Uma análise sobre a utilização de dados coletados nas redes sociais online para a pesquisa acadêmica e os procedimentos contidos nos manuais de metodologia científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Cristiano Guedes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197318
Resumo: As redes sociais de relacionamento online vêm adquirindo importância nas duas últimas décadas, quando passaram a protagonizar uma verdadeira revolução no modo como as pessoas, empresas, instituições e governos passaram a interagir, se comunicar e consumir. A pesquisa faz, com base nessa constatação, uma revisão de literatura sobre metodologia científica. O problema central que deu origem a essa revisão assentou-se nos seguintes questionamentos: existe uma metodologia no campo da pesquisa acadêmica, própria e consolidada, referente à utilização de dados extraídos das redes sociais online para análise? Quais são os limites éticoacadêmicos para a utilização desses dados e tipo de fonte? O objetivo principal foi o de verificar a existência, suficiência ou insuficiência de fontes metodológicas acadêmicas relativas à pesquisa nas redes sociais online, principalmente sobre o Facebook, para a utilização de textos, imagens e vídeos; assim como, verificar os limites éticos para essa utilização na pesquisa acadêmica. A hipótese inicial foi a de que esses dados e fontes possuíam uma insuficiência de orientações metodológicas para a sua utilização. Para tanto, com apoio da análise documental e da pesquisa bibliográfica, foram investigados treze manuais sobre metodologia científica, além de normativas e legislações. A partir disso, a hipótese foi confirmada: entre os manuais de metodologia analisados, nenhum tratou das redes sociais online como fonte para a coleta de dados para a análise, menos ainda, propuseram alguma metodologia de como utilizar os dados daí originados nas pesquisas acadêmicas e/ou institucionais. Assim, a pesquisa buscou apresentar possibilidades metodológicas para o uso desses dados, também buscou analisar essas possibilidades à luz de algumas das principais referências éticas e técnicas encontradas. Restou, entretanto, verificada a necessidade de um estudo mais aprofundado e uma normatização que possa trazer tranquilidade para cada aluno, professor e pesquisador na utilização de dados das redes sociais online em suas pesquisas.
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O objetivo principal foi o de verificar a existência, suficiência ou insuficiência de fontes metodológicas acadêmicas relativas à pesquisa nas redes sociais online, principalmente sobre o Facebook, para a utilização de textos, imagens e vídeos; assim como, verificar os limites éticos para essa utilização na pesquisa acadêmica. A hipótese inicial foi a de que esses dados e fontes possuíam uma insuficiência de orientações metodológicas para a sua utilização. Para tanto, com apoio da análise documental e da pesquisa bibliográfica, foram investigados treze manuais sobre metodologia científica, além de normativas e legislações. A partir disso, a hipótese foi confirmada: entre os manuais de metodologia analisados, nenhum tratou das redes sociais online como fonte para a coleta de dados para a análise, menos ainda, propuseram alguma metodologia de como utilizar os dados daí originados nas pesquisas acadêmicas e/ou institucionais. Assim, a pesquisa buscou apresentar possibilidades metodológicas para o uso desses dados, também buscou analisar essas possibilidades à luz de algumas das principais referências éticas e técnicas encontradas. Restou, entretanto, verificada a necessidade de um estudo mais aprofundado e uma normatização que possa trazer tranquilidade para cada aluno, professor e pesquisador na utilização de dados das redes sociais online em suas pesquisas.Online social networks have gained importance in the last two decades when they starred a true revolution in the way people, companies, institutions and governments began to interact, communicate and consume. Based on this assertion, this research reviews literature on scientific methodology. The main problem that gave rise to this review was based on the following questions: is there a methodology in the field of academic research, proper and consolidated, regarding the use of data extracted from online social networks for analysis? What are the ethical-academic limits for the use of this data and type of source? The main objective was that of verifying the existence, sufficiency or insufficiency of academic methodological sources related to research in online social networks, mainly on Facebook, for the use of texts, images and videos. The aim was also that of checking the ethical limits for this use in academic research. The initial hypothesis was that this data and sources had a lack of methodological guidelines for its use. Therefore, with the support of documental analysis and bibliographical research, thirteen manuals on scientific methodology, norms and legislation were examined. Thus, the hypothesis was confirmed: among the methodology manuals analyzed, none of them dealt with online social networks as data gathering source for the analysis, nor did they propose any methodology on how to use the data originated from the institutional and/or academic research. Hence, the research sought to introduce methodological possibilities for the use of this data. It also sought to analyze these possibilities in the light of some of the main ethical and technical references that were found. However, still remains the need for an in-depth study and guidelines that could bring tranquility for each student, teacher and researcher in the use of online social network data in their research.application/pdfporRedes sociaisÉticaAmbiente virtualMetodologia científicaEnsinoSocial networksScientific methodologyManuals of research methodologyEthicsUma análise sobre a utilização de dados coletados nas redes sociais online para a pesquisa acadêmica e os procedimentos contidos nos manuais de metodologia científicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097433.pdf.txt001097433.pdf.txtExtracted Texttext/plain99285http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197318/2/001097433.pdf.txt44be6dcda45cf4e1d936623aa9798690MD52ORIGINAL001097433.pdfTexto completoapplication/pdf616657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197318/1/001097433.pdfa1e718910edffce91171974c7d0675c5MD5110183/1973182019-07-26 02:31:09.378924oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197318Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-26T05:31:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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