Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biasi, Luciana Spinato de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pedro, Eva Néri Rubim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69679
Resumo: Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com o objetivo de conhecer o processo de aprendizagem do cuidado em relação às vivências dos alunos do sétimo semestre de um curso de Enfermagem no interior do Rio Grande do Sul, no período entre abril e junho de 2007. A coleta de dados foi realizada pela técnica do grupo focal, e a análise das informações, pela análise temática de conteúdo. A análise evidenciou um tema, Refletindo sobre a Formação, e três categorias: Visão da Enfermeira: o conhecimento da profissão; O processo de formação: a aprendizagem do cuidado; e Expectativas com a finalização do curso. Os resultados apontaram que a temática do cuidado permeou as vivências dos alunos, de maneira implícita e explícita, porém sem uma fundamentação teórica e filosófica consistente.
id UFRGS-2_754759871dd721af9c39f6c2b7bb0efd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69679
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Biasi, Luciana Spinato dePedro, Eva Néri Rubim2013-03-23T01:43:16Z20090080-6234http://hdl.handle.net/10183/69679000719595Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com o objetivo de conhecer o processo de aprendizagem do cuidado em relação às vivências dos alunos do sétimo semestre de um curso de Enfermagem no interior do Rio Grande do Sul, no período entre abril e junho de 2007. A coleta de dados foi realizada pela técnica do grupo focal, e a análise das informações, pela análise temática de conteúdo. A análise evidenciou um tema, Refletindo sobre a Formação, e três categorias: Visão da Enfermeira: o conhecimento da profissão; O processo de formação: a aprendizagem do cuidado; e Expectativas com a finalização do curso. Os resultados apontaram que a temática do cuidado permeou as vivências dos alunos, de maneira implícita e explícita, porém sem uma fundamentação teórica e filosófica consistente.The objective of this qualitative-exploratory was to learn about the process of developing knowledge in nursing care in term of the experiences of the students who attend the seventh semester of a Nursing Course located in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, from April to June/2007. Data collection was performed using the focal group technique and the information was analyzed using the thematic content analysis, which revealed one theme with three categories: Reflecting upon nursing education: the nurse's view: the knowledge of the profession; the process of education: learning about nursing care; and Expectations regarding the end of the course. The results showed that the care theme permeated the students' experiences, both implicitly and explicitly, although without a consistent philosophical and theoretical background.Estudio cualitativo exploratorio descriptivo con el objetivo de conocer el proceso de aprendizaje del cuidado en relación a las vivencias de los alumnos del séptimo semestre de un curso de Enfermería en el interior del Rio Grande do Sul, en el periodo entre abril y junio de 2007. La colecta de datos fue realizada por la técnica del grupo focal y el análisis de las informaciones por el análisis temático de contenido que evidenció un tema y tres categorías: Reflexionando sobre la Formación. Visión de la Enfermería: el conocimiento de la profesión; El proceso de formación: el aprendizaje del cuidado y Expectativas con la finalización del curso. Los resultados apuntaron que temática del cuidado ha traspasado las vivencias de los alumnos, de manera implícita y explícita, pero, sin un basamento teórico y filosófico consistente.application/pdfporRevista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 43, n.3 (set. 2009), p. 506-511Educação em enfermagemEnfermagemQualificação profissionalNursingNursing careNursing, educationTeachingEnfermeríaAtención de enfermeríaEducación en enfermeríaEnseñanzaVivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeiraVivencias de aprendizaje del cuidado en la formación de enfermera Experiences of learning about nursing care info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000719595.pdf000719595.pdfTexto completoapplication/pdf183316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/1/000719595.pdfdb301d7936e1df7b4770158dd7bf6504MD51000719595-02.pdf000719595-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf124881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/2/000719595-02.pdf5ed73fc65a521cf40b63fcaeea62bff2MD52TEXT000719595-02.pdf.txt000719595-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain30840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/3/000719595-02.pdf.txta70deb803abbd551f895fc869c788de8MD53000719595.pdf.txt000719595.pdf.txtExtracted Texttext/plain31681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/4/000719595.pdf.txt316a4627c9d0ae2e4badbaebdacfbe87MD54THUMBNAIL000719595.pdf.jpg000719595.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/5/000719595.pdf.jpg4cbd96d11895b35023b055f589810075MD55000719595-02.pdf.jpg000719595-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/6/000719595-02.pdf.jpg7ece579b21da2fe59b5531c9a9d086a0MD5610183/696792018-10-15 07:57:51.474oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69679Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-15T10:57:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Vivencias de aprendizaje del cuidado en la formación de enfermera
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Experiences of learning about nursing care
title Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira
spellingShingle Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira
Biasi, Luciana Spinato de
Educação em enfermagem
Enfermagem
Qualificação profissional
Nursing
Nursing care
Nursing, education
Teaching
Enfermería
Atención de enfermería
Educación en enfermería
Enseñanza
title_short Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira
title_full Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira
title_fullStr Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira
title_full_unstemmed Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira
title_sort Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira
author Biasi, Luciana Spinato de
author_facet Biasi, Luciana Spinato de
Pedro, Eva Néri Rubim
author_role author
author2 Pedro, Eva Néri Rubim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Biasi, Luciana Spinato de
Pedro, Eva Néri Rubim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Enfermagem
Qualificação profissional
topic Educação em enfermagem
Enfermagem
Qualificação profissional
Nursing
Nursing care
Nursing, education
Teaching
Enfermería
Atención de enfermería
Educación en enfermería
Enseñanza
dc.subject.eng.fl_str_mv Nursing
Nursing care
Nursing, education
Teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Enfermería
Atención de enfermería
Educación en enfermería
Enseñanza
description Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com o objetivo de conhecer o processo de aprendizagem do cuidado em relação às vivências dos alunos do sétimo semestre de um curso de Enfermagem no interior do Rio Grande do Sul, no período entre abril e junho de 2007. A coleta de dados foi realizada pela técnica do grupo focal, e a análise das informações, pela análise temática de conteúdo. A análise evidenciou um tema, Refletindo sobre a Formação, e três categorias: Visão da Enfermeira: o conhecimento da profissão; O processo de formação: a aprendizagem do cuidado; e Expectativas com a finalização do curso. Os resultados apontaram que a temática do cuidado permeou as vivências dos alunos, de maneira implícita e explícita, porém sem uma fundamentação teórica e filosófica consistente.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-23T01:43:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69679
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0080-6234
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000719595
identifier_str_mv 0080-6234
000719595
url http://hdl.handle.net/10183/69679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 43, n.3 (set. 2009), p. 506-511
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/1/000719595.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/2/000719595-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/3/000719595-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/4/000719595.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/5/000719595.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/6/000719595-02.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv db301d7936e1df7b4770158dd7bf6504
5ed73fc65a521cf40b63fcaeea62bff2
a70deb803abbd551f895fc869c788de8
316a4627c9d0ae2e4badbaebdacfbe87
4cbd96d11895b35023b055f589810075
7ece579b21da2fe59b5531c9a9d086a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724876506529792