Ler e escrever : ensinar para melhor aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188631 |
Resumo: | Ler e escrever são atividades iniciadas antes do processo de alfabetização, que continuam sendo desenvolvidas durante todo o ensino formal. Desde os primeiros contatos com o mundo letrado, o ser humano passa a fazer hipóteses sobre leitura e escrita, que serão confirmadas ou não em experiências futuras de letramento. Em um primeiro momento, o ensino da leitura e da escrita pressupõe codificação e decodificação de grafemas e fonemas. Porém, ler e escrever fluentemente pressupõe muito mais do que codificar e decodificar, exigindo que haja um trabalho consciente envolvendo habilidades cognitivas de leitura e escrita. Este artigo tem como objetivo abordar aspectos linguístico-cognitivos da leitura e da escrita, consciência fonológica e ortografia, que estão relacionados ao ensino formal da lecto-escrita realizado em sala de aula. |
id |
UFRGS-2_7460ba04a636e9c16de280cff838ff76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188631 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Siqueira, Maity Simone GuerreiroFreitas, Gabriela Castro Menezes de2019-02-09T02:34:31Z20110104-1371http://hdl.handle.net/10183/188631000939662Ler e escrever são atividades iniciadas antes do processo de alfabetização, que continuam sendo desenvolvidas durante todo o ensino formal. Desde os primeiros contatos com o mundo letrado, o ser humano passa a fazer hipóteses sobre leitura e escrita, que serão confirmadas ou não em experiências futuras de letramento. Em um primeiro momento, o ensino da leitura e da escrita pressupõe codificação e decodificação de grafemas e fonemas. Porém, ler e escrever fluentemente pressupõe muito mais do que codificar e decodificar, exigindo que haja um trabalho consciente envolvendo habilidades cognitivas de leitura e escrita. Este artigo tem como objetivo abordar aspectos linguístico-cognitivos da leitura e da escrita, consciência fonológica e ortografia, que estão relacionados ao ensino formal da lecto-escrita realizado em sala de aula.Reading and writing are activities initiated before the process of alphabetizing and developed during all the formal education period. From the first contacts with the world of letters, human beings start to build hypothesis about reading and writing that will be or won’t be confirmed in their literacy future experiences. On a first moment, reading and writing presuppose coding and decoding graphemes and phonemes. However, a fluent reading and writing activity requires a lot more than coding and decoding, it demands a conscious effort that involves different cognitive abilities. This paper approaches diverse reading and writing cognitive-linguistic aspects, phonological awareness and orthography, abilities that contribute to the formal teaching of reading and writing.application/pdfporCadernos de educação (Pelotas). Pelotas, RS. N. 40 (out./dez. 2011), f. 196-214LeituraEscritaConsciência fonológicaOrtografiaAlfabetizaçãoReadingWritingPhonological awarenessOrtographic awarenessLer e escrever : ensinar para melhor aprenderReading and writing : teaching for a better learninginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000939662.pdf.txt000939662.pdf.txtExtracted Texttext/plain42671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188631/2/000939662.pdf.txtf69c03257f44045608753ea3956aa6a2MD52ORIGINAL000939662.pdfTexto completoapplication/pdf100906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188631/1/000939662.pdfcadd4b40f4392ac00cfd4db7897eb4f9MD5110183/1886312023-07-02 03:42:04.693053oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188631Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-02T06:42:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ler e escrever : ensinar para melhor aprender |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Reading and writing : teaching for a better learning |
title |
Ler e escrever : ensinar para melhor aprender |
spellingShingle |
Ler e escrever : ensinar para melhor aprender Siqueira, Maity Simone Guerreiro Leitura Escrita Consciência fonológica Ortografia Alfabetização Reading Writing Phonological awareness Ortographic awareness |
title_short |
Ler e escrever : ensinar para melhor aprender |
title_full |
Ler e escrever : ensinar para melhor aprender |
title_fullStr |
Ler e escrever : ensinar para melhor aprender |
title_full_unstemmed |
Ler e escrever : ensinar para melhor aprender |
title_sort |
Ler e escrever : ensinar para melhor aprender |
author |
Siqueira, Maity Simone Guerreiro |
author_facet |
Siqueira, Maity Simone Guerreiro Freitas, Gabriela Castro Menezes de |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Gabriela Castro Menezes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Maity Simone Guerreiro Freitas, Gabriela Castro Menezes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Consciência fonológica Ortografia Alfabetização |
topic |
Leitura Escrita Consciência fonológica Ortografia Alfabetização Reading Writing Phonological awareness Ortographic awareness |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading Writing Phonological awareness Ortographic awareness |
description |
Ler e escrever são atividades iniciadas antes do processo de alfabetização, que continuam sendo desenvolvidas durante todo o ensino formal. Desde os primeiros contatos com o mundo letrado, o ser humano passa a fazer hipóteses sobre leitura e escrita, que serão confirmadas ou não em experiências futuras de letramento. Em um primeiro momento, o ensino da leitura e da escrita pressupõe codificação e decodificação de grafemas e fonemas. Porém, ler e escrever fluentemente pressupõe muito mais do que codificar e decodificar, exigindo que haja um trabalho consciente envolvendo habilidades cognitivas de leitura e escrita. Este artigo tem como objetivo abordar aspectos linguístico-cognitivos da leitura e da escrita, consciência fonológica e ortografia, que estão relacionados ao ensino formal da lecto-escrita realizado em sala de aula. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-09T02:34:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/188631 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-1371 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000939662 |
identifier_str_mv |
0104-1371 000939662 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/188631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos de educação (Pelotas). Pelotas, RS. N. 40 (out./dez. 2011), f. 196-214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188631/2/000939662.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188631/1/000939662.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f69c03257f44045608753ea3956aa6a2 cadd4b40f4392ac00cfd4db7897eb4f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224962563899392 |