Comunicação humana e saúde da criança : reflexão sobre promoção da saúde na infância e prevenção de distúrbios fonoaudiológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Bárbara Niegia Garcia de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Chiari, Brasília Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/62575
Resumo: Objetivo: apresentar considerações sobre as possibilidades de atuação fonoaudiológica para a pro¬moção e manutenção da saúde da criança, bem como parâmetros para a identificação precoce de distúrbios de linguagem, voz, fala e audição na infância. Método: estudo transversal com 65 crianças matriculadas no ensino fundamental em escolas públicas, sem histórico de avaliação ou tratamento fonoaudiológico e indicadas pelo núcleo de orientação pedagógica da escola por suspeita de distúrbio fonoaudiológico; juntamente com dados de literatura relacionados à fala, linguagem oral, escrita e fonoaudiologia na promoção da saúde da criança. Resultados: das 53 crianças efetivamente entre¬vistadas, 39 (73,6%) eram do sexo masculino. A média de idade foi de 8,8 anos (dp=2,1). Não foi encontrada associação entre gênero e ocorrência de hábitos orais nocivos (RP=1,13; IC 95% 0,36-3,59), tampouco entre ter irmãos e apresentar hábitos orais nocivos (p=0,18). Quando perguntadas sobre sua acuidade auditiva, quatro (4,7%) referiram dificuldades auditivas sem avaliação ou diag¬nóstico prévio. Todas as crianças foram encaminhadas pela escola para avaliação fonoaudiológica por histórico de dificuldades de aprendizagem de leitura e/ou escrita, bem como distúrbios da comu¬nicação oral percebidos pelos professores; as referidas dificuldades foram confirmadas em 100% dos casos. Conclusões: é necessário que ocorra troca de experiências entre educadores e fonoau¬diólogos, principalmente objetivando a promoção do desenvolvimento saudável da criança, visando integrá-la melhor ao ambiente escolar, seja em relação à aprendizagem da leitura e escrita, seja para maior efetividade da comunicação oral, altamente demandada na sociedade contemporânea.
id UFRGS-2_75348320c6b41e0c88773b1af76a47da
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/62575
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Goulart, Bárbara Niegia Garcia deChiari, Brasília Maria2013-01-19T01:47:43Z2012http://hdl.handle.net/10183/62575000859381Objetivo: apresentar considerações sobre as possibilidades de atuação fonoaudiológica para a pro¬moção e manutenção da saúde da criança, bem como parâmetros para a identificação precoce de distúrbios de linguagem, voz, fala e audição na infância. Método: estudo transversal com 65 crianças matriculadas no ensino fundamental em escolas públicas, sem histórico de avaliação ou tratamento fonoaudiológico e indicadas pelo núcleo de orientação pedagógica da escola por suspeita de distúrbio fonoaudiológico; juntamente com dados de literatura relacionados à fala, linguagem oral, escrita e fonoaudiologia na promoção da saúde da criança. Resultados: das 53 crianças efetivamente entre¬vistadas, 39 (73,6%) eram do sexo masculino. A média de idade foi de 8,8 anos (dp=2,1). Não foi encontrada associação entre gênero e ocorrência de hábitos orais nocivos (RP=1,13; IC 95% 0,36-3,59), tampouco entre ter irmãos e apresentar hábitos orais nocivos (p=0,18). Quando perguntadas sobre sua acuidade auditiva, quatro (4,7%) referiram dificuldades auditivas sem avaliação ou diag¬nóstico prévio. Todas as crianças foram encaminhadas pela escola para avaliação fonoaudiológica por histórico de dificuldades de aprendizagem de leitura e/ou escrita, bem como distúrbios da comu¬nicação oral percebidos pelos professores; as referidas dificuldades foram confirmadas em 100% dos casos. Conclusões: é necessário que ocorra troca de experiências entre educadores e fonoau¬diólogos, principalmente objetivando a promoção do desenvolvimento saudável da criança, visando integrá-la melhor ao ambiente escolar, seja em relação à aprendizagem da leitura e escrita, seja para maior efetividade da comunicação oral, altamente demandada na sociedade contemporânea.Purpose: to submit considerations on the possibilities of speech-language intervention for the promotion and maintenance