A experiência do problema e a modelagem matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37125 |
Resumo: | Este trabalho trata de uma análise sobre um ambiente de aprendizagem adequado para o ensino de Matemática. A intenção é que este propicie ao aluno a possibilidade de enunciar seu próprio problema, experimentando-o. Desta forma, o estudante poderá aprender, como observa Gallo (2008) em O problema e a experiência do pensamento: implicações para o ensino da filosofia. Para definir um ambiente, que possibilite tais ações, explico e uso o processo de Modelagem Matemática, caracterizado por Skovsmose (2000) e Barbosa (2001). Através deste processo, é possível que o estudante passe pela experiência do problema, por ele enunciado, rumo ao aprender. |
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Menezes, Bernarda Souza deSant'Ana, Marilaine de Fraga2012-02-07T01:19:50Z2011http://hdl.handle.net/10183/37125000819832Este trabalho trata de uma análise sobre um ambiente de aprendizagem adequado para o ensino de Matemática. A intenção é que este propicie ao aluno a possibilidade de enunciar seu próprio problema, experimentando-o. Desta forma, o estudante poderá aprender, como observa Gallo (2008) em O problema e a experiência do pensamento: implicações para o ensino da filosofia. Para definir um ambiente, que possibilite tais ações, explico e uso o processo de Modelagem Matemática, caracterizado por Skovsmose (2000) e Barbosa (2001). Através deste processo, é possível que o estudante passe pela experiência do problema, por ele enunciado, rumo ao aprender.This work consists of an analysis of an appropriate learning environment for teaching mathematics. The intention is that this gives the student the opportunity to state his own problem, experiencing it. Thus, students can learn, as noted by Gallo (2008) in The problem of thought and experience: implications for the teaching of philosophy. To set an environment that allows such actions, I explain and use the process of Mathematical Modelling, as characterized by Skovsmose (2000) and Barbosa (2001). Through Modelling it is possible that the student through the experience of the problem, stated by him, towards learning.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemEnsino de matemáticaModelagem matemáticaExperience of the problemMathematical modellingTo learnLearning environmentA experiência do problema e a modelagem matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819832.pdf.txt000819832.pdf.txtExtracted Texttext/plain143619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37125/2/000819832.pdf.txte8f87bd7505a30f6f57f704dd03cde63MD52ORIGINAL000819832.pdf000819832.pdfTexto completoapplication/pdf1172081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37125/1/000819832.pdf0776cd56f040732ffcce0b9f40d6fc84MD51THUMBNAIL000819832.pdf.jpg000819832.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37125/3/000819832.pdf.jpgb610e41b2f74d281122066e68da020b8MD5310183/371252022-02-22 05:05:21.650857oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37125Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:05:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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