trabalho visa apresentar os resultados obtidos através da pesquisa e prática de maneiras dinâmicas de utilizar a tecnologia em sala de aula, buscando transformar as aulas tradicionais, apresentando aulas mais criativas, motivando e facilitando o aprendizado dos alunos. Com o objetivo de deixar as aulas tradicionais mais instigantes e desafiadoras para os alunos de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, procurou-se com a inserção da tecnologia criar momentos lúdicos onde foi utilizado datashow para apresentar os conteúdos através de imagens e vídeos explicativos. Além disso, foi incentivado o uso do celular como uma ferramenta pedagógica, onde os alunos recebiam o conteúdo em diversos formatos através do bluetooth e realizaram a leitura e as atividades propostas pela professora. Essa experiência proporcionou momentos únicos, onde foi possível observar que além de uma possibilidade é uma necessidade transformar as aulas com o auxílio das tecnologias para atender a demanda de alunos. Foi notável o envolvimento dos alunos nas situações que envolviam seus conhecimentos para uso das tecnologias, bem como a melhoria na aprendizagem através das notas obtidas a cada trimestre que o uso da tecnologia se fez presente em sala de aula. Também pode–se perceber, que os alunos melhoraram a frequência e se mostraram mais envolvidos e participativos nas novas experiências apresentadas.
id UFRGS-2_73875fe75d1f7b4a920dc519bfd80d83
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197925
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Fernanda deHannel, Kelly2019-08-13T02:30:13Z2019http://hdl.handle.net/10183/197925001098963O uso das tecnologias tem transformado o modo e a velocidade como as pessoas obtêm informações. O que antes se levava horas procurando em livros, hoje através de um clique, se obtém respostas rápidas e precisas. Na sala de aula não pode ser diferente, o professor tem que apreender a combinar a educação tradicional com o uso da tecnologia, procurando se tornar um facilitador na construção do conhecimento e não mais um “detentor do saber”. Ao professor cabe entender que a inclusão digital tem um papel muito importante no processo de aprendizagem. Pensando assim, este trabalho visa apresentar os resultados obtidos através da pesquisa e prática de maneiras dinâmicas de utilizar a tecnologia em sala de aula, buscando transformar as aulas tradicionais, apresentando aulas mais criativas, motivando e facilitando o aprendizado dos alunos. Com o objetivo de deixar as aulas tradicionais mais instigantes e desafiadoras para os alunos de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, procurou-se com a inserção da tecnologia criar momentos lúdicos onde foi utilizado datashow para apresentar os conteúdos através de imagens e vídeos explicativos. Além disso, foi incentivado o uso do celular como uma ferramenta pedagógica, onde os alunos recebiam o conteúdo em diversos formatos através do bluetooth e realizaram a leitura e as atividades propostas pela professora. Essa experiência proporcionou momentos únicos, onde foi possível observar que além de uma possibilidade é uma necessidade transformar as aulas com o auxílio das tecnologias para atender a demanda de alunos. Foi notável o envolvimento dos alunos nas situações que envolviam seus conhecimentos para uso das tecnologias, bem como a melhoria na aprendizagem através das notas obtidas a cada trimestre que o uso da tecnologia se fez presente em sala de aula. Também pode–se perceber, que os alunos melhoraram a frequência e se mostraram mais envolvidos e participativos nas novas experiências apresentadas.The use of technologies has transformed the way and the speed, how people get information. What used to take hours searching for books, today through a click, you get quick and accurate answers. In the classroom can not be different, the teacher has to learn to combine traditional education with the use of technology, seeking to become a facilitator in the construction of knowledge and no longer a "keeper of knowledge." The teacher should understand that digital inclusion plays a very important role in the learning process. This work aims to present the results obtained through research and practice in dynamic ways of using technology in the classroom, seeking to transform traditional classes, presenting more creative classes, motivating and facilitating student learning. In order to make the traditional classes more challenging and challenging for the students of a fifth grade class of Elementary School, the insertion of the technology was designed to create playful moments where datashow was used to present the contents through images and explanatory videos. In addition, the use of the cell phone was encouraged as a pedagogical tool, where the students received the content in several formats through bluetooth and performed the reading and activities proposed by the teacher. This experience provided unique moments, where it was possible to observe that besides a possibility is a necessity to transform classes with the help of technologies to meet the demand of students. It was remarkable the involvement of the students in the situations that involved