Estudo de perfis de variação de velocidade de veículos leves em curvas : avaliação de padrões e da aderência a modelos existentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225668 |
Resumo: | A redução de velocidade entre segmentos contíguos de uma rodovia tem forte influência na frequência de acidentes, e a avaliação da consistência geométrica a partir da análise do perfil de velocidades dos veículos é uma importante ferramenta para identificar locais propensos a situações de risco. Este trabalho estuda dados observados em três curvas em uma rodovia estadual do Rio Grande do Sul, analisando os padrões de comportamento dos condutores de veículos leves no que tange às taxas de desaceleração e aceleração praticadas. Sete modelos propostos na literatura, sendo cinco para previsão das taxas de desaceleração e dois para as taxas de aceleração, são avaliados com o objetivo de determinar os que melhor se aderem aos dados observados em campo. A análise dos perfis de variação de velocidade nas curvas permitiu identificar padrões similares de comportamento para ambos os sentidos da curva, porém com diferenças importantes no que diz respeito às taxas praticadas. Os modelos de desaceleração propostos por Péreze-Zuriaga, em 2010, e de aceleração proposto por Bella, em 2014, apresentaram os menores erros quando comparados aos dados observados em campo. |
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Silva, Sander Fraga Farinha daGarcía, Daniel Sergio Presta2021-08-14T01:01:04Z2021http://hdl.handle.net/10183/225668001129361A redução de velocidade entre segmentos contíguos de uma rodovia tem forte influência na frequência de acidentes, e a avaliação da consistência geométrica a partir da análise do perfil de velocidades dos veículos é uma importante ferramenta para identificar locais propensos a situações de risco. Este trabalho estuda dados observados em três curvas em uma rodovia estadual do Rio Grande do Sul, analisando os padrões de comportamento dos condutores de veículos leves no que tange às taxas de desaceleração e aceleração praticadas. Sete modelos propostos na literatura, sendo cinco para previsão das taxas de desaceleração e dois para as taxas de aceleração, são avaliados com o objetivo de determinar os que melhor se aderem aos dados observados em campo. A análise dos perfis de variação de velocidade nas curvas permitiu identificar padrões similares de comportamento para ambos os sentidos da curva, porém com diferenças importantes no que diz respeito às taxas praticadas. Os modelos de desaceleração propostos por Péreze-Zuriaga, em 2010, e de aceleração proposto por Bella, em 2014, apresentaram os menores erros quando comparados aos dados observados em campo.Speed reduction between contiguous segments of a highway has a strong influence on the accident rate, and the evaluation of geometric consistency from the analysis of the speed profile of vehicles is an important tool to identify locations prone to risk situations. This work studies data observed in three curves on a state highway of Rio Grande do Sul, analyzing the behavior patterns of light vehicle drivers regarding the deceleration and acceleration rates practiced. Seven models proposed in the literature, five for predicting deceleration rates and two for acceleration rates, are evaluated with the objective of determining the ones that best adher to the data observed in the field. The analysis of the speed variation profiles in the curves made possible to identify similar behavior patterns in both directions of the curve, but with important differences regarding the rates practiced. The deceleration models proposed by Pérez-Zuriaga in 2010 and the acceleration model proposed by Bella in 2014 presented the lowest errors when compared to the data observed in the field.application/pdfporVelocidadeRodoviasEstudo de perfis de variação de velocidade de veículos leves em curvas : avaliação de padrões e da aderência a modelos existentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2021Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129361.pdf.txt001129361.pdf.txtExtracted Texttext/plain75896http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225668/2/001129361.pdf.txt7912cf2609ef92952198645ab7cca554MD52ORIGINAL001129361.pdfTexto completoapplication/pdf7225157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225668/1/001129361.pdfb932abaacfd0b5b4e40a6704c54c5723MD5110183/2256682021-08-18 05:22:08.476oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225668Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T08:22:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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