A tragedy doomed to repeat itself time and again : monstrous representations in Guillermo Del Toro's The Devil's Backbone (2001)
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255512 |
Resumo: | Este artigo analisa representações de monstruosidade no filme A Espinha do Diabo (direção de Guillermo del Toro, 2001). Os principais suportes teóricos contemplam questões relacionadas à monstruosidade (ASMA, 2009; COHEN, 1996) e ao mal (CALDER, 2020). A análise aponta a presença de um movimento que veio a tornar-se típico na obra de del Toro, qual seja, a identificação do espectador com personagens de aparência monstruosa e o distanciamento de personagens de aparência humana em vista da monstruosidade maléfica que apresentam ao longo da narrativa. Partimos da hipótese que a personagem de forma não-convencional é humanizada e ganha relevância narrativa, enquanto a figura de forma humana é monstrificada devido a seu comportamento sombrio. Tal dinâmica está ancorada à presença de tropos recorrentes na ficção gótica e no contexto da guerra civil espanhola em que o filme se passa. As complexas relações entre humanidade e monstruosidade presentes na trama forçam o público espectador a questionar e compreender a essência da monstruosidade e ressignificar a humanidade. |
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Mayer, Gabriel da FonsecaZanini, Claudio Vescia2023-03-10T03:26:02Z20222525-4022http://hdl.handle.net/10183/255512001157245Este artigo analisa representações de monstruosidade no filme A Espinha do Diabo (direção de Guillermo del Toro, 2001). Os principais suportes teóricos contemplam questões relacionadas à monstruosidade (ASMA, 2009; COHEN, 1996) e ao mal (CALDER, 2020). A análise aponta a presença de um movimento que veio a tornar-se típico na obra de del Toro, qual seja, a identificação do espectador com personagens de aparência monstruosa e o distanciamento de personagens de aparência humana em vista da monstruosidade maléfica que apresentam ao longo da narrativa. Partimos da hipótese que a personagem de forma não-convencional é humanizada e ganha relevância narrativa, enquanto a figura de forma humana é monstrificada devido a seu comportamento sombrio. Tal dinâmica está ancorada à presença de tropos recorrentes na ficção gótica e no contexto da guerra civil espanhola em que o filme se passa. As complexas relações entre humanidade e monstruosidade presentes na trama forçam o público espectador a questionar e compreender a essência da monstruosidade e ressignificar a humanidade.This article analyzes representations of monstrosity in the film The Devil’s Backbone (directed by Guillermo del Toro, 2001). The main theoretical support approaches issues related to monstrosity (ASMA, 2009; COHEN, 1996) and evil (CALDER, 2020). The analysis points to the presence of a movement that eventually became typical in del Toro’s oeuvre, namely, the viewer’s empathic identification with characters that display a monstrous appearance, and a simultaneous detachment from characters depicted with a human appearance in view of the evil monstrosity they display throughout the narrative. Our hypothesis is that the character whose shape is unconventional is humanized and gains narrative prominence, whereas the human figure undergoes a monstrification process due to its somber behavior. Such dynamic is anchored to the presence of tropes that are recurrent in gothic fiction and to the war context presented in the film. The complex relations between humanity and monstrosity in the plot drive the audience to question and understand the essence of monstrosity and to resignify humanity.application/pdfengAbusões. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 8, n. 19 (2022), p. 245-288Toro, Guillermo delCinemaFicçãoGóticoMonstrosMalMonsterEvilGothic fictionThe Devil’s BackboneA tragedy doomed to repeat itself time and again : monstrous representations in Guillermo Del Toro's The Devil's Backbone (2001)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157245.pdf.txt001157245.pdf.txtExtracted Texttext/plain81304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255512/2/001157245.pdf.txt3e5e174052900586e0f104cfac0e68a5MD52ORIGINAL001157245.pdfTexto completo (inglês)application/pdf527664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255512/1/001157245.pdf0e0fadc1c5383d9d66a7fe16c72754cfMD5110183/2555122023-03-11 03:30:00.352087oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255512Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-11T06:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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