Estudo de perfis de variação de velocidade de veículos leves em curvas : avaliação de padrões e da aderência a modelos existentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sander Fraga Farinha da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225668
Resumo: A redução de velocidade entre segmentos contíguos de uma rodovia tem forte influência na frequência de acidentes, e a avaliação da consistência geométrica a partir da análise do perfil de velocidades dos veículos é uma importante ferramenta para identificar locais propensos a situações de risco. Este trabalho estuda dados observados em três curvas em uma rodovia estadual do Rio Grande do Sul, analisando os padrões de comportamento dos condutores de veículos leves no que tange às taxas de desaceleração e aceleração praticadas. Sete modelos propostos na literatura, sendo cinco para previsão das taxas de desaceleração e dois para as taxas de aceleração, são avaliados com o objetivo de determinar os que melhor se aderem aos dados observados em campo. A análise dos perfis de variação de velocidade nas curvas permitiu identificar padrões similares de comportamento para ambos os sentidos da curva, porém com diferenças importantes no que diz respeito às taxas praticadas. Os modelos de desaceleração propostos por Péreze-Zuriaga, em 2010, e de aceleração proposto por Bella, em 2014, apresentaram os menores erros quando comparados aos dados observados em campo.
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