A tragedy doomed to repeat itself time and again : monstrous representations in Guillermo Del Toro's The Devil's Backbone (2001)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mayer, Gabriel da Fonseca
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Zanini, Claudio Vescia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255512
Resumo: Este artigo analisa representações de monstruosidade no filme A Espinha do Diabo (direção de Guillermo del Toro, 2001). Os principais suportes teóricos contemplam questões relacionadas à monstruosidade (ASMA, 2009; COHEN, 1996) e ao mal (CALDER, 2020). A análise aponta a presença de um movimento que veio a tornar-se típico na obra de del Toro, qual seja, a identificação do espectador com personagens de aparência monstruosa e o distanciamento de personagens de aparência humana em vista da monstruosidade maléfica que apresentam ao longo da narrativa. Partimos da hipótese que a personagem de forma não-convencional é humanizada e ganha relevância narrativa, enquanto a figura de forma humana é monstrificada devido a seu comportamento sombrio. Tal dinâmica está ancorada à presença de tropos recorrentes na ficção gótica e no contexto da guerra civil espanhola em que o filme se passa. As complexas relações entre humanidade e monstruosidade presentes na trama forçam o público espectador a questionar e compreender a essência da monstruosidade e ressignificar a humanidade.
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