E-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Arilson de Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/64216
Resumo: Orientador : Claudimar Veiga
id UFPR_c18215933015ed68a240ae5e155e7c60
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/64216
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pontes, Arilson de LimaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão EstratégicaVeiga, Claudimar Pereira da2019-11-04T21:04:41Z2019-11-04T21:04:41Z2019https://hdl.handle.net/1884/64216Orientador : Claudimar VeigaArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão EstratégicaInclui referênciasResumo : O mundo está em constante evolução tecnológicas e tendências. As redes sociais criaram o hábito das pessoas ficarem a maior parte do tempo conectadas. Muitas pessoas fazem compras sem sair de casa, acessando apenas um portal ou aplicativo. Essa operação, denominada de e-commerce, nasceu em 1979 com Michael Aldrich que inventou o shopping online (primeiro sistema que permitia o processamento de transações online entre consumidores e empresas ou entre empresas). De lá pra cá, surgiram novos formatos e canais de vendas para diferentes tipos de produtos e serviços, como também a evolução da tecnologia para que essas transações fossem mais rápidas e seguras. A exemplo, a Amazon, uma das empresas mais bem-sucedidas no e-commerce, iniciou sua atividade em 1.995, mas, somente em 2003 registrou lucro pela primeira vez. No Brasil, empresas como a Livraria Cultura, Loja Americanas, Magazine Luiza entre outras, foram as pioneiras a utilizar esse canal de vendas. Quando se fala em evolução da tecnologia, analisase as tendências que ela proporciona. Cada vez mais, as lojas de varejos precisam adaptar-se aos novos hábitos de compras e criar novos canais de vendas além do tradicional canal offline. No contexto apresentado, o propósito deste artigo é apresentar uma amostra sobre o e-commerce no varejo de vizinhança, com análise para entender se o consumidor está disposto a comprar produtos de primeira necessidade nas lojas de bairro. Este é um desafio porque são lojas próximas, mais ou menos duas quadras de sua residência. A maioria dos consumidores, trabalham em locais mais distantes e, sempre estão na correria com seus afazeres. Este estudo tem o objetivo de entender se o e-commerce nesse cenário facilitaria a vida desses consumidores.20 p. : grafs.application/pdfComércio eletrônicoComércio varejistaE-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ARILSON DE LIMA PONTES.pdfapplication/pdf10322721https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64216/1/R%20-%20E%20-%20ARILSON%20DE%20LIMA%20PONTES.pdf94ec945115f3c762b3ca2f1225fbb831MD51open access1884/642162019-11-04 18:04:41.434open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64216Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-04T21:04:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv E-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhança
title E-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhança
spellingShingle E-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhança
Pontes, Arilson de Lima
Comércio eletrônico
Comércio varejista
title_short E-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhança
title_full E-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhança
title_fullStr E-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhança
title_full_unstemmed E-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhança
title_sort E-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhança
author Pontes, Arilson de Lima
author_facet Pontes, Arilson de Lima
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Arilson de Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veiga, Claudimar Pereira da
contributor_str_mv Veiga, Claudimar Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Comércio varejista
topic Comércio eletrônico
Comércio varejista
description Orientador : Claudimar Veiga
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-04T21:04:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-04T21:04:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/64216
url https://hdl.handle.net/1884/64216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 20 p. : grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64216/1/R%20-%20E%20-%20ARILSON%20DE%20LIMA%20PONTES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 94ec945115f3c762b3ca2f1225fbb831
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898914378547200