Vídeos do youtube sobre as simulações interativas phet de química : uma análise segundo a teoria cognitiva de aprendizagem multimídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Rafael Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248473
Resumo: Diante das discussões sobre novas formas de ensinar no ensino remoto emergencial a partir da necessidade de isolamento social promovida pela COVID-19, o uso pedagógico adequado das TIC’s faz-se um tema importante na educação. O projeto PhET Simulações Interativas disponibiliza gratuitamente simuladores educacionais na área de química, dentre outras áreas, e a abordagem desses simuladores em videoaulas de livre acesso disponíveis no YouTube foram analisadas à luz da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM), segundo a qual o aprendizado é mais efetivo quando palavras são apresentadas associadas a recursos pictoriais como imagens ou diagramas. Foram coletadas um total de 23 videoaulas nos idiomas português e inglês, das quais foram extraídas informações como canal e data de publicação, além de informações de repercussão como número de visualizações e de comentários. A categorização das videoaulas se deu em função do público alvo e da origem (responsável pela publicação). Numa etapa seguinte foi construída uma matriz de referência para análise em relação aos simuladores e conceitos tratados, à abordagem de ensino, e aos princípios da TCAM no contexto de videoaulas como apresentações multimídia. Os resultados indicaram uma ausência, no geral, da contextualização como estratégia didática, especialmente nas videoaulas cujo público alvo foram estudantes do ensino médio, bem como uma baixa exploração atividades exploratórias ou de investigação ou uso (ou menção) de guias de exploração como estratégia didática para o uso dos simuladores. Foram analisados um total de 14 critérios com base na TCAM, dentre os quais se destacam um uso inadequado de imagens e sons que não contribuem com o objetivo da apresentação (princípio da coerência), uma exploração razoável de técnicas de sinalização de conceitos importantes, uma ausência, no geral, de retomadas conceituais no início das videoaulas (princípio da pré-formação), uma predominância de linguagem coloquial com voz humana expressando emoções positivas (princípios da personalização e da voz), uma exploração parcial de técnicas de personificação como filmagem em primeira pessoa ou uso de gestos por parte do apresentador, e uma ausência, no geral, de propostas de atividades gerativas, ou seja, atividades que envolvem a participação ativa do aprendiz. Devido à complexidade do tema e diversidade de assuntos e público alvo das videoaulas selecionadas, a metodologia de análise se mostrou apenas parcialmente eficaz, mas promissora com as devidas adaptações por aqueles pesquisadores que venham a realizar novas análises semelhantes. Espera-se também que, diante de tais resultados, professores possam produzir e indicar videoaulas mais adequadas dentro do tema dos simuladores de química.
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Foram coletadas um total de 23 videoaulas nos idiomas português e inglês, das quais foram extraídas informações como canal e data de publicação, além de informações de repercussão como número de visualizações e de comentários. A categorização das videoaulas se deu em função do público alvo e da origem (responsável pela publicação). Numa etapa seguinte foi construída uma matriz de referência para análise em relação aos simuladores e conceitos tratados, à abordagem de ensino, e aos princípios da TCAM no contexto de videoaulas como apresentações multimídia. Os resultados indicaram uma ausência, no geral, da contextualização como estratégia didática, especialmente nas videoaulas cujo público alvo foram estudantes do ensino médio, bem como uma baixa exploração atividades exploratórias ou de investigação ou uso (ou menção) de guias de exploração como estratégia didática para o uso dos simuladores. Foram analisados um total de 14 critérios com base na TCAM, dentre os quais se destacam um uso inadequado de imagens e sons que não contribuem com o objetivo da apresentação (princípio da coerência), uma exploração razoável de técnicas de sinalização de conceitos importantes, uma ausência, no geral, de retomadas conceituais no início das videoaulas (princípio da pré-formação), uma predominância de linguagem coloquial com voz humana expressando emoções positivas (princípios da personalização e da voz), uma exploração parcial de técnicas de personificação como filmagem em primeira pessoa ou uso de gestos por parte do apresentador, e uma ausência, no geral, de propostas de atividades gerativas, ou seja, atividades que envolvem a participação ativa do aprendiz. Devido à complexidade do tema e diversidade de assuntos e público alvo das videoaulas selecionadas, a metodologia de análise se mostrou apenas parcialmente eficaz, mas promissora com as devidas adaptações por aqueles pesquisadores que venham a realizar novas análises semelhantes. Espera-se também que, diante de tais resultados, professores possam produzir e indicar videoaulas mais adequadas dentro do tema dos simuladores de química.In view of the discussions on new ways of teaching in emergency remote teaching based on the need for social isolation promoted by COVID-19, the appropriate pedagogical use of ICT's becomes an important theme in education. The PhET Interactive Simulations project provides educational simulations free of charge in chemistry, among other areas, and the approach of these simulations in open access educational videos available on YouTube were analyzed based on the cognitive theory of multimedia learning (CTML), according to which learning is more effective when words are presented associated pictorial forms such as images or diagrams. A total number of 23 videos in Portuguese and English were selected, from which information such as publication date and channel were collected, in addition to repercussion information such as number of views and comments. The categorization of educational videos was based on the target audience and on the responsible for the publication. In a next step, an analysis matrix was built with criterias concerning the simulations and concepts dealt with, the teaching approach, and the principles of CTML in the context of educational videos as multimedia presentations. The results indicated an absence, in general, of contextualization as a didactic strategy, especially in video classes whose target audience was high school students, as well as a low exploration of exploratory or inquiry activities or use (or mention) of exploration guides as a strategy combined with the simulations. A total of 14 criteria based on CTML were analyzed, among which an inadequate use of images and sounds that do not contribute to the main concepts of the presentation (coherence principle), a reasonable exploration of techniques for signaling important concepts, an absence, in general, of an introduction of the concepts at the beginning of educational videos (pre-training principle), a predominance of conversational language with human voice expressing positive emotions (personalization and voice principles), a partial exploration of embodiment techniques such as filming in first person or use of gestures by the instructor, and an absence, in general, of proposals for generative activities, that is, activities that involve the active participation of the learner. Due to the complexity of the theme and the diversity of subjects and target audience of the selected videos, the analysis methodology proved to be only partially effective, but promising with the necessary adaptations by those researchers who may carry out new similar analyses. It is also expected that, in view of such results, teachers can produce and indicate more adequate educational videos within the theme of chemistry simulations.application/pdfporEnsino de quimicaEnsino Remoto Emergencial (ERE)Teoria cognitiva : AprendizagemEnsino e aprendizagemTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Redes sociais onlineEducational videosPhET simulationsRemote learningChemistry learningCognitive theory of multimedia earning.Vídeos do youtube sobre as simulações interativas phet de química : uma análise segundo a teoria cognitiva de aprendizagem multimídiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2021Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134715.pdf.txt001134715.pdf.txtExtracted Texttext/plain148053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248473/2/001134715.pdf.txtc4aa1b0ba01887da77bfd8df6cb1c284MD52ORIGINAL001134715.pdfTexto completoapplication/pdf1389486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248473/1/001134715.pdf825a879911706069b84ad1c9ff9e0ac8MD5110183/2484732022-09-03 04:59:55.252055oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248473Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-03T07:59:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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