of child health, as well as parameters for early identification of language, voice, speech and hearing disorders in the childhood. Method: a cross-sectional study with 65 children enrolled in public schools in the metropolitan region of Porto Alegre (RS, Brazil), no history of evaluation or therapy and referred by the nucleus of tutoring school for suspected speech disorder, together with data from the literature related to speech, oral language, writing and speech in promoting child health. Results: from the 53 children actually interviewed, 39 (73.6%) were male. The mean age was 8.8 years (sd = 2.1). No association was found between gender and occurrence of oral habits (PR = 1.13, CI 95% 0.36-3.59), nor between siblings and present oral habits (p = 0.18). When asked about their hearing acuity, 4 (4.7%) reported hearing difficulties without prior evaluation or diagnosis. All children were referred for evaluation by the school speech-language history of learning difficulties of reading and writing and oral communication disorders perceived by the teachers, such difficulties were confirmed in 100% of the cases. Conclusion: it is necessary to have an exchange of experience among teachers and speech therapists, in order to promote children development and integrate them more effectively in the school environment, whether in relation to reading and writing or improving oral communication, that is highly demanded in contemporary society.application/pdfporRevista CEFAC. São Paulo. Vol. 14, n. 4 (jul./ago. 2012), p. 691-696.Prática profissionalSaúde da criançaDesenvolvimento da linguagemFalaEstudantes de ensino fundamentalLanguage DevelopmentEpidemiologySpeech-Language and Hearing SciencesChild HealthSpeechLearningComunicação humana e saúde da criança : reflexão sobre promoção da saúde na infância e prevenção de distúrbios fonoaudiológicosHuman communication and children health : reflecting on promoting health in childhood and preventing communication disordersinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859381.pdf000859381.pdfTexto completoapplication/pdf8408014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62575/1/000859381.pdf04f06908e2a3654f7eb979736557aee7MD51000859381-02.pdf000859381-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf205785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62575/2/000859381-02.pdf435bbe3bc4b27697970278f1df9aa558MD52TEXT000859381-02.pdf.txt000859381-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain21591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62575/3/000859381-02.pdf.txt412bdc4f408349ac540e87bc7d116693MD53000859381.pdf.txt000859381.pdf.txtExtracted Texttext/plain24152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62575/4/000859381.pdf.txt863f9772d86d316ccb744280f7e3b02fMD54THUMBNAIL000859381.pdf.jpg000859381.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62575/5/000859381.pdf.jpgfbcec05c40cce7f7f0c25b6a556a7f3eMD55000859381-02.pdf.jpg000859381-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62575/6/000859381-02.pdf.jpg4807ae213d4cbbed5d5dd35918cc2e23MD5610183/625752018-10-11 08:00:50.176oai:www.lume.ufrgs.br:10183/62575Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:00:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação humana e saúde da criança : reflexão sobre promoção da saúde na infância e prevenção de distúrbios fonoaudiológicos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Human communication and children health : reflecting on promoting health in childhood and preventing communication disorders
title Comunicação humana e saúde da criança : reflexão sobre promoção da saúde na infância e prevenção de distúrbios fonoaudiológicos
spellingShingle Comunicação humana e saúde da criança : reflexão sobre promoção da saúde na infância e prevenção de distúrbios fonoaudiológicos
Goulart, Bárbara Niegia Garcia de
Prática profissional
Saúde da criança
Desenvolvimento da linguagem
Fala
Estudantes de ensino fundamental
Language Development
Epidemiology
Speech-Language and Hearing Sciences
Child Health
Speech
Learning
title_short Comunicação humana e saúde da criança : reflexão sobre promoção da saúde na infância e prevenção de distúrbios fonoaudiológicos
