A mulher na propaganda política partidária: uma análise dos programas em bloco do PMDB e do PT na TV aberta, março/abril 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Amanda de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177725
Resumo: Esta monografia tem como tema a Mulher e a Política; o objetivo é verificar a sua participação neste território em estudo que foca a Propaganda Política Partidária. Dados previamente levantados indicam a baixa participação feminina no Brasil, se comparada a outros países com o mesmo grau de desenvolvimento econômico. Inegável que os partidos políticos são dominados pelos homens e o papel relegado às mulheres é, na maioria das vezes, secundário. O objeto da análise são dois programas em bloco veiculados na televisão aberta, em março e abril de 2017, o primeiro do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), o outro do Partido dos Trabalhadores (PT). Para tanto é realizada revisão bibliográfica e documental, com destaque para Panke (2016) e Paiva (2008) norteiam os estudos sobre a Mulher na Política, Bobbio (1998) e Albuquerque e Diaz (2002) são guias sobre propaganda política partidária. Ao levantar questões relativas à mulher, à propaganda política, aos quadros partidários e à própria política, elege-se as categorias de análise: apresentadoras, protagonistas, cenários e temáticas. Com este estudo foi possível compreender como os dois maiores partidos brasileiros tratam a Mulher, seu espaço está bem delimitado e o foi pelos homens: é bem-vinda, desde que cumpra papel secundário.
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