Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69679 |
Resumo: | Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com o objetivo de conhecer o processo de aprendizagem do cuidado em relação às vivências dos alunos do sétimo semestre de um curso de Enfermagem no interior do Rio Grande do Sul, no período entre abril e junho de 2007. A coleta de dados foi realizada pela técnica do grupo focal, e a análise das informações, pela análise temática de conteúdo. A análise evidenciou um tema, Refletindo sobre a Formação, e três categorias: Visão da Enfermeira: o conhecimento da profissão; O processo de formação: a aprendizagem do cuidado; e Expectativas com a finalização do curso. Os resultados apontaram que a temática do cuidado permeou as vivências dos alunos, de maneira implícita e explícita, porém sem uma fundamentação teórica e filosófica consistente. |
id |
UFRGS-2_754759871dd721af9c39f6c2b7bb0efd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69679 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Biasi, Luciana Spinato dePedro, Eva Néri Rubim2013-03-23T01:43:16Z20090080-6234http://hdl.handle.net/10183/69679000719595Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com o objetivo de conhecer o processo de aprendizagem do cuidado em relação às vivências dos alunos do sétimo semestre de um curso de Enfermagem no interior do Rio Grande do Sul, no período entre abril e junho de 2007. A coleta de dados foi realizada pela técnica do grupo focal, e a análise das informações, pela análise temática de conteúdo. A análise evidenciou um tema, Refletindo sobre a Formação, e três categorias: Visão da Enfermeira: o conhecimento da profissão; O processo de formação: a aprendizagem do cuidado; e Expectativas com a finalização do curso. Os resultados apontaram que a temática do cuidado permeou as vivências dos alunos, de maneira implícita e explícita, porém sem uma fundamentação teórica e filosófica consistente.The objective of this qualitative-exploratory was to learn about the process of developing knowledge in nursing care in term of the experiences of the students who attend the seventh semester of a Nursing Course located in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, from April to June/2007. Data collection was performed using the focal group technique and the information was analyzed using the thematic content analysis, which revealed one theme with three categories: Reflecting upon nursing education: the nurse's view: the knowledge of the profession; the process of education: learning about nursing care; and Expectations regarding the end of the course. The results showed that the care theme permeated the students' experiences, both implicitly and explicitly, although without a consistent philosophical and theoretical background.Estudio cualitativo exploratorio descriptivo con el objetivo de conocer el proceso de aprendizaje del cuidado en relación a las vivencias de los alumnos del séptimo semestre de un curso de Enfermería en el interior del Rio Grande do Sul, en el periodo entre abril y junio de 2007. La colecta de datos fue realizada por la técnica del grupo focal y el análisis de las informaciones por el análisis temático de contenido que evidenció un tema y tres categorías: Reflexionando sobre la Formación. Visión de la Enfermería: el conocimiento de la profesión; El proceso de formación: el aprendizaje del cuidado y Expectativas con la finalización del curso. Los resultados apuntaron que temática del cuidado ha traspasado las vivencias de los alumnos, de manera implícita y explícita, pero, sin un basamento teórico y filosófico consistente.application/pdfporRevista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 43, n.3 (set. 2009), p. 506-511Educação em enfermagemEnfermagemQualificação profissionalNursingNursing careNursing, educationTeachingEnfermeríaAtención de enfermeríaEducación en enfermeríaEnseñanzaVivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeiraVivencias de aprendizaje del cuidado en la formación de enfermera Experiences of learning about nursing care info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000719595.pdf000719595.pdfTexto completoapplication/pdf183316http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/1/000719595.pdfdb301d7936e1df7b4770158dd7bf6504MD51000719595-02.pdf000719595-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf124881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/2/000719595-02.pdf5ed73fc65a521cf40b63fcaeea62bff2MD52TEXT000719595-02.pdf.txt000719595-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain30840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/3/000719595-02.pdf.txta70deb803abbd551f895fc869c788de8MD53000719595.pdf.txt000719595.pdf.txtExtracted Texttext/plain31681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/4/000719595.pdf.txt316a4627c9d0ae2e4badbaebdacfbe87MD54THUMBNAIL000719595.pdf.jpg000719595.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/5/000719595.pdf.jpg4cbd96d11895b35023b055f589810075MD55000719595-02.pdf.jpg000719595-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/6/000719595-02.pdf.jpg7ece579b21da2fe59b5531c9a9d086a0MD5610183/696792018-10-15 07:57:51.474oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69679Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-15T10:57:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Vivencias de aprendizaje del cuidado en la formación de enfermera |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Experiences of learning about nursing care |
title |
Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira |
spellingShingle |
Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira Biasi, Luciana Spinato de Educação em enfermagem Enfermagem Qualificação profissional Nursing Nursing care Nursing, education Teaching Enfermería Atención de enfermería Educación en enfermería Enseñanza |
title_short |
Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira |
title_full |
Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira |
title_fullStr |
Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira |
title_full_unstemmed |
Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira |
title_sort |
Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira |
author |
Biasi, Luciana Spinato de |
author_facet |
Biasi, Luciana Spinato de Pedro, Eva Néri Rubim |
author_role |
author |
author2 |
Pedro, Eva Néri Rubim |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Biasi, Luciana Spinato de Pedro, Eva Néri Rubim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Enfermagem Qualificação profissional |
topic |
Educação em enfermagem Enfermagem Qualificação profissional Nursing Nursing care Nursing, education Teaching Enfermería Atención de enfermería Educación en enfermería Enseñanza |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Nursing Nursing care Nursing, education Teaching |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enfermería Atención de enfermería Educación en enfermería Enseñanza |
description |
Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com o objetivo de conhecer o processo de aprendizagem do cuidado em relação às vivências dos alunos do sétimo semestre de um curso de Enfermagem no interior do Rio Grande do Sul, no período entre abril e junho de 2007. A coleta de dados foi realizada pela técnica do grupo focal, e a análise das informações, pela análise temática de conteúdo. A análise evidenciou um tema, Refletindo sobre a Formação, e três categorias: Visão da Enfermeira: o conhecimento da profissão; O processo de formação: a aprendizagem do cuidado; e Expectativas com a finalização do curso. Os resultados apontaram que a temática do cuidado permeou as vivências dos alunos, de maneira implícita e explícita, porém sem uma fundamentação teórica e filosófica consistente. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-23T01:43:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69679 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0080-6234 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000719595 |
identifier_str_mv |
0080-6234 000719595 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 43, n.3 (set. 2009), p. 506-511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/1/000719595.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/2/000719595-02.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/3/000719595-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/4/000719595.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/5/000719595.pdf.jpg http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69679/6/000719595-02.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
db301d7936e1df7b4770158dd7bf6504 5ed73fc65a521cf40b63fcaeea62bff2 a70deb803abbd551f895fc869c788de8 316a4627c9d0ae2e4badbaebdacfbe87 4cbd96d11895b35023b055f589810075 7ece579b21da2fe59b5531c9a9d086a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724876506529792 |