Análise de estratégias digitais do setor de varejo para geração de valor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235738 |
Resumo: | A crise sanitária provocada pelo novo coronavírus provocou uma aceleração das mudanças que estavam ocorrendo em diferentes segmentos da indústria, sobretudo em virtude dos novos hábitos de consumo ligados a modelos de negócios digitais. Um desses segmentos é o varejo tradicional, impactado pelo fechamento de lojas físicas – o que iniciou uma discussão acerca da eficiência dos investimentos em digitalização frente a estratégias de redução de custos. Assim, este artigo se propõe a avaliar grandes varejistas listadas em bolsa de valores e comprovar se há melhora na relação receitas/despesas entre as empresas com maior grau de digitalização frente a seus pares. Para tanto, foram analisados sete indicadores ligados à rentabilidade, à operação e à digitalização, onde foi possível observar um desempenho econômico superior entre aquelas com maior maturidade digital e integração com o varejo físico, associada a uma maior estabilidade operacional. Por outro lado, não foram observadas empresas que não optaram pela digitalização em algum período de sua evolução e não foi possível excluir os impactos provocados diretamente pela pandemia. |
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Freitas, Felipe Kahl deKliemann Neto, Francisco Jose2022-03-09T04:41:01Z2021http://hdl.handle.net/10183/235738001137127A crise sanitária provocada pelo novo coronavírus provocou uma aceleração das mudanças que estavam ocorrendo em diferentes segmentos da indústria, sobretudo em virtude dos novos hábitos de consumo ligados a modelos de negócios digitais. Um desses segmentos é o varejo tradicional, impactado pelo fechamento de lojas físicas – o que iniciou uma discussão acerca da eficiência dos investimentos em digitalização frente a estratégias de redução de custos. Assim, este artigo se propõe a avaliar grandes varejistas listadas em bolsa de valores e comprovar se há melhora na relação receitas/despesas entre as empresas com maior grau de digitalização frente a seus pares. Para tanto, foram analisados sete indicadores ligados à rentabilidade, à operação e à digitalização, onde foi possível observar um desempenho econômico superior entre aquelas com maior maturidade digital e integração com o varejo físico, associada a uma maior estabilidade operacional. Por outro lado, não foram observadas empresas que não optaram pela digitalização em algum período de sua evolução e não foi possível excluir os impactos provocados diretamente pela pandemia.application/pdfporComércio varejistaMudança tecnológicaAnálise de estratégias digitais do setor de varejo para geração de valorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2021Engenharia de Produçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137127.pdf.txt001137127.pdf.txtExtracted Texttext/plain65503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235738/2/001137127.pdf.txt26393d9ebe7e4b6d64ef8c6ce5592165MD52ORIGINAL001137127.pdfTexto completoapplication/pdf450677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235738/1/001137127.pdf8cf08af262a11a160a709c1d634ee210MD5110183/2357382022-08-20 04:53:02.444814oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235738Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-20T07:53:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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