PROCEDIMENTO PARA DEFINIÇÃO DE VELOCIDADES LIMITE NA SUPERINTENDÊNCIA DE RONDÔNIA
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178573 |
Resumo: | TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Especialização em Operações Rodoviárias. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaNeves, Cláudio AndréJacques, Maria Alice Prudêncio2017-08-22T00:20:58Z2017-08-22T00:20:58Z2017-08-21https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178573TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Especialização em Operações Rodoviárias.Visto alguns problemas de definição de velocidade limite em rodovias na malha rodoviária federal de Rondônia, o objetivo do presente trabalho é identificar e aplicar uma metodologia de simples utilização pelos analistas da Superintendência Regional do DNIT do estado Rondônia. Foram revisadas algumas metodologias de órgãos brasileiros e de outros países e, a partir dessa revisão, buscou-se identificar fatores a serem considerados que realmente sejam relevantes e de fácil aplicação. O estudo revelou que para o objetivo pretendido, deve ser empregado o 85 percentil da velocidade dos veículos em regime de fluxo livre, complementado pela análise de outros aspectos físicos e operacionais da rodovia. Nessa análise, os elementos a serem considerados são: histórico de acidentes, acessos a polos geradores de viagens e outros elementos. A metodologia proposta foi testada na BR-364/RO. Para a realização do estudo de caso foram utilizados dados coletados in loco e dados obtidos junto ao DNIT e a PRF. A análise dos resultados do referido estudo mostrou que o procedimento proposto atende às necessidades da Superintendência do DNIT em Rondônia para a revisão da velocidade limite das rodovias sob sua circunscrição.velocidade limite em rodovias, 85 percentil, velocidade operacionalPROCEDIMENTO PARA DEFINIÇÃO DE VELOCIDADES LIMITE NA SUPERINTENDÊNCIA DE RONDÔNIAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDNIT497.7-TCCClaudio (com assinatura).pdfDNIT497.7-TCCClaudio (com assinatura).pdfapplication/pdf2994745https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/178573/1/DNIT497.7-TCCClaudio%20%28com%20assinatura%29.pdf583f0b8903e9f83f9f9ecb1ec8d18128MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/178573/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1785732017-08-21 21:20:58.807oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-22T00:20:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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