title_full Comunicação humana e saúde da criança : reflexão sobre promoção da saúde na infância e prevenção de distúrbios fonoaudiológicos
title_fullStr Comunicação humana e saúde da criança : reflexão sobre promoção da saúde na infância e prevenção de distúrbios fonoaudiológicos
title_full_unstemmed Comunicação humana e saúde da criança : reflexão sobre promoção da saúde na infância e prevenção de distúrbios fonoaudiológicos
title_sort Comunicação humana e saúde da criança : reflexão sobre promoção da saúde na infância e prevenção de distúrbios fonoaudiológicos
author Goulart, Bárbara Niegia Garcia de
author_facet Goulart, Bárbara Niegia Garcia de
Chiari, Brasília Maria
author_role author
author2 Chiari, Brasília Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Bárbara Niegia Garcia de
Chiari, Brasília Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional
Saúde da criança
Desenvolvimento da linguagem
Fala
Estudantes de ensino fundamental
topic Prática profissional
Saúde da criança
Desenvolvimento da linguagem
Fala
Estudantes de ensino fundamental
Language Development
Epidemiology
Speech-Language and Hearing Sciences
Child Health
Speech
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Language Development
Epidemiology
Speech-Language and Hearing Sciences
Child Health
Speech
Learning
description Objetivo: apresentar considerações sobre as possibilidades de atuação fonoaudiológica para a pro¬moção e manutenção da saúde da criança, bem como parâmetros para a identificação precoce de distúrbios de linguagem, voz, fala e audição na infância. Método: estudo transversal com 65 crianças matriculadas no ensino fundamental em escolas públicas, sem histórico de avaliação ou tratamento fonoaudiológico e indicadas pelo núcleo de orientação pedagógica da escola por suspeita de distúrbio fonoaudiológico; juntamente com dados de literatura relacionados à fala, linguagem oral, escrita e fonoaudiologia na promoção da saúde da criança. Resultados: das 53 crianças efetivamente entre¬vistadas, 39 (73,6%) eram do sexo masculino. A média de idade foi de 8,8 anos (dp=2,1). Não foi encontrada associação entre gênero e ocorrência de hábitos orais nocivos (RP=1,13; IC 95% 0,36-3,59), tampouco entre ter irmãos e apresentar hábitos orais nocivos (p=0,18). Quando perguntadas sobre sua acuidade auditiva, quatro (4,7%) referiram dificuldades auditivas sem avaliação ou diag¬nóstico prévio. Todas as crianças foram encaminhadas pela escola para avaliação fonoaudiológica por histórico de dificuldades de aprendizagem de leitura e/ou escrita, bem como distúrbios da comu¬nicação oral percebidos pelos professores; as referidas dificuldades foram confirmadas em 100% dos casos. Conclusões: é necessário que ocorra troca de experiências entre educadores e fonoau¬diólogos, principalmente objetivando a promoção do desenvolvimento saudável da criança, visando integrá-la melhor ao ambiente escolar, seja em relação à aprendizagem da leitura e escrita, seja para maior efetividade da comunicação oral, altamente demandada na sociedade contemporânea.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-19T01:47:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/62575
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000859381
url http://hdl.handle.net/10183/62575
identifier_str_mv 000859381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista CEFAC. São Paulo. Vol. 14, n. 4 (jul./ago. 2012), p. 691-696.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62575/1/000859381.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62575/2/000859381-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62575/3/000859381-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62575/4/000859381.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62575/5/000859381.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62575/6/000859381-02.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 04f06908e2a3654f7eb979736557aee7
435bbe3bc4b27697970278f1df9aa558
412bdc4f408349ac540e87bc7d116693
863f9772d86d316ccb744280f7e3b02f
fbcec05c40cce7f7f0c25b6a556a7f3e
4807ae213d4cbbed5d5dd35918cc2e23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447486146281472