Saber estatístico e sua curricularização para o governamento de todos e de cada um
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230102 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo problematizar o saber estatístico e sua curricularização nos diferentes níveis de ensino. Mobilizando a ideia foucaultiana de governamentalidade, a discussão sugere um olhar político sobre a Estatística como domínio de saber científico, assim como leva a pensar essa curricularização no âmbito dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica como domínio de saber orientado para o governamento do próprio indivíduo. Nesse contexto, o saber estatístico e sua curricularização se tornam tecnologias para orientação de condutas no quadro de uma racionalidade governamental contemporânea. |
id |
UFRGS-2_743a71d8f6d3c52fcf6af553ade94773 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230102 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
López Bello, Samuel EdmundoTraversini, Clarice Salete2021-09-23T04:20:52Z20110103-636Xhttp://hdl.handle.net/10183/230102000794024Este artigo tem por objetivo problematizar o saber estatístico e sua curricularização nos diferentes níveis de ensino. Mobilizando a ideia foucaultiana de governamentalidade, a discussão sugere um olhar político sobre a Estatística como domínio de saber científico, assim como leva a pensar essa curricularização no âmbito dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica como domínio de saber orientado para o governamento do próprio indivíduo. Nesse contexto, o saber estatístico e sua curricularização se tornam tecnologias para orientação de condutas no quadro de uma racionalidade governamental contemporânea.This article examines statistical knowledge and its inclusion in the curriculum at different teaching levels. Using Foucault’s notion of governmentality, we suggest a political look at statistics as a domain of scientific knowledge and analyze its inclusion in the curriculum according to the National Guidelines for Elementary Education as a knowledge domain directed at governing the individual. We show how statistical knowledge and its inclusion in the curriculum have become technologies to guide conduct in the context of contemporary governmental rationality.application/pdfporBolema. Rio Claro, SP. Vol. 24, n. 40 (dez. 2011), p. 855-871EstatísticaCurrículoGovernoGovernmentalityStatistical EducationNational Curriculum ParametersCurriculumSaber estatístico e sua curricularização para o governamento de todos e de cada umStatistical knowledge and its inclusion in the curriculum to govern one and all info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000794024.pdf.txt000794024.pdf.txtExtracted Texttext/plain44971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230102/2/000794024.pdf.txta93dffd86cc22457668325f4a0ba8d31MD52ORIGINAL000794024.pdfTexto completoapplication/pdf121624http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230102/1/000794024.pdfd402cb2d7f18108f652c691dba05cbc6MD5110183/2301022021-11-20 05:52:45.628735oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230102Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:52:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Saber estatístico e sua curricularização para o governamento de todos e de cada um |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Statistical knowledge and its inclusion in the curriculum to govern one and all |
title |
Saber estatístico e sua curricularização para o governamento de todos e de cada um |
spellingShingle |
Saber estatístico e sua curricularização para o governamento de todos e de cada um López Bello, Samuel Edmundo Estatística Currículo Governo Governmentality Statistical Education National Curriculum Parameters Curriculum |
title_short |
Saber estatístico e sua curricularização para o governamento de todos e de cada um |
title_full |
Saber estatístico e sua curricularização para o governamento de todos e de cada um |
title_fullStr |
Saber estatístico e sua curricularização para o governamento de todos e de cada um |
title_full_unstemmed |
Saber estatístico e sua curricularização para o governamento de todos e de cada um |
title_sort |
Saber estatístico e sua curricularização para o governamento de todos e de cada um |
author |
López Bello, Samuel Edmundo |
author_facet |
López Bello, Samuel Edmundo Traversini, Clarice Salete |
author_role |
author |
author2 |
Traversini, Clarice Salete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
López Bello, Samuel Edmundo Traversini, Clarice Salete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estatística Currículo Governo |
topic |
Estatística Currículo Governo Governmentality Statistical Education National Curriculum Parameters Curriculum |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Governmentality Statistical Education National Curriculum Parameters Curriculum |
description |
Este artigo tem por objetivo problematizar o saber estatístico e sua curricularização nos diferentes níveis de ensino. Mobilizando a ideia foucaultiana de governamentalidade, a discussão sugere um olhar político sobre a Estatística como domínio de saber científico, assim como leva a pensar essa curricularização no âmbito dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica como domínio de saber orientado para o governamento do próprio indivíduo. Nesse contexto, o saber estatístico e sua curricularização se tornam tecnologias para orientação de condutas no quadro de uma racionalidade governamental contemporânea. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-23T04:20:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230102 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-636X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000794024 |
identifier_str_mv |
0103-636X 000794024 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Bolema. Rio Claro, SP. Vol. 24, n. 40 (dez. 2011), p. 855-871 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230102/2/000794024.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230102/1/000794024.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a93dffd86cc22457668325f4a0ba8d31 d402cb2d7f18108f652c691dba05cbc6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487491476455424 |