Uma análise sobre internacionalização de franquias brasileiras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Dalton Siqueira Pitta
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Merlo, Edgard Monforte, Nagano, Marcelo Seido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20751
Resumo: O setor de franquias no Brasil teve um grande desenvolvimento após a estabilização da economia e ele se destaca por ser composto, em sua maioria, por empresas nacionais. Assiste-se, atualmente, a um movimento crescente de internacionalização dessas empresas. Este fenômeno, porém, é ainda pouco estudado pela literatura nacional. Para suprir parte desta lacuna, este artigo buscou analisar aspectos gerais da internacionalização de franquias brasileiras. Assim, ele teve por objetivo: identificar o perfil da internacionalização de redes brasileiras de franquias, no que se refere, dentre outros aspectos, ao número de lojas e tempo de operação no exterior, países de destino e métodos de entrada; e analisar características organizacionais associadas à internacionalização. O método de pesquisa foi o de levantamento de campo do tipo survey, sendo que a amostra final foi constituída por 61 empresas. Os dados foram analisados por meio de técnicas de estatística descritiva e multivariada, que incluiu análise discriminante e regressão logística. Observou-se que, em geral, o número de lojas franqueadas no exterior pelas empresas brasileiras é pequeno e o tempo de operação internacional é reduzido. Portugal e México foram os destinos principais das empresas, que, em geral, optaram pela máster-franquia como método de operação no exterior. As análises dos resultados mostraram, ainda, que o total de lojas no Brasil, o tempo de atuação no sistema de franquias e a dispersão geográfica no mercado doméstico são variáveis associadas à internacionalização, sendo significantes em diferenciar os grupos de empresas no que refere à operação no exterior.
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