their knowledge to use the technologies, as well as the improvement in learning through the grades obtained each quarter that the use of the technology was present in the classroom. It can also be noticed that the students improved the frequency and were more involved and participative in the new experiences presented.application/pdfporSala de aulaTecnologiaTechnologyClassroomStudentsAlternativas para aulas mais instigantes e criativas para alunos do 5º ano do ensino fundamental utilizando tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098963.pdf.txt001098963.pdf.txtExtracted Texttext/plain71008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197925/2/001098963.pdf.txtf94d24e283babac7d2d6bd673b7d6ef1MD52ORIGINAL001098963.pdfTexto completoapplication/pdf1245514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197925/1/001098963.pdfa7630638bf8e627baeeb94c701536fecMD5110183/1979252019-12-04 05:00:19.789813oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197925Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-04T07:00:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alternativas para aulas mais instigantes e criativas para alunos do 5º ano do ensino fundamental utilizando tecnologia
title Alternativas para aulas mais instigantes e criativas para alunos do 5º ano do ensino fundamental utilizando tecnologia
spellingShingle Alternativas para aulas mais instigantes e criativas para alunos do 5º ano do ensino fundamental utilizando tecnologia
Souza, Fernanda de
Sala de aula
Tecnologia
Technology
Classroom
Students
title_short Alternativas para aulas mais instigantes e criativas para alunos do 5º ano do ensino fundamental utilizando tecnologia
title_full Alternativas para aulas mais instigantes e criativas para alunos do 5º ano do ensino fundamental utilizando tecnologia
title_fullStr Alternativas para aulas mais instigantes e criativas para alunos do 5º ano do ensino fundamental utilizando tecnologia
title_full_unstemmed Alternativas para aulas mais instigantes e criativas para alunos do 5º ano do ensino fundamental utilizando tecnologia
title_sort Alternativas para aulas mais instigantes e criativas para alunos do 5º ano do ensino fundamental utilizando tecnologia
author Souza, Fernanda de
author_facet Souza, Fernanda de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fernanda de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hannel, Kelly
contributor_str_mv Hannel, Kelly
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula
Tecnologia
topic Sala de aula
Tecnologia
Technology
Classroom
Students
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology
Classroom
Students
description O uso das tecnologias tem transformado o modo e a velocidade como as pessoas obtêm informações. O que antes se levava horas procurando em livros, hoje através de um clique, se obtém respostas rápidas e precisas. Na sala de aula não pode ser diferente, o professor tem que apreender a combinar a educação tradicional com o uso da tecnologia, procurando se tornar um facilitador na construção do conhecimento e não mais um “detentor do saber”. Ao professor cabe entender que a inclusão digital tem um papel muito importante no processo de aprendizagem. Pensando assim, este trabalho visa apresentar os resultados obtidos através da pesquisa e prática de maneiras dinâmicas de utilizar a tecnologia em sala de aula, buscando transformar as aulas tradicionais, apresentando aulas mais criativas, motivando e facilitando o aprendizado dos alunos. Com o objetivo de deixar as aulas tradicionais mais instigantes e desafiadoras para os alunos de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, procurou-se com a inserção da tecnologia criar momentos lúdicos onde foi utilizado datashow para apresentar os conteúdos através de imagens e vídeos explicativos. Além disso, foi incentivado o uso do celular como uma ferramenta pedagógica, onde os alunos recebiam o conteúdo em diversos formatos através do bluetooth e realizaram a leitura e as atividades propostas pela professora. Essa experiência proporcionou momentos únicos, onde foi possível observar que além de uma possibilidade é uma necessidade transformar as aulas com o auxílio das tecnologias para atender a demanda de alunos. Foi notável o envolvimento dos alunos nas situações que envolviam seus conhecimentos para uso das tecnologias, bem como a melhoria na aprendizagem através das notas obtidas a cada trimestre que o uso da tecnologia se fez presente em sala de aula. Também pode–se perceber, que os alunos melhoraram a frequência e se mostraram mais envolvidos e participativos nas novas experiências apresentadas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T02:30:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197925
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098963
url http://hdl.handle.net/10183/197925
identifier_str_mv 001098963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197925/2/001098963.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197925/1/001098963.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f94d24e283babac7d2d6bd673b7d6ef1
a7630638bf8e627baeeb94c701536fec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486927842738176