Análise de estratégias digitais do setor de varejo para geração de valor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Felipe Kahl de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235738
Resumo: A crise sanitária provocada pelo novo coronavírus provocou uma aceleração das mudanças que estavam ocorrendo em diferentes segmentos da indústria, sobretudo em virtude dos novos hábitos de consumo ligados a modelos de negócios digitais. Um desses segmentos é o varejo tradicional, impactado pelo fechamento de lojas físicas – o que iniciou uma discussão acerca da eficiência dos investimentos em digitalização frente a estratégias de redução de custos. Assim, este artigo se propõe a avaliar grandes varejistas listadas em bolsa de valores e comprovar se há melhora na relação receitas/despesas entre as empresas com maior grau de digitalização frente a seus pares. Para tanto, foram analisados sete indicadores ligados à rentabilidade, à operação e à digitalização, onde foi possível observar um desempenho econômico superior entre aquelas com maior maturidade digital e integração com o varejo físico, associada a uma maior estabilidade operacional. Por outro lado, não foram observadas empresas que não optaram pela digitalização em algum período de sua evolução e não foi possível excluir os impactos provocados diretamente pela pandemia.
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