Pesquisa dos fatores de decisão de compra de artigos de vestuário pela internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/87874 |
Resumo: | Por conta da evolução tecnológica que estamos vivendo, diversas empresas buscam diferentes soluções que proporcionem diferenciais utilizando novas ferramentas e oportunidades existentes, a fim de melhorar sua prestação de serviço ou produção. Somado a isso, a internet continua seu processo de evolução, fazendo parte da vida de um número de pessoas cada vez maior, mudando alguns costumes e hábitos das pessoas. Um dos recursos que têm sido bastante desenvolvido é o de compras via internet, com diversos e-commerces sendo criados, para comercializar os mais variados produtos, um deles os artigos de vestuário. Contudo, o mercado de venda de artigos de vestuário pela internet ainda apresenta algumas dúvidas, visto que não se tem muito conhecimento sobre todos os players, e principalmente esses não conseguem entender o comportamento do consumidor nas redes, em especial no momento em que ele procura alguma loja online. Este trabalho de conclusão curso apresenta uma pesquisa completa, qualitativa e quantitativa, que busca compreender quais são os atributos relacionados à compra de artigos de vestuário pela internet, e, por fim, identificar quais deles são os mais relevantes na decisão de compra do consumidor. Para o estudo, foram aplicadas sete entrevistas em profundidade com pessoas que já tinham feito a compra de qualquer artigo de vestuário pela internet, visando determinar quais atributos estavam ligados à essa compra, e depois coletados 408 questionários quantitativos, buscando conhecer quais são os fatores de decisão. Para a análise, os questionários foram separados em dois grupos, conforme o perfil de compra deles, para identificar possíveis diferenças no hábito. Após as análises das respostas quantitativas, verificou-se que os atributos preço, comodidade, segurança e possibilidade de encontrar na internet produtos que não talvez não se encontrariam em lojas físicas são os principais fatores de decisão. |
id |
UFRGS-2_75431eb808302eb80700874bc851bdf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87874 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dias, Henrique Freitas GonçalvesCallegaro-de-Menezes, Daniela2014-02-27T01:51:22Z2013http://hdl.handle.net/10183/87874000911159Por conta da evolução tecnológica que estamos vivendo, diversas empresas buscam diferentes soluções que proporcionem diferenciais utilizando novas ferramentas e oportunidades existentes, a fim de melhorar sua prestação de serviço ou produção. Somado a isso, a internet continua seu processo de evolução, fazendo parte da vida de um número de pessoas cada vez maior, mudando alguns costumes e hábitos das pessoas. Um dos recursos que têm sido bastante desenvolvido é o de compras via internet, com diversos e-commerces sendo criados, para comercializar os mais variados produtos, um deles os artigos de vestuário. Contudo, o mercado de venda de artigos de vestuário pela internet ainda apresenta algumas dúvidas, visto que não se tem muito conhecimento sobre todos os players, e principalmente esses não conseguem entender o comportamento do consumidor nas redes, em especial no momento em que ele procura alguma loja online. Este trabalho de conclusão curso apresenta uma pesquisa completa, qualitativa e quantitativa, que busca compreender quais são os atributos relacionados à compra de artigos de vestuário pela internet, e, por fim, identificar quais deles são os mais relevantes na decisão de compra do consumidor. Para o estudo, foram aplicadas sete entrevistas em profundidade com pessoas que já tinham feito a compra de qualquer artigo de vestuário pela internet, visando determinar quais atributos estavam ligados à essa compra, e depois coletados 408 questionários quantitativos, buscando conhecer quais são os fatores de decisão. Para a análise, os questionários foram separados em dois grupos, conforme o perfil de compra deles, para identificar possíveis diferenças no hábito. Após as análises das respostas quantitativas, verificou-se que os atributos preço, comodidade, segurança e possibilidade de encontrar na internet produtos que não talvez não se encontrariam em lojas físicas são os principais fatores de decisão.application/pdfporDecisão de compraComércio eletrônicoPesquisa dos fatores de decisão de compra de artigos de vestuário pela internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911159.pdf000911159.pdfTexto completoapplication/pdf3390203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87874/1/000911159.pdfff9496f7f184c72e0edfb0a893deca08MD51TEXT000911159.pdf.txt000911159.pdf.txtExtracted Texttext/plain158283http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87874/2/000911159.pdf.txt5456b4245201e74ccff2d1ea2126ea62MD52THUMBNAIL000911159.pdf.jpg000911159.