E-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/64216 |
Resumo: | Orientador : Claudimar Veiga |
id |
UFPR_c18215933015ed68a240ae5e155e7c60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/64216 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Pontes, Arilson de LimaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão EstratégicaVeiga, Claudimar Pereira da2019-11-04T21:04:41Z2019-11-04T21:04:41Z2019https://hdl.handle.net/1884/64216Orientador : Claudimar VeigaArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão EstratégicaInclui referênciasResumo : O mundo está em constante evolução tecnológicas e tendências. As redes sociais criaram o hábito das pessoas ficarem a maior parte do tempo conectadas. Muitas pessoas fazem compras sem sair de casa, acessando apenas um portal ou aplicativo. Essa operação, denominada de e-commerce, nasceu em 1979 com Michael Aldrich que inventou o shopping online (primeiro sistema que permitia o processamento de transações online entre consumidores e empresas ou entre empresas). De lá pra cá, surgiram novos formatos e canais de vendas para diferentes tipos de produtos e serviços, como também a evolução da tecnologia para que essas transações fossem mais rápidas e seguras. A exemplo, a Amazon, uma das empresas mais bem-sucedidas no e-commerce, iniciou sua atividade em 1.995, mas, somente em 2003 registrou lucro pela primeira vez. No Brasil, empresas como a Livraria Cultura, Loja Americanas, Magazine Luiza entre outras, foram as pioneiras a utilizar esse canal de vendas. Quando se fala em evolução da tecnologia, analisase as tendências que ela proporciona. Cada vez mais, as lojas de varejos precisam adaptar-se aos novos hábitos de compras e criar novos canais de vendas além do tradicional canal offline. No contexto apresentado, o propósito deste artigo é apresentar uma amostra sobre o e-commerce no varejo de vizinhança, com análise para entender se o consumidor está disposto a comprar produtos de primeira necessidade nas lojas de bairro. Este é um desafio porque são lojas próximas, mais ou menos duas quadras de sua residência. A maioria dos consumidores, trabalham em locais mais distantes e, sempre estão na correria com seus afazeres. Este estudo tem o objetivo de entender se o e-commerce nesse cenário facilitaria a vida desses consumidores.20 p. : grafs.application/pdfComércio eletrônicoComércio varejistaE-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ARILSON DE LIMA PONTES.pdfapplication/pdf10322721https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64216/1/R%20-%20E%20-%20ARILSON%20DE%20LIMA%20PONTES.pdf94ec945115f3c762b3ca2f1225fbb831MD51open access1884/642162019-11-04 18:04:41.434open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64216Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-04T21:04:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
E-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhança |
title |
E-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhança |
spellingShingle |
E-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhança Pontes, Arilson de Lima Comércio eletrônico Comércio varejista |
title_short |
E-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhança |
title_full |
E-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhança |
title_fullStr |
E-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhança |
title_full_unstemmed |
E-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhança |
title_sort |
E-commerce : uma análise no varejo online para lojas de vizinhança |
author |
Pontes, Arilson de Lima |
author_facet |
Pontes, Arilson de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Arilson de Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Veiga, Claudimar Pereira da |
contributor_str_mv |
Veiga, Claudimar Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio eletrônico Comércio varejista |
topic |
Comércio eletrônico Comércio varejista |
description |
Orientador : Claudimar Veiga |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-04T21:04:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-04T21:04:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/64216 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/64216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
20 p. : grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64216/1/R%20-%20E%20-%20ARILSON%20DE%20LIMA%20PONTES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
94ec945115f3c762b3ca2f1225fbb831 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898914378547200 |