Ler e escrever : ensinar para melhor aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Maity Simone Guerreiro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Freitas, Gabriela Castro Menezes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188631
Resumo: Ler e escrever são atividades iniciadas antes do processo de alfabetização, que continuam sendo desenvolvidas durante todo o ensino formal. Desde os primeiros contatos com o mundo letrado, o ser humano passa a fazer hipóteses sobre leitura e escrita, que serão confirmadas ou não em experiências futuras de letramento. Em um primeiro momento, o ensino da leitura e da escrita pressupõe codificação e decodificação de grafemas e fonemas. Porém, ler e escrever fluentemente pressupõe muito mais do que codificar e decodificar, exigindo que haja um trabalho consciente envolvendo habilidades cognitivas de leitura e escrita. Este artigo tem como objetivo abordar aspectos linguístico-cognitivos da leitura e da escrita, consciência fonológica e ortografia, que estão relacionados ao ensino formal da lecto-escrita realizado em sala de aula.
id UFRGS-2_7460ba04a636e9c16de280cff838ff76
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188631
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Siqueira, Maity Simone GuerreiroFreitas, Gabriela Castro Menezes de2019-02-09T02:34:31Z20110104-1371http://hdl.handle.net/10183/188631000939662Ler e escrever são atividades iniciadas antes do processo de alfabetização, que continuam sendo desenvolvidas durante todo o ensino formal. Desde os primeiros contatos com o mundo letrado, o ser humano passa a fazer hipóteses sobre leitura e escrita, que serão confirmadas ou não em experiências futuras de letramento. Em um primeiro momento, o ensino da leitura e da escrita pressupõe codificação e decodificação de grafemas e fonemas. Porém, ler e escrever fluentemente pressupõe muito mais do que codificar e decodificar, exigindo que haja um trabalho consciente envolvendo habilidades cognitivas de leitura e escrita. Este artigo tem como objetivo abordar aspectos linguístico-cognitivos da leitura e da escrita, consciência fonológica e ortografia, que estão relacionados ao ensino formal da lecto-escrita realizado em sala de aula.Reading and writing are activities initiated before the process of alphabetizing and developed during all the formal education period. From the first contacts with the world of letters, human beings start to build hypothesis about reading and writing that will be or won’t be confirmed in their literacy future experiences. On a first moment, reading and writing presuppose coding and decoding graphemes and phonemes. However, a fluent reading and writing activity requires a lot more than coding and decoding, it demands a conscious effort that involves different cognitive abilities. This paper approaches diverse reading and writing cognitive-linguistic aspects, phonological awareness and orthography, abilities that contribute to the formal teaching of reading and writing.application/pdfporCadernos de educação (Pelotas). Pelotas, RS. N. 40 (out./dez. 2011), f. 196-214LeituraEscritaConsciência fonológicaOrtografiaAlfabetizaçãoReadingWritingPhonological awarenessOrtographic awarenessLer e escrever : ensinar para melhor aprenderReading and writing : teaching for a better learninginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000939662.pdf.txt000939662.pdf.txtExtracted Texttext/plain42671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188631/2/000939662.pdf.txtf69c03257f44045608753ea3956aa6a2MD52ORIGINAL000939662.pdfTexto completoapplication/pdf100906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188631/1/000939662.pdfcadd4b40f4392ac00cfd4db7897eb4f9MD5110183/1886312023-07-02 03:42:04.693053oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188631Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-02T06:42:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ler e escrever : ensinar para melhor aprender
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Reading and writing : teaching for a better learning
title Ler e escrever : ensinar para melhor aprender
spellingShingle Ler e escrever : ensinar para melhor aprender
Siqueira, Maity Simone Guerreiro
Leitura
Escrita
Consciência fonológica
Ortografia
Alfabetização
Reading
Writing
Phonological awareness
Ortographic awareness
title_short Ler e escrever : ensinar para melhor aprender
title_full Ler e escrever : ensinar para melhor aprender
title_fullStr Ler e escrever : ensinar para melhor aprender
title_full_unstemmed Ler e escrever : ensinar para melhor aprender
title_sort Ler e escrever : ensinar para melhor aprender
author Siqueira, Maity Simone Guerreiro
author_facet Siqueira, Maity Simone Guerreiro
Freitas, Gabriela Castro Menezes de
author_role author
author2 Freitas, Gabriela Castro Menezes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Maity Simone Guerreiro
Freitas, Gabriela Castro Menezes de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Consciência fonológica
Ortografia
Alfabetização
topic Leitura
Escrita
Consciência fonológica
Ortografia
Alfabetização
Reading
Writing
Phonological awareness
Ortographic awareness
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Writing
Phonological awareness
Ortographic awareness
description Ler e escrever são atividades iniciadas antes do processo de alfabetização, que continuam sendo desenvolvidas durante todo o ensino formal. Desde os primeiros contatos com o mundo letrado, o ser humano passa a fazer hipóteses sobre leitura e escrita, que serão confirmadas ou não em experiências futuras de letramento. Em um primeiro momento, o ensino da leitura e da escrita pressupõe codificação e decodificação de grafemas e fonemas. Porém, ler e escrever fluentemente pressupõe muito mais do que codificar e decodificar, exigindo que haja um trabalho consciente envolvendo habilidades cognitivas de leitura e escrita. Este artigo tem como objetivo abordar aspectos linguístico-cognitivos da leitura e da escrita, consciência fonológica e ortografia, que estão relacionados ao ensino formal da lecto-escrita realizado em sala de aula.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-09T02:34:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188631
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-1371
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000939662
identifier_str_mv 0104-1371
000939662
url http://hdl.handle.net/10183/188631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de educação (Pelotas). Pelotas, RS. N. 40 (out./dez. 2011), f. 196-214
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188631/2/000939662.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188631/1/000939662.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f69c03257f44045608753ea3956aa6a2
cadd4b40f4392ac00cfd4db7897eb4f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224962563899392