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87874/3/000911159.pdf.jpgb48dfe8bb5de926bec23faf3ff8de491MD5310183/878742018-10-18 08:10:31.807oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87874Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:10:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pesquisa dos fatores de decisão de compra de artigos de vestuário pela internet |
title |
Pesquisa dos fatores de decisão de compra de artigos de vestuário pela internet |
spellingShingle |
Pesquisa dos fatores de decisão de compra de artigos de vestuário pela internet Dias, Henrique Freitas Gonçalves Decisão de compra Comércio eletrônico |
title_short |
Pesquisa dos fatores de decisão de compra de artigos de vestuário pela internet |
title_full |
Pesquisa dos fatores de decisão de compra de artigos de vestuário pela internet |
title_fullStr |
Pesquisa dos fatores de decisão de compra de artigos de vestuário pela internet |
title_full_unstemmed |
Pesquisa dos fatores de decisão de compra de artigos de vestuário pela internet |
title_sort |
Pesquisa dos fatores de decisão de compra de artigos de vestuário pela internet |
author |
Dias, Henrique Freitas Gonçalves |
author_facet |
Dias, Henrique Freitas Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Henrique Freitas Gonçalves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Callegaro-de-Menezes, Daniela |
contributor_str_mv |
Callegaro-de-Menezes, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decisão de compra Comércio eletrônico |
topic |
Decisão de compra Comércio eletrônico |
description |
Por conta da evolução tecnológica que estamos vivendo, diversas empresas buscam diferentes soluções que proporcionem diferenciais utilizando novas ferramentas e oportunidades existentes, a fim de melhorar sua prestação de serviço ou produção. Somado a isso, a internet continua seu processo de evolução, fazendo parte da vida de um número de pessoas cada vez maior, mudando alguns costumes e hábitos das pessoas. Um dos recursos que têm sido bastante desenvolvido é o de compras via internet, com diversos e-commerces sendo criados, para comercializar os mais variados produtos, um deles os artigos de vestuário. Contudo, o mercado de venda de artigos de vestuário pela internet ainda apresenta algumas dúvidas, visto que não se tem muito conhecimento sobre todos os players, e principalmente esses não conseguem entender o comportamento do consumidor nas redes, em especial no momento em que ele procura alguma loja online. Este trabalho de conclusão curso apresenta uma pesquisa completa, qualitativa e quantitativa, que busca compreender quais são os atributos relacionados à compra de artigos de vestuário pela internet, e, por fim, identificar quais deles são os mais relevantes na decisão de compra do consumidor. Para o estudo, foram aplicadas sete entrevistas em profundidade com pessoas que já tinham feito a compra de qualquer artigo de vestuário pela internet, visando determinar quais atributos estavam ligados à essa compra, e depois coletados 408 questionários quantitativos, buscando conhecer quais são os fatores de decisão. Para a análise, os questionários foram separados em dois grupos, conforme o perfil de compra deles, para identificar possíveis diferenças no hábito. Após as análises das respostas quantitativas, verificou-se que os atributos preço, comodidade, segurança e possibilidade de encontrar na internet produtos que não talvez não se encontrariam em lojas físicas são os principais fatores de decisão. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-02-27T01:51:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/87874 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911159 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/87874 |
identifier_str_mv |
000911159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87874/1/000911159.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87874/2/000911159.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87874/3/000911159.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff9496f7f184c72e0edfb0a893deca08 5456b4245201e74ccff2d1ea2126ea62 b48dfe8bb5de926bec23faf3ff8de491 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224460694